PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 23 de junho de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 2018 - UFRR - E2

Questão 16 - UFRR 2018/E2 - Durante o período colonial, algumas atividades econômicas foram responsáveis por um processo de interiorização que alargou os domínios portugueses na América para além do Tratado de Tordesilhas. Assinale a alternativa que se refere CORRETAMENTE a essas atividades. 
A) O bandeirismo foi um tipo de atividade econômica exercida com exclusividade por fidalgos portugueses que viram na apreensão dos nativos e na busca por minérios, uma forma de alargar as fronteiras. 
B) Durante o período colonial a pecuária ficou restrita ao litoral, dando suporte à atividade canavieira. 
C) A busca pelas drogas do sertão foi incessante durante o século XVI e marcou a expansão territorial portuguesa rumo ao sul, enquanto as bandeiras de resgate marcaram a apreensão de indígenas no centro oeste e levaram à descoberta do ouro.
D) As bandeiras de contrato, prospecção e resgate, bem como a criação de gado e a busca por produtos exóticos com grande apelo no mercado europeu, foram atividades econômicas diretamente relacionadas ao alargamento das fronteiras do império português na América. 
E) Voltada para o comércio intercontinental e marcada pela produção canavieira, a economia colonial não esteve diretamente relacionada com o alargamento das fronteiras

Questão 17 - UFRR 2018/E2 - Leia o trecho da reportagem abaixo e assinale a alternativa CORRETA: ―O senador Romero Jucá disse, em vídeo publicado em suas redes sociais, que marcou posição pela expulsão da Venezuela do Mercosul e fechamento da fronteira: ‗Semana que vem, vou com a prefeita Teresa Surita na Casa Civil falar sobre nossa posição‘. A Folha procurou a assessoria de Jucá, que informou que o senador fará, nesta quinta-feira, 17, um pronunciamento em seus perfis das redes sociais esclarecendo os pontos dessa proposta.‖ 
FOLHAWEB. Telmário é contra proposta de Jucá de fechamento da fronteira”. 17/08/2017. Disponível em < http://www.folhabv.com.br/noticia/Telmario-e-contra-proposta-de-Jucade-fechamento-da-fronteira/31376> 
A) A chegada em massa de venezuelanos a Roraima em 2017 está diretamente relacionada com os conflitos armados entre Venezuela e Colômbia, a exemplo do que ocorreu durante o processo de independência no século XIX. 
B) As relações políticas e econômicas entre Brasil e Venezuela sempre foram restritas de tal modo que um conflito diplomático entre os países não impactaria os estados amazônicos como Roraima. 
C) As políticas de incentivo à migração marcaram a história da Amazônia e de Roraima nos séculos XIX e XX. Apesar disso, a polêmica e a resistência contra a chegada de imigrantes pobres também foram observadas durante o boom do garimpo em Roraima, no fim dos anos 80. 
D) A invasão de áreas indígenas de Roraima pela etnia Warau foi o motivo pelo qual se cogitou o fechamento das fronteiras. 
E) Historicamente, desde o século XIX, os movimentos de migração foram responsáveis pelo declínio da economia de Roraima.

Questão 18 - UFRR 2018/E2 - É correto afirmar sobre o Bolivarismo e a Doutrina Monroe:
A) Defenderam, no início do século XX, a ideia de que a América deveria ser liderada pelos Estados Unidos. 
B) Ambas as políticas lutavam contra a influência crescente dos países europeus sobre a Ásia e a África, conhecida como imperialismo. 
C) A Doutrina Monroe surge no século XIX e pregava o lema ―América para os americanos‖, apoiando as independências no continente. Já o Bolivarismo é a política socialista desenvolvida pelo presidente Hugo Chaves e seguida por seu sucessor, Maduro, no início do século XXI. 
D) São políticas que geraram grande oposição durante a guerra fria, sendo que a primeira marcava uma postura socialista e a segunda uma postura capitalista. 
E) São políticas desenvolvidas no século XIX pelos jovens países americanos que pretendiam, respectivamente, promover integração entre os países sul-americanos e defender a autonomia da América, com menor ingerência europeia sobre o continente.

GABARITO
16 - D
17 - C
18 - E

Nenhum comentário: