PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 15 de junho de 2018

23 Questões de Vestibulares - Geografia do Rio Grande do Sul

Instrução: As questões 01 e 02 referem-se ao mapa das unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul.


Questão 01 - UFRGS 2018 - Os restos fossilizados de grandes répteis que viveram na era Mesozoica têm sido encontrados em rochas sedimentares que afloram no Rio Grande do Sul, apenas na região indicada pelo número 
(A) 1. 
(B) 2. 
(C) 3. 
(D) 4. 
(E) 5.

Questão 02 - UFRGS 2018 - Identifique, no mapa, as unidades geomorfológicas do Rio Grande do Sul, que correspondem às características indicadas abaixo. 
( ) Área de elevada altitude, originalmente recoberta por matas e campos onde, atualmente, predomina a agricultura. 
( ) Área com topografia que decai para oeste em direção ao rio Uruguai. Apresenta coxilhas recobertas por campos e pastagens entremeados de matas galerias ao longo dos rios. 
( ) Área caracterizada por baixas altitudes, formada de rochas sedimentares que compõem colinas, ora de topo plano, ora de topo arredondado. 
( ) Área formada por rochas muito antigas, altamente falhadas e dobradas. Apresenta um relevo caracterizado pelos afloramentos rochosos e áreas de deposição mais rebaixadas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
(A) 4 - 1 - 3 - 5. 
(B) 4 - 2 - 1 - 3. 
(C) 4 - 5 - 3 - 1. 
(D) 5 - 1 - 3 - 2. 
(E) 5 - 2 - 4 - 3.

Questão 03 - UFRGS 2018 -  Sobre os aspectos físicos do Rio Grande do Sul, considere as seguintes afirmações. 
I - O Estado apresenta variedade geomorfológica: planícies, planaltos e depressões. 
II - A Bacia Hidrográfica do rio Camaquã, que cobre o setor norte e oeste do Estado, apresenta potencial de navegação e potencial hidrelétrico. 
III- A cobertura vegetal é composta por áreas de floresta tropical, mata de araucárias, mangues e campos. Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e II. 
(E) I, II e III.

Questão 04 - UFRGS 2013 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Na cidade de Alegrete, na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul, a amplitude térmica anual é ........ que na cidade de Tramandaí, localizada no litoral norte, devido à .......... Já na cidade de São Francisco de Paula, localizada no Planalto Meridional, as temperaturas médias sofrem a influência da ........ , que as ......... 
(A) menor - maritimidade - latitude - aumenta 
(B) maior - continentalidade - altitude - diminui 
(C) igual - maritimidade - altitude - mantém 
(D) maior - continentalidade - latitude - mantém 
(E) igual - continentalidade - altitude - diminui

Questão 05 - UFRGS 2013 - Considere as seguintes afirmações sobre atividades mineradoras e impactos ambientais. 
I - No Rio Grande do Sul, o chamado Escudo Sul-rio- -grandense é a unidade geológica de extração mineral mais antiga do Estado. 
II - No Planalto Basáltico, no Rio Grande do Sul, a presença de ametista e ágata tem induzido agricultores à atividade de extração mineral. 
III - Nas regiões carboníferas dos estados da Região Sul, a poluição hídrica mais importante é decorrente da infiltração da água da chuva, sob os rejeitos gerados nas atividades de lavra e de beneficiamento. 
Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II.  
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III. 
(E) I, II e III.

Questão 06 - UFRGS 2012 - Considere as seguintes afirmações, em relação ao crescimento da população do estado do Rio Grande do Sul, referentes ao Censo de 2010 realizado pelo IBGE. 
I - Caxias do Sul teve um crescimento populacional entre 2000 e 2010, atraído pela produção do polo metal- -mecânico. 
II - O crescimento populacional no estado apresentou uma das maiores taxas da Federação brasileira, devido à alta taxa de fecundidade, semelhante à dos países europeus. 
III - Porto Alegre teve um crescimento populacional expressivo, passando do 10° para o 5° lugar na classificação entre as capitais. Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e III. 
(E) Apenas II e III.

Questão 07 - UFRGS 2012 - Considere as seguintes afirmações, referentes às características atuais da urbanização no Rio Grande do Sul. 
I - O aumento da população urbana concentra-se, essencialmente, no crescimento vegetativo e na migração de caráter urbano-urbano e rural-urbano. 
II - Entre os municípios com população superior a 100 mil habitantes, os que mais cresceram no último decênio foram os do Planalto Meridional: Passo Fundo, Bagé e Pelotas. 
III - A Aglomeração Urbana do Nordeste, constituída por municípios como caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, é a maior do estado, depois da Região Metropolitana de Porto Alegre. 
Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas I e III. 
(D) Apenas II e III. 
(E) I, II e III.

Questão 08 - UFRGS 2015 - O Rio Grande do Sul é formado por três grandes regiões hidrográficas: a do Uruguai, a do Guaíba e a Litorânea. A quantidade e a qualidade de suas águas têm sido alteradas pelas atividades humanas. Sobre essas regiões hidrográficas, é correto afirmar que, 
(A) na região do Uruguai, predominam as atividades agrícolas e pastoris, que fazem reduzir a quantidade de sedimentos na água e aumentar a contaminação por coliformes fecais. 
(B) na região Litorânea, há intensa ocupação nos meses de verão, embora a infraestrutura adequada para atender esse contingente populacional não acarrete alteração nas condições de balneabilidade das praias, rios e lagos. 
(C) na região do Guaíba, concentram-se as maiores áreas urbanas e industriais do Estado, apresentando os maiores índices de poluição, no que se refere tanto aos dejetos orgânicos, quanto aos industriais. 
(D) na bacia do Rio Jacuí, a carga de sedimentos oriundos de processos erosivos não é considerada prejudicial para a qualidade de água do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos. 
(E) na região do Guaíba, que abrange a maior parte do Estado, há ocupação de mais de 50% do território rio-grandense.

Questão 09 - UFRGS 2015 - Observe o mapa de precipitação média anual abaixo e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.

Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2014.

(A) As chuvas no Rio Grande do Sul concentram-se no sul do estado, devido à entrada constante de frentes polares. 
(B) Os valores elevados de precipitação no norte do estado devem-se à influência da massa equatorial continental que traz umidade da Amazônia. 
(C) O maior volume de chuva no norte do estado explica-se pela altitude do planalto sul-riograndense associado à trajetória das frentes polares no sentido SW-NE. 
(D) O menor volume de chuvas no sudoeste deve-se à Cordilheira dos Andes que barra a entrada de umidade vinda de oeste. 
(E) O aumento crescente das chuvas para o norte deve-se à influência da maritimidade.

Questão 10 - UFRGS 2011 - O mapa abaixo apresenta algumas das bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Sul.


Em relação a essas bacias hidrográficas, são feitas as seguintes afirmações. 
I - O rio Santa Maria é o principal curso fluvial da bacia identificada pelo número 1, que se caracteriza pela expansão da atividade mineradora, graças à abundância de carvão naquela área. 
II - A bacia identificada pelo número 2 corresponde à dos rios Vacacaí-Vacacaí-Mirim, cujo rio principal desemboca no rio Jacuí e, portanto, faz parte da Região Hidrográfica do Guaíba. 
III - A bacia identificada pelo número 3 integra a Região Hidrográfica Litorânea, abrangendo área de municípios como Bagé, Caçapava do Sul e Tapes. 
Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e II. 
(E) Apenas II e III

Questão 11 - UFRGS 2011 - Considere as seguintes afirmações, sobre os problemas ambientais no Rio Grande do Sul. 
I - Entre os assentamentos humanos mais atingidos por inundações, nesta última década, estão os que se localizam às margens dos rios dos Sinos, Gravataí e Caí, que fazem parte da bacia hidrográfica do Guaíba. 
II - A partir de 1950, difundiram-se, no estado, monoculturas agrícolas em grandes extensões com o uso de mecanização, resultando no surgimento de processos erosivos e perdas de solos, principalmente nas regiões do alto Uruguai e do alto Jacuí. 
III - Nos meses de verão, frequentemente, constata-se a elevação dos índices de coliformes fecais nas praias, rios e lagoas de alguns municípios da planície costeira, devido à ocupação mais intensa e à falta de infraestrutura em saneamento básico. 
Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas I e III. 
(D) Apenas II e III. 
(E) I, II e III.

Questão 12 - UFRGS 2011 - Observe as pirâmides populacionais abaixo, referentes à população do Rio Grande do Sul.


Adaptado de: . Acesso em: 2 nov. 2010. Com base na leitura destas pirâmides populacionais, considere as seguintes afirmações, referentes ao intervalo de 2000 a 2020. 
I - A população maior de 60 anos diminui. 
II - A população total aumenta. 
III - A expectativa de vida aumenta. 
Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. (B) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e II. 
(E) Apenas II e III.

Questão 13 - UFRGS 2010 - A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome dos dois biomas que ocorrem no Rio Grande do Sul; a da direita, as unidades de relevo do estado. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 
( ) Planície Costeira 
( ) Depressão Periférica 
( ) Planalto Meridional 
( ) Escudo Sul-Rio-Grandense 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
(A) 1-1 - 2-1. 
(B) 1 - 1 - 2 - 2. 
(C) 1 - 2 - 1 - 1. 
(D) 2 - 1 - 2 - 2. 
(E) 2 - 2 - 1 - 2.

Questão 14 - UFRGS 2010 - Considere as seguintes afirmações sobre o Rio Grande do Sul. 
I - Historicamente, a metade sul do estado caracteriza-se pela maior presença do latifúndio associado à pecuária. 
II - No século XIX, a colonização alemã e a italiana distribuíram-se uniformemente peto território estadual. 
III- Atualmente, a população concentra-se majoritariamente na metade norte do estado. Quais estão corretas? 
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e III. 
(E) I, II e III.

Questão 15 - UFRGS 2008 - Em uma pesquisa realizada nos Campos de Cima da Serra, no planalto gaúcho, verificou-se que alguns produtores, na época do inverno, conduziam seus rebanhos para os vales em busca de pastagem e de abrigo contra o vento frio da estação, retornando na primavera para as áreas de campo aberto. Esse tipo de deslocamento humano que se movimenta em função de variações climáticas sazonais denomina-se 
(A) migração pendular. 
(B) transumância. 
(C) emigração. 
(D) imigração. 
(E) êxodo rural.

Questão 16 - UFRGS 2008 - Os freqüentes congestionamentos da BR-116 no trecho que liga Porto Alegre aos municípios da porção norte da Região Metropolitana devem-se 
(A) ao processo de conurbação urbana. 
(B) ao sítio urbano acidentado tia região metropolitana. 
(C) às características da rede urbana. 
(D) à junção de duas metrópoles. 
(E) à dimensão urbana da megalópole gaúcha.

Questão 17 - UFRGS 2008 - Observe o mapa do Rio Grande do Sul, abaixo.
Neste mapa, as manchas escuras representam sítios de exploração de 
(A) pedras preciosas. 
(B) xisto. 
(C) carvão. 
(D) minério de ouro. 
(E) minério de cobre.

Questão 18 - UFRGS 2007 - Na região dos oito municípios que possuem jazidas minerais, está implantada uma nova visão sobre o destino das pedras. Trata-se de uma tentativa para agregar mais valor final às pedras preciosas extraídas: procede-se à sua transformação na própria região e com isso se evita a venda de geodos em forma bruta para fora do Estado. Adaptado de: RS: os desafios do desenvolvimento. Correio do Povo Especial, 22 jun. 2006. 
Esse texto descreve uma importante atividade que movimenta a economia dos municípios gaúchos de 
(A) Irai e Frederico Westphalen. 
(B) Quaraí e Santana do Livramento. 
(C) Rosário do Sul e São Gabriel. 
(D) Rio Pardo e Venâncio Aires. 
(E) Santo Ângelo e São Miguel das Missões.

Questão 19 - UFRGS 2007 - As primeiras lavouras mecanizadas no estado do Rio Grande do Sul, que datam do começo do século XX e que permanecem economicamente importantes para o estado, são as de 
(A) arroz e milho. 
(B) arroz e soja. 
(C) trigo e soja. 
(D) soja e milho. 
(E) arroz e trigo.

Questão 20 - UFRGS 2007 - Observe o mapa abaixo:

Considere os seguintes compartimentos de relevo. 
1 - Planalto da Bacia do Paraná, com campos no topo 
2 - Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, com vales férteis 
3 - Planalto Sul-Rio-Grandense, com relevo colinoso 
Os três compartimentos de relevo cortados no mapa pelo segmento de reta de A para B, nesta ordem, são
(A) 1-2-3. 
(B) 3-2-1. 
(C) 1 - 3 - 2. 
(D) 2 - 1 - 3. 
(E) 2-3-1.

Questão 21 - UFRGS 2006 - Sobre o espaço agrário do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que 
(A) quase dois terços dos proprietários de terras no estado são latifundiários, o que explica uma concentração de terras maior no território gaúcho do que no nacional. 
(B) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no estado, onde é cultivada principalmente em áreas de terrenos planos e baixos e próximas de rios e açudes. 
(C) o principal rebanho gaúcho é o de suínos, tradicionalmente criado na região da Campanha junto com os bovinos de corte. 
(D) os municípios do Litoral Norte melhoraram seus índices socioeconômicos nos últimos anos em função do incremento da citricultura, que emprega muitos trabalhadores na região. 
(E) a lavoura de fumo constituí um bom exemplo do que se denomina agricultura industrial, pois está fortemente subordinada à indústria do tabaco.

Questão 22 - UFRGS 2005 - Associe adequadamente as afirmações apresentadas no bloco inferior aos municípios gaúchos identificados no bloco superior. 
1 - Garibaldi e Carlos Barbosa 
2 - Bagé e Pelotas 
3 - Alegrete e Santana do Livramento 
4 - São Borja e Porto Xavier 
( ) São dois dos municípios de maior área do Rio Grande do Sul. 
( ) São dois dos municípios membros da Aglomeração Urbana do Nordeste. 
( ) São dois dos municípios que fazem limite com a Argentina. 
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
(A) 1 – 2 – 4. 
(B) 2 – 3 – 1. 
(C) 3 – 1 – 4. 
(D) 4 – 1 – 2. 
(E) 2 – 4 – 3.

Questão 23 - UFRGS 2005 - O perfil esquemático a seguir representa os tipos de rochas predominantes e as formas de relevo num trajeto, em linha reta, entre as cidades gaúchas A e B.


As cidades indicadas pelas letras A e B são, respectivamente, 
(A) Passo Fundo e Caçapava do Sul. 
(B) Alegrete e Santo Ângelo. 
(C) Porto Alegre e Lavras do Sul. 
(D) Cruz Alta e Santa Maria. 
(E) Caxias do Sul e Ijuí.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A
04 - B
05 - E
06 - A
07 - C
08 - C
09 - C
10 - E
11 - E
12 - E
13 - E
14 - D
15 - B
16 - A
17 - C
18 - A
19 - E
20 - A
21 - E
22 - C
23 - A

Nenhum comentário: