PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2011 - UDESC

Questão 31 - UDESC - 2011.2 - Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar. 
a. ( ) Paraguai e Colômbia 
b. ( ) Equador e Peru 
c. ( ) Venezuela e Uruguai 
d. ( ) Bolívia e Paraguai 
e. ( ) Uruguai e Equador

Questão 32 - UDESC - 2011.2 - No ano de 2011 a mídia brasileira divulgou diversas tragédias causadas pelas chuvas e pelos deslizamentos de terras. Sobre eles é correto afirmar, exceto: 
a. ( ) Deslizamentos de terra são típicos movimentos rochosos causados por intemperismo químico de rochas sedimentares, que acumulam água das chuvas ao longo de muitos anos e que, por fim, acabam cedendo. 
b. ( ) Os deslizamentos são muitas vezes originados por grandes acúmulos de água no solo, a partir de quedas de chuva, nascentes e fusão de neves, que contribuem para o aumento de peso da massa deslizante e – à medida que a pressão da água nos poros aumenta – reduzem a fricção entre as partículas constituintes. 
c. ( ) Em decorrência do elevado teor de água, no fundo do plano de alguns deslizamentos o movimento se transforma num fluxo. 
d. ( ) Os deslizamentos são frequentemente observáveis nos cortes feitos para a construção de estradas em areias fracas e argilas inadequadamente drenadas. 
e. ( ) Existem deslizamentos em que o material deslocado mantém sua coerência como um único corpo, à medida que se move por um plano de deslizamento claramente definido.

Questão 33 - UDESC - 2011.2 - Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias. 
a. ( ) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Esta última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo. 
b. ( ) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável. 
c. ( ) A maior bacia é a do rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta. 
d. ( ) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras. 
e. ( ) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, seus rios principais são o Madeira e o Juruá.

Questão 34 - UDESC - 2011.2 - Sobre a localização das indústrias, pode-se afirmar que: 
I. nos Estados Unidos, assim como na China, as áreas mais industrializadas estão localizadas na porção Leste; 
II. no Brasil, as áreas mais industrializadas se localizam na vertente Atlântica; 
III. na Itália, a região mais industrializada fica no Norte do país, contrastando com o Sul, que é mais agrícola; 
IV. na França, Inglaterra e Alemanha existem indústrias distribuídas por todo o território nacional, mas se encontram mais indústrias nas confluências dos rios Ruhr e Reno na Alemanha, no Norte da França e no Sul da Inglaterra; 
V. são fatores de localização industrial: a proximidade com fontes de matéria-prima, com o mercado consumidor e com fontes de energia; a mão de obra abundante e a existência de rede de transportes. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
d. ( ) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. 
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 35 - UDESC - 2011.2 - Sobre o movimento de translação da Terra, pode-se afirmar que: 
I. é o movimento responsável pelas estações do ano; 
II. é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol; 
III. as datas que marcam o início das estações do ano são chamadas de solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono); 
IV. sua rota é elíptica; 
V. periélio é a denominação dada à menor distância entre a Terra e o Sol; 
VI. afélio é o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas II, III e VI são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas IV, V e VI são verdadeiras. 
d. ( ) Somente as afirmativas I, II, III, V e VI são verdadeiras. 
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 36 - UDESC - 2011.2 - As rochas e os minerais são importantes recursos para as sociedades. Observando a construção de uma casa, podem-se encontrar várias rochas e minerais. Assim, relacione a primeira coluna (elementos de uma casa) com a segunda coluna (rochas e minerais).
(1) telhado
(2) calhas
(3) pisos de pedra
(4) pilares
(5) paredes

( ) ferro e zinco
( ) mármore, granito e ardósia
( ) calcário (cimento), quartzo (areia), basalto (brita)
( ) argila
( ) argila (tijolo), calcário (cimento) e quartzo (areia)

A alternativa correta, de cima para baixo, é: 
a. ( ) 2 – 3 – 4 – 1 – 5 
b. ( ) 1 – 2 – 3 – 4 – 5 
c. ( ) 5 – 4 – 1 – 2 – 3 
d. ( ) 3 – 1 – 5 – 4 – 2 
e. ( ) 4 – 5 – 2 – 1 – 3

Questão 37 - UDESC - 2011.2 - Analise as proposições sobre os tipos de indústrias. 
I. As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base. 
II. As indústrias de autopeças (peças para automóveis, caminhões e tratores) e as indústrias mecânicas (máquinas industriais, colheitadeiras e arados mecânicos) são exemplos de indústrias de bens intermediários. 
III. As indústrias de confecções (roupas) e as indústrias de cosméticos (xampus, sabonetes e cremes dentais) são exemplos de indústrias de consumo não duráveis. 
IV. As indústrias automobilísticas (carros e motocicletas) e as indústrias de eletrodomésticos (fogões, geladeiras, aparelhos de som) são indústrias de bens de consumo duráveis. 
Assinale a alternativa correta. 
a. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. 
b. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
c. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
d. ( ) Somente a afirmativa III é verdadeira. 
e. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 38 - UDESC - 2011.2 - Relevo é o nome dado às rugosidades que ocorrem na superfície da terra. Sobre essas rugosidades pode-se afirmar, exceto: 
a. ( ) Apesar de, em geral, ser pouco perceptível, o relevo está sempre em transformação. 
b. ( ) As planícies fluviais brasileiras são formadas, em sua maioria, pelos sedimentos provenientes das chuvas e os trazidos pelas ondas do mar. 
c. ( ) São agentes transformadores do relevo: a chuva, os rios, o mar, as variações de temperatura, o vento, o gelo, os terrenos, os vulcões, entre outros. 
d. ( ) As serras cristalinas litorâneas, o planalto cristalino e a Serra do Mar no Sul do Brasil são formações muito antigas. 
e. ( ) Em Santa Catarina, a planície litorânea é uma faixa de terras planas ou levemente onduladas situadas junto ao mar, formada por sedimentos flúvio-marinhos.

Questão 39 - UDESC - 2011.2 - Observe o mapa com os fusos horários.
Considerando um jogo de futebol cuja partida inicia em São Paulo, às 21 horas, assinale a alternativa que contém a hora em que este mesmo jogo será visto ao vivo em Paris. 
a. ( ) O jogo será visto em Paris às 2 horas da tarde do outro dia. 
b. ( ) O jogo será visto em Paris quando lá forem 21 horas. 
c. ( ) O jogo será visto em Paris à 1 hora da manhã do dia seguinte. 
d. ( ) Como existem cinco fusos horários de diferença entre São Paulo e Paris, o jogo será visto em Paris às 16 horas do mesmo dia. 
e. ( ) O jogo será visto em Paris no mesmo dia que em São Paulo, às 17 horas.

Questão 40 - UDESC - 2011.2 - Analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) O orvalho e a geada são fenômenos originados a partir da umidade existente no ar atmosférico. Contudo eles são diferentes da neve e da chuva porque não se precipitam; formam-se na superfície de plantas, solos e automóveis. 
( ) As nuvens formam-se quando o ar atinge o ponto de saturação, ou seja, quando o ar está saturado de vapor de água. 
( ) O granizo se origina nas partes mais baixas das nuvens do tipo estratos e cai logo que forma grandes placas, que vão se quebrando à medida que elas entram em contato com o ar mais quente. 
( ) A neve ocorre quando a temperatura nas nuvens permanece abaixo de 0° C e faz o vapor de água condensar e transformar-se em cristais de gelo. À medida que os cristais de gelo caem, eles se juntam e formam os flocos de neve. 
( ) As nuvens do tipo cúmulos apresentam formas que lembram grandes flocos de algodão; as nuvens do tipo cirros são formadas por cristais de gelo e possuem aparência fibrosa, por isso são conhecidas como “rabo de cavalo” ou “rabo de galo”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
a. ( ) F – V – F – V – V 
b. ( ) V – V – F – V – V 
c. ( ) V – F – V – V – F 
d. ( ) F – V – V – F – F 
e. ( ) F – F – V – F – F

GABARITO
31. D
32. A
33. C
34. E
35. E
36. A
37. E
38. B
39. C
40. B

Nenhum comentário: