PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2018 - PUC-SP

Questão 37 - PUC-SP 2018.1 - Observe a ilustração abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto ao que está representado.
A) Área que vem sendo vista como a grande fronteira agrícola nacional, o Matopiba abrange o bioma do Cerrado. Responde por meio do agronegócio a grande parte da produção brasileira de pecuária de corte. 
B) Região marcada pela tradicional agricultura de grãos tem, nos estados do Maranhão, Goiás, Piauí e Bahia, as maiores produções de soja, algodão e milho. A sustentabilidade vem se tornando outra marca desta produção. 
C) Topografia plana, solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras viabilizaram o crescimento vertiginoso da região que, até o final da década de 1980, se baseava fortemente na pecuária extensiva. 
D) Área vista como potencial para o agronegócio, tendo como carro chefe a produção futura de soja em todos os estados da região. Os produtores afirmam que o fácil manejo do solo facilitará o sucesso do empreendimento.

Questão 38 - PUC-SP 2018.1 - Leia cada uma das afirmativas abaixo, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia – denominada de BREXIT – e assinale alternativa que contém a SEQUÊNCIA CORRETA, quanto a veracidade ou não das alternativas. 
I - O partido nacionalista Ukip, da Inglaterra, apresentou-se como uma das vozes mais fortes a defender a saída do Reino Unido da União Europeia. 
II - A diferença entre o total de votos a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia foi pequena, de apenas 4 %. A maior parte dos votos a favor da saída estava concentrada na área das grandes cidades. 
III - A xenofobia tem sido claramente apontada por analistas como um dos fortes elementos que levou a população britânica a votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. 
IV - O Reino Unido contribuía com aportes volumosos para o orçamento da União Europeia, o que não mais acontecerá com a sua saída. 
A) I-F, II-V, III-F, IV-F. 
C) I-V, II-F, III-F, IV-V 
B) I-V, II-V, III-V, IV-F. 
D) I-V, II-F, III-V, IV-V

Questão 39 - PUC-SP 2018.1 - Assinale a alternativa abaixo que NÃO SE REFERE a um aspecto utilizado para a demarcação da época geológica denominada Antropoceno. 
A) Uma afirmação feita pelos pesquisadores é que o impacto das ações humanas sobre o planeta será visível em sedimentos e rochas daqui a milhões de anos. 
B) Uma variedade de processos antropogênicos, como agricultura, urbanização e aquecimento global foram levados em consideração para se pensar em uma nova época geológica. 
C) A partir da primeira Revolução Industrial, o crescimento da população passa a se tornar um novo agente transformador do planeta que atuará junto com os demais agentes ambientais. 
D) A expansão da agricultura e a domesticação dos animais têm um impacto reduzido nas transformações do planeta. Dos processos considerados, aponta-se que a urbanização e a industrialização são os únicos responsáveis pelas mudanças.

Questão 40 - PUC-SP 2018.1 - A palavra Sahel é de origem árabe e significa “fronteira”. Compreende uma faixa de 500 a 700 km de largura, em média, e 5 400 km de extensão. Com relação ao ambiente e à sociedade, podemos caracterizar essa região como:
A) Área marcada pela seca, pela fome e por conflitos que remontam séculos. Possui os IDHs mais baixos do planeta. Atualmente vive sérios problemas com grupos terroristas como Boko Haran. 
B) Área de solos férteis com vegetação dependente da ocorrência de chuvas, essa região é ocupada por diversas populações nômades que tiram dela seu sustento. 
C) Área de solos pobres com vegetação savânica e que tem se mostrado produtiva e capaz de fixar os grupos humanos à terra. Sua população tem aumentado gradativamente. 
D) Área de clima desértico e solos inférteis, possui baixos índices demográficos. As populações que ali vivem são nômades e sobrevivem graças à extração da goma acácia.

Questão 41 - PUC-SP 2018.1 - Nota do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília do dia 21 de setembro de 2017: “Sismógrafos da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram, na manhã de hoje, às 05:33h (hora local), um sismo de magnitude 3.2 na Escala Richter sentido na região de Mutunópolis, Estrela do Norte e em outras cidades vizinhas. O evento foi localizado entre as cidades de Mutunópolis e Estrela do Norte/GO. Terremotos dessa magnitude são frequentes no Brasil, com ocorrência de cerca de 20 tremores somente em 2017. No local do epicentro desse sismo de hoje, já foram registrados 11 tremores com magnitudes acima de 3.0 desde 8 de outubro de 2010, quando ocorreu o maior tremor de terra já registrado no estado de Goiás (às 15:15h - local), com magnitude 5.0 na Escala Richter sentido inclusive em Brasília e Goiânia, localizadas a mais de 250 km do epicentro. Na área epicentral foram produzidas trincas, rachaduras e queda de telhas (intensidade VI na Escala Mercalli Modificada - MM). Em Brasília, alguns prédios foram evacuados. Este sismo ficou conhecido como sismo de Mara Rosa, por ser a cidade próxima mais importante. (...) Brasília, 21 de setembro de 2017” 
(http://intrasis.unb.br/pdf/Nota_EN.pdf, acesso em 30/10/2017).

O trecho acima, retirado do relatório emitido pelo Observatório, permite-nos refletir sobre a ideia amplamente difundida de que não há ocorrência de terremotos no Brasil. Quanto a esse fato, é CORRETO afirmar que: 
A) O evento apontado na nota do observatório faz referência a um acontecimento isolado. Como o Brasil está localizado no centro e não nas bordas da Placa Sul-americana a possibilidade da ocorrência de terremotos no país é muito pequena. 
B) A nota aponta a frequência com que estes eventos ocorrem. Especialistas que acompanham esses fenômenos afirmam que as várias falhas geológicas que a Placa Sul-americana possui podem ser uma das explicações para ocorrência de terremotos em determinadas áreas do país. 
C) É preciso verificar os epicentros das ocorrências desses fenômenos antes de afirmarmos que ocorrem em território brasileiro. A Placa Sul-americana, onde está o Brasil, recebe muitas ondas sísmicas secundárias provenientes de abalos que se deram em outros países. 
D) A Placa Sul-americana faz limite com a Placa de Nazca. Essa área de encontro entre as duas placas é a área de ocorrência de terremotos na América do Sul. Países como o Brasil, que estão no centro de uma placa, pouco ou quase nada sofrem quando estas se deslocam.

Questão 42 - PUC-SP 2018.1 - Este já foi o quarto maior lago do mundo, está localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão e é alimentado pelos rios Amu Darya e Syr Darya, cujas nascentes localizavam-se nas montanhas próximas. Seu nome significa “mar de ilhas” em função das mais de 1500 ilhas que existiam no local. Este lago de água salgada já possuiu 68000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água, mas tem encolhido gradualmente desde os anos 1960. As imagens de satélite mostram as transformações no lago entre 1989 e 2009
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que identifica CORRETAMENTE o nome do lago em questão bem como os motivos que levaram à situação mostrada pelas imagens de satélite. 
A) Trata-se do Mar Cáspio e o processo de desertificação que se instalou naquela área praticamente acabou com a pesca do esturjão, peixe muito cobiçado por causa das suas ovas, com as quais se produz o caviar. 
B) Trata-se do Mar Negro, que em função da utilização das águas do Rio Jordão para inúmeros projetos de irrigação pelos países da região, levou à extinção do lago. Hoje o que se tem é um imenso terreno desértico. 
C) Trata-se do Mar de Aral, cujas águas foram desviadas a partir da década de 1960 pela ex-União Soviética para atender à produção de algodão e outros produtos agrícolas nas áreas próximas. 
D) Trata-se do Mar de Azov, que tem sofrido muito pela pesca predatória, boa parte das suas mais de 80 espécies de peixe estão desaparecendo em função de não haver um controle das atividades econômicas.

Questão 43 - PUC-SP 2018.1 - A palavra atmosfera surgiu da junção de duas palavras gregas Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera). É a atmosfera combinada com as dinâmicas da litosfera, hidrosfera e biosfera que permite a existência da vida na Terra. Com relação às características das diferentes camadas que compõem a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) A Troposfera é a camada onde ocorrem os fenômenos climáticos (formação de nuvens, precipitações de neve ou granizo, relâmpagos). É também nesta camada que os aviões circulam e ocorre a poluição do ar. 
B) A Exosfera é a camada que antecede o espaço sideral. É composta basicamente por nitrogênio e hidrogênio na proporção de 50% cada. Nesta parte da atmosfera, a temperatura pode oscilar até -100º C e sua espessura chega a 500Km. 
C) A Termosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Ela possui oxigênio atômico em sua composição, que tem a capacidade de absorver a energia solar em grande quantidade; por isso, ela pode atingir até 1000º C 
D) Na Mesosfera, a temperatura varia entre –10°C até –100°C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Aqui ocorre o fenômeno da aeroluminiscência.

Questão 44 - PUC-SP 2018.1 - As imagens referem-se a dois momentos da dinâmica dos movimentos migratórios ocorridos no Brasil. Analise a alternativa que corretamente aponta quais são esses momentos.
a) A Foto 1 retrata os imigrantes europeus na Hospedaria dos Imigrantes/SP. A vinda ao Brasil se dava para trabalhar nas fazendas de café. A Foto 2 refere-se ao deslocamento dos nordestinos para o sudeste para o trabalho na lavoura da soja no interior do Estado de São Paulo. 
b) A Foto 1 retrata os imigrantes europeus na Hospedaria dos Imigrantes/SP que tinham como destino as terras do sul do país. A Foto 2 refere-se aos migrantes nordestinos que chegavam a São Paulo atraídos pela plena oferta de empregos no setor terciário que se expandia. 
c) A Foto 1 retrata a chegada dos imigrantes europeus que vinham para o Brasil atendendo a um pedido do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras cafeeiras. A Foto 2 retrata migrantes nordestinos que vinham para o trabalho nas indústrias do interior do Estado de São Paulo. 
d) A Foto 1 retrata os imigrantes europeus que chegaram a São Paulo para trabalhar na lavoura cafeeira e na indústria nascente. A Foto 2 refere-se aos migrantes nordestinos que vinham para São Paulo para trabalhar principalmente no setor industrial e da construção civil.

Questão 45 - PUC-SP 2018.1 - Abaixo vemos o mapa mundi sob a projeção de Mercator. Esta foi a primeira representação cartográfica que abrangeu todo o globo terrestre como o conhecemos, sendo elaborada na Era Moderna.
A respeito desta projeção, é CORRETO afirmar que 
A) a projeção de Mercator é do tipo conforme.Ela conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. 
B) a projeção de Mercator não apresenta distorções.Ela é classificada como projeção tipo conforme. Nesse caso, não há distorções das áreas representadas. 
C) esta projeção constituiu um avanço para a cartografia náutica.Ela conseguiu solucionar a impossibilidade de determinar a longitude no mar. 
D) com a projeção de Mercator, foi possível usar menos as direções magnéticas indicadas pela bússola e mais as direções geográficas.

GABARITO
37 - C
38 - D
39 - D
40 - A
41 - B
42 - C
43 - B
44 - D
45 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...