PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 23 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018 - UFRR - E2

Questão 13 - UFRR 2018/E2 - A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. (...) A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte (Manaus). Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores. 
Fonte: SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.106. 
Sobre a distribuição espacial da atividade industrial no Brasil, o texto aponta para a seguinte conclusão: 
A) A gestão do território pelas metrópoles consolidadas passa a ter um papel chave nos processos de desconcentração industrial. 
B) As áreas industriais tradicionais, como as metrópoles paulista, mineira e fluminense, entraram em decadência. 
C) A região Norte, mesmo com a decadência do Polo Industrial e da Zona Franca de Manaus, assumiu a liderança industrial nacional. 
D) As novas áreas industriais, como o Sertão nordestino e Oeste amazônico, despontam como as áreas mais dinâmicas do país. 
E) A nova divisão territorial do trabalho no Brasil tornou as metrópoles do Centro-Sul subordinadas às novas cidades médias.

Questão 14 - UFRR 2018/E2 - População brasileira cresce 0,8% e chega a 206 milhões em 2016 
São Paulo é o Estado mais populoso do País com 44,75 milhões de habitantes; Roraima é o menos populoso com apenas 514,2 mil. O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados, nesta terça-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas indicam que o País tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649. São Paulo, o Estado mais populoso do País, tem 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco Estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões). Além disso, três Estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (514,2 mil), Amapá (782,3 mil) e Acre (816,7 mil). A cidade de São Paulo, a mais populosa do Brasil, tem população de 12,04 milhões (5,8% do total nacional). A capital paulista é seguida por Rio de Janeiro (6,5 milhões), Distrito Federal (2,98 milhões), Salvador (2,94 milhões), Fortaleza (2,61 milhões), Belo Horizonte (2,51 milhões) e Manaus (2,09 milhões). 
Fonte: adaptado de http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/08/populacao-brasileiracresce-0-8-e-chega-a-206-milhoes 
Sobre algumas características que envolvem a distribuição espacial da população do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA 
A) O Sul, que concentra as duas metrópoles nacionais, é a região mais populosa do país. 
B) As capitais estaduais constituem-se como os municípios mais populosos na maior parte das unidades federativas. 
C) A maior parte dos municípios brasileiros conta com uma população inferior a 50 mil habitantes. 
D) Apesar de contar com as cidades milionárias de Belém e Manaus, a região Norte ainda é a menos populosa do país. 
E) Apenas os cinco maiores municípios do país possuem mais de 10% da população nacional.

Questão 15 - UFRR 2018/E2 - (...) O Estado participa generosamente do financiamento necessário à criação de novos sistemas de engenharia e de novos sistemas de movimento. É uma produção de alimentos que se dá a grandes distâncias, hoje franqueáveis, sob a demanda das firmas globais com sede nas áreas mais ricas do Brasil, mesmo que os mecanismos de comando sejam pouco visíveis. Foi o caso, por exemplo, da expansão da soja para os cerrados. 
Fonte: Adaptado de SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.120. 
A partir dos elementos mencionados no texto, pode-se destacar que a expansão da soja para os cerrados 
A) tratou-se de mais um caso nacional de desenvolvimento econômico em manchas descontínuas. 
B) foi responsável pela inserção do país no conjunto das três maiores economias mundiais. 
C) caracterizou-se por harmonizar o agronegócio com políticas plenas de proteção ambiental. 
D) conciliou o desenvolvimento econômico com a garantia dos direitos das populações indígenas. 
E) inseriu as capitais do Centro-Oeste como as cidades mais dinâmicas e industrializadas do país.

GABARITO
13 - A
14 - NULA
15 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...