PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 26 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2017 - ACAFE

Questão 57 - ACAFE - 2017.1 - Sobre a orientação e as coordenadas geográficas, é correto afirmar, exceto: 
A) As linhas imaginárias constantes nos mapas e globos determinam dois tipos de coordenadas geográficas: a latitude e a longitude, que funcionam como “endereços” de qualquer lugar do planeta. 
B) A rosa dos ventos indica os pontos cardeais e colaterais e aparece no mostrador da bússola, que tem uma agulha sempre apontando para o norte magnético. 
C) A orientação em cidades e estradas, graças ao avanço tecnológico, é possível de ser feita através do Sistema de Posicionamento Global. 
D) O Equador corresponde ao círculo máximo da Terra e determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o Norte e o Sul, nos quais, a partir do Equador, temos os círculos paralelos denominados longitude, que por si só é suficiente para localizar um ponto no espaço terrestre.

Questão 58 - ACAFE - 2017.1 - As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir. 
I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras. 
II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo. 
III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos. 
Todas as alternativas corretas estão em: 
A) I - II - IV
B) I - II - III 
C) II - IV 
D) III - IV

Questão 59 - ACAFE - 2017.1 - Sobre a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto: 
A) A Guerra do Contestado, conflito armado que completou 100 anos em 2016, colocou do mesmo lado forças do governo e camponeses que viviam na região disputada pelos Estados de Santa Catarina e Paraná contra a empresa norte-americana Brazil Railway Company, interessada em construir a estrada de ferro de São Paulo até o Rio Grande do Sul.
B) Vivenciamos o maior número de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, e o entendimento desse fenômeno exige a compreensão da geopolítica do Oriente Médio e do surgimento do Estado Islâmico. 
C) O plebiscito realizado em junho deste ano pelos eleitores do Reino Unido decidiu que o país não fará mais parte da União Europeia. O Brexit foi debatido exaustivamente pela mídia e os desdobramentos terão consequências no funcionamento do mais importante bloco econômico do planeta. 
D) Ventos fortes, destelhamentos, quedas de árvores em Tubarão e ondas do mar invadindo a praia em Araranguá, episódios ocorridos no mês de outubro deste ano; enchentes frequentes, tornados, secas, o furacão Catarina (único pelo Estado) e neve como a de 2013 que chegou a atingir até a Grande Florianópolis fazem de Santa Catarina um estado de extremos, com uma grande variedade de eventos climáticos, muitos dos quais resultam em desastres naturais.

Questão 60 - ACAFE - 2017.1 - Neoliberalismo é um termo usado para definir uma corrente da economia. O uso dessa corrente vem desde meados da década de 1980. Sobre o neoliberalismo é correto afirmar, exceto:
A) Os conceitos neoliberais preconizados pelo Consenso de Washington passaram a ser instrumentos para a expansão do capitalismo. 
B) Os economistas da Escola de Chicago recomendaram que o capital privado passasse a investir em setores controlados pelo Estado. 
C) O neoliberalismo apregoa o protecionismo comercial, o aumento de leis e normas para entrada e saída de capitais, além do fortalecimento de empresas estatais.
D) Os países que seguissem a proposta do Consenso de Washington deveriam promover uma reforma fiscal como também implementar mudanças na previdência social, nas leis trabalhistas e no sistema de aposentadorias, entre outros ajustes.

Questão 61 - ACAFE - 2017.1 - Sobre problemas atmosféricos, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) As áreas centrais das grandes manchas urbanas apresentam temperaturas mais elevadas em relação à periferia, fruto da ausência de verde, excesso de prédios, asfalto, além da poluição que retém calor. 
B) A queima de combustíveis fósseis advindos do carvão mineral e dos derivados do petróleo produz enormes quantidades de dióxido de carbono, fator de poluição atmosférica, sendo a China e os Estados Unidos os principais responsáveis. 
C) O aquecimento da atmosfera da Terra deve-se às emissões de chaminés, queimadas e escapamentos de veículos, cujas consequências podem ser desastrosas para todo o planeta e quem nele vive.
D) A carta do chefe Seattle mostra uma relação de vivência equilibrada e harmoniosa com o ambiente que vai ao encontro da proposta e do interesse do capital.

Questão 62 - ACAFE - 2017.1 - Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto: 
A) Santa Catarina é um estado grande produtor de cebola, pinhão, erva-mate e maçã, sendo que o oeste destaca-se na criação de suínos e aves que impulsiona a agroindústria, além da cerâmica, da indústria têxtil e da metal mecânica localizadas na região entre o Litoral e a Encosta das serras do Mar e Geral. 
B) A região turística conhecida como Costa Verde e Mar apresenta o movimentado Balneário Camboriú com ótima infraestrutura hoteleira, de comércio e de serviços, além de Itajaí e Navegantes com seus portos e outras cidades como Penha e Bombinhas com suas águas cor verde-esmeralda. 
C) As correntes migratórias que moldaram a ocupação do território catarinense com uma rica diversidade de costumes ocorreram somente a partir do século XIX, pois até essa data a região era povoada por indígenas, quando chegaram inicialmente os alemães, os italianos, os poloneses, dentre outros, os quais se instalaram pelo litoral. Vieram depois os açorianos portugueses, os negros africanos, os árabes (sírios e libaneses) e os orientais (japoneses).
D) Os sistemas atmosféricos que agem no estado são controlados pela ação de massas de ar quentes (tropicais) e frias (polares) e as condições do tempo dependem da atuação das massas de ar provenientes dessas duas regiões: a massa Tropical Atlântica e a massa Polar Atlântica, responsáveis pelas chuvas frontais.

Questão 63 - ACAFE - 2017.1 - Observe atentamente o mapa do Brasil.



Considerando os conhecimentos sobre o mapa é correto afirmar, exceto: 
A) O estado escurecido no Sul do Brasil correspondente a Santa Catarina e está localizado entre os estados do Paraná, ao norte, e Rio Grande do Sul, ao Sul, apresentando destaque nos aspectos naturais, culturais e socioeconômicos. 
B) O estado de Santa Catarina ressaltado no mapa indica o fato de ser a única unidade federativa do Brasil a apresentar um Índice de Desenvolvimento Humano elevado (0,800 a 1), podendo se colocar entre os 20 países com maior índice.
C) Os números 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, cujas capitais, na hierarquia urbana, são metrópoles nacionais influenciadoras do território brasileiro. D) As letras A e B indicam, respectivamente, os estados do Amazonas e do Pará, que são cortados por rios da bacia do rio Amazonas, região de clima quente e úmido, com pequena amplitude térmica anual e possuidora de uma floresta heterogênea, com rica biodiversidade.

GABARITO
57 - D
58 - A
59 - A
60 - C
61 - D
62 - C
63 - B

Nenhum comentário: