PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Prova de História e Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2017 - PUCRS

Questão 01 - PUCRS 2017.2 - Leia a letra da canção Mulheres de Atenas e analise as afirmações que seguem. 
“Mirem-se no exemplo 
Daquelas mulheres de Atenas 
Vivem pros seus maridos 
Orgulho e raça de Atenas 
Quando amadas, se perfumam 
Se banham com leite, se arrumam 
Suas melenas 
Quando fustigadas não choram 
Se ajoelham, pedem imploram 
Mais duras penas; cadenas ...” 
(Chico Buarque & Augusto Boal, Mulheres de Atenas, 1976)

Nos anos 70, Chico Buarque e Augusto Boal compuseram a canção acima para a peça Mulheres de Atenas, numa clara crítica à herança patriarcal, ao machismo e aos preconceitos de gênero que propunham papéis sociais distintos para homens e mulheres na sociedade brasileira na Ditadura Civil-Militar. A letra aborda as práticas sociais da Grécia Antiga, sobre as quais se pode afirmar: 
I. A participação política era um privilégio dos homens maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que tinham direito a fala e a voto nas assembleias em praça pública. 
II. A mulher só adquiria alguma importância pelo casamento. Fora do ambiente doméstico, quase tudo era proibido para a esposa legítima, como participar da política, da cultura e da vida social. 
III. A comédia Lisístrata, de Aristófanes, ilustra a força feminina através da personagem principal, que propõe uma greve de sexo às esposas legítimas como forma de forçar os homens a desistirem da guerra entre as cidades-estados, que estava enfraquecendo a Grécia frente à ameaça de invasão dos persas. 
IV. Na mitologia grega, as divindades femininas do Olimpo apresentavam um modelo de comportamento passivo e servil diante das divindades masculinas.
Estão corretas apenas as afirmativas 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) III e IV. 
D) I, II e III. 
E) II, III e IV.

Questão 02 - PUCRS 2017.2 - As teorias políticas e religiosas, bem como a nova mentalidade da Europa Moderna, podem ser melhor compreendidas através da leitura de algumas obras clássicas escritas entre os séculos XIV e XVII. Considerando essa premissa, relacione as obras e seus autores (coluna 1) à respectiva resenha (coluna 2). 
Coluna 1 
1. O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, 
2. Decameron, de Giovanni Bocaccio, 
3. A vida de Gargântua e Pantagruel, de François Rabelais, 
4. 95 Teses, de Martinho Lutero, 
5. O Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã, 

Coluna 2 
( ) aborda o abalo causado pela Peste Negra no comportamento e nos valores sociais embasados na moral medieval, bem como o advento do humanismo na Itália da passagem da Idade Média para a Idade Moderna. 
( ) defende uma política desligada da moral religiosa, apresentando orientações sobre como se conduzir nos negócios políticos internos e externos, com o objetivo de conquistar o poder e nele se manter. 
( ) faz uma crítica à filosofia escolástica medieval, à autoridade dos frades, ao Papado, aos reis, aos magistrados e à justiça, através de uma sátira no estilo grotesco, que dialoga com a cultura popular e carnavalesca da virada da Idade Média para a Moderna. 
( ) é um texto que critica as práticas abusivas de alguns clérigos que realizavam a venda de indulgências e os desvios morais de certos membros do clero da Igreja Católica. 
( ) é um livro inspirado em obras clássicas e no exercício da retórica que, com um texto satírico e sombrio, critica práticas corruptas da Igreja Romana.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 1 – 3 – 5 – 4 – 2 
B) 1 – 2 – 3 – 5 – 4 
C) 2 – 1 – 3 – 4 – 5 
D) 2 – 4 – 1 – 3 – 5 
E) 5 – 1 – 2 – 3 – 4

Questão 03 - PUCRS 2017.2 - Considerando o Renascimento Comercial e Urbano da Europa nos séculos XII e XIII, analise as sentenças abaixo e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). 
( ) A Itália, Flandres e a região da Champagne eram os principais eixos econômicos da Europa Ocidental no período. 
( ) Os habitantes das cidades que se dedicavam ao comércio constituíram uma nova classe social – a burguesia. 
( ) A economia urbana começava a se libertar do domínio das corporações de ofício e a estabelecer o livre comércio, provocando o fim dos privilégios da nobreza e dos monopólios comerciais reais. 
( ) As condições de higiene das cidades medievais melhoraram com a implantação do urbanismo e de serviços de esgoto e água encanada, dificultando a disseminação de epidemias. 
( ) As principais cidades comerciais queriam mostrar sua riqueza e importância através da construção de grandes catedrais góticas, o que se tornou possível pela adoção de novas técnicas de construção.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) V – F – V – F – F 
B) V – F – F – V – V 
C) V – V – F – F – V 
D) F – V – F – V – F 
E) F – V – V – V – F

Questão 04 - PUCRS 2017.2 - Relacione a legenda do mapa abaixo com os principais ciclos econômicos do Brasil Colonial e do Império.

( ) Pau-brasil 
( ) Cana-de-açúcar 
( ) Pecuária 
( ) Drogas do sertão 
( ) Mineração 
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 1 – 3 – 2 – 5 – 4 B) 2 – 1 – 3 – 5 – 4 
C) 2 – 5 – 1 – 4 – 3 
D) 5 – 3 – 4 – 2 – 1 
E) 5 – 1 – 2 – 4 – 3

Questão 05 - PUCRS 2017.2 - A Campanha da Fraternidade de 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2:15). A proposta principal é enfatizar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura de todos os povos que neles habitam, à luz do Evangelho. Os biomas do Brasil são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria.

Observe o mapa dos biomas brasileiros e analise as afirmativas referentes a alguns deles, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) O bioma 1, que passa por uma grande devastação, tem solo raso e relevo de planície, com depressões e baixos planaltos. 
( ) Os biomas 1 e 2, juntos, abrangem 100% de oito estados brasileiros. 
( ) O bioma 3, do qual, por conta da devastação, restam apenas 7% da área original, é constituído por planaltos e serras, com escarpas que separam os planaltos das planícies, e também por morros arredondados, modelados pelo intemperismo e pela erosão em estrutura cristalina. 
( ) O bioma 4, cujo clima é alternadamente úmido e seco, apresenta solos ácidos que necessitam de correção para a agricultura, tendo sido devastados pela atividade agropecuária. 
( ) O bioma 6 caracteriza-se por relevo em que predominam as baixas altitudes, com colinas ou ondulações cristalinas, o que favorece as atividades agropecuárias. 
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) V – V – F – F – F 
B) V – V – V – F – F 
C) V – F – F – V – F 
D) F – F – F – V – V 
E) F – F – V – V – V

Questão 06 - PUCRS 2017.2 - A pecuária brasileira, que por muito tempo foi predominantemente extensiva, vem passando por mudanças. Tem-se tornado cada vez mais frequente a seleção de raças bovinas, a alimentação em pastos cultivados, a vacinação sistemática, etc. Graças a essas melhorias, o mercado mundial tem absorvido um volume grande de carne bovina nacional. No último mês de março, porém, alguns frigoríficos foram interditados, comprometendo as exportações dessa produção para alguns de seus parceiros. Sobre esse acontecimento, é correto afirmar que 
I. o Chile e o Paraguai chegaram a cancelar a importação de carne. 
II. a China e a União Europeia fizeram restrições para a compra de carne nacional. 
III. o Uruguai e a Bolívia cancelaram suas importações com o Brasil. 
IV. Hong Kong e Coreia do Sul intensificaram a fiscalização nas importações. 
Estão corretas apenas as afirmativas 
A) I e II. 
B) I e IV. 
C) II e III. 
D) II e IV. 
E) I, III e IV.

Questão 07 - PUCRS 2017.2 - Leia o excerto de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e o comentário que segue: 
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas, como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. (...) Miudinhos, perdidos no deserto queimado, os fugitivos agarraram-se, somaram as suas desgraças e os seus pavores. O coração de Fabiano bateu junto do coração de Sinhá Vitória, um abraço cansado aproximou os farrapos que os cobriam. Resistiram à fraqueza, afastaram-se envergonhados, sem ânimo de afrontar de novo a luz dura, receosos de perder a esperança que os alentava”. (RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 1. Ed. 1938).

A obra de Graciliano Ramos se refere a um processo migratório secular de populações oriundas da região nordeste do Brasil para outras partes do País. A estagnação econômica e as secas constantes, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, constituem fatores determinantes no início desse processo migratório. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo: 
I. A partir da década de 30, o fluxo maciço de imigrantes europeus para São Paulo diminuiu. Ao mesmo tempo, o governo assumiu um tom nacionalista e iniciou-se uma transferência de pessoas do Nordeste, onde havia crise econômica, excedente populacional e escassez de recursos. 
II. O fluxo migratório do Nordeste para São Paulo nos anos 30 está relacionado à vinda de trabalhadores para fazendas que produziam principalmente algodão e café e, em menor quantidade, cana-de-açúcar. 
III. Com o declínio do crescimento industrial do Sudeste a partir do final dos anos 60, a migração nordestina para São Paulo e Rio de Janeiro diminuiu consideravelmente, voltando-se para outras regiões. 
IV. Preconceitos de cunho social e racial acompanharam a migração nordestina no centro-sul do País. Em decorrência de sua pobreza material original e das condições pouco favoráveis encontradas no destino, restou aos migrantes nordestinos ocupar as áreas pobres e de periferia dos centros urbanos. 
Estão corretas as afirmativas 
A) I e II, apenas. 
B) I e III apenas. 
C) I, II e IV, apenas. 
D) II, III e IV, apenas. 
E) I, II, III e IV.

Questão 08 - PUCRS 2017.2 - Os movimentos migratórios sempre se fizeram presentes no mundo; porém, o final do século XX e as duas primeiras décadas do século XXI têm presenciado volumes migratórios cada vez mais significativos, resultantes de contextos geopolíticos, conforme pode ser observado nos gráficos a seguir.

A partir desses dados, é correto afirmar que 
A) o movimento migratório na Síria é o mais significativo, pois esse país, que faz parte do chamado Eixo do Mal, já enfrentou conflitos com Israel, Iraque e Turquia, resultando em milhares de mortos e refugiados. 
B) a leva de migrantes no Mediterrâneo Central é resultante, na Nigéria, da violência do grupo Boko Haram, e, na Eritreia, da condição de extrema pobreza da população submetida a um governo ditatorial. Nesses dois casos, a população busca refúgio principalmente em suas antigas metrópoles, respectivamente a Grã- Bretanha e a Itália. 
C) uma das variáveis a ser considerada no conflito do Paquistão remonta à Antiguidade, quando a região foi considerada um divisor entre o Império Romano do Ocidente e do Oriente, o que levou, na Idade Moderna, a uma diferenciação religiosa entre as populações do oeste da região, cristãos ortodoxos, e as do leste, cristãos romanos. 
D) a Síria é, na atualidade, o país com o maior número de refugiados, pois a disputa com os curdos pelo controle do território na região nordeste do país, inclusive com o uso de armas químicas pelo Estado Islâmico, promoveu a desestruturação econômica do país e a morte de milhares de refugiados na travessia do Mediterrâneo. 
E) o Paquistão e os países da África Subsaariana, como Sudão, Chade, Níger e Argélia, entre tantos outros, apresentam menor número de refugiados, mas registram um movimento constante a partir da 2ª Grande Guerra, decorrente das disputas internas e das condições climáticas pouco favoráveis.

Questão 09 - PUCRS 2017.2 - A extensão da crise que vive o Brasil, com a rápida deterioração da atividade econômica, em pouco mais de um ano alterou a posição de pleno emprego para um cenário de altos índices de desemprego. Entre os setores atingidos pela recessão, o comércio também é afetado pelo aumento de desempregados no País. Com menos dinheiro circulando, o faturamento de muitas lojas cai. Para muitos pequenos empresários, fechar as portas é a melhor opção. Considerando que o fenômeno do desemprego pode ser classificado como desemprego conjuntural e desemprego estrutural, identifique as características desses dois tipos, relacionando as colunas 1 e 2. 
Coluna 1 
1. Desemprego conjuntural 
2. Desemprego estrutural 

Coluna 2 
( ) Redução dos índices de consumo 
( ) Desenvolvimento de novas tecnologias 
( ) Queda de produção por adversidade climática 
( ) Recessão econômica 
( ) Extinção de alguns tipos de trabalho 
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 
B) 1 – 2 – 1 – 1 – 2 
C) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 
D) 2 – 2 – 1 – 2 – 2 
E) 2 – 1 – 2 – 1 – 1

Questão 10 - PUCRS 2017.2 - O G20 (Grupo dos 20) é constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economia mais desenvolvida do mundo, mais a União Europeia. A iniciativa de sua criação partiu dos Estados Unidos e do Canadá, visando auxiliar os países em desenvolvimento a superar os efeitos das sucessivas crises financeiras do final do século XX. 
Todas as afirmativas abaixo apresentam informações corretas sobre o G20, EXCETO: 
A) É uma via de apoio à economia mundial, contando com a participação do FMI e do Banco Mundial. 
B) É, atualmente, palco de confrontos entre os ministros das finanças dos países participantes, que estimulam o desenvolvimento do comércio internacional, e o governo Trump, cujas propostas são favoráveis a atitudes protecionistas. 
C) Constitui um espaço de debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável. 
D) Favoreceu o reconhecimento da relevância dos países emergentes para a construção de uma economia mais sólida no contexto mundial, ao incluir esses países em sua constituição. 
E) Teve sua formação alterada no final dos anos 90, com a unificação da Alemanha e a dissolução da União Soviética, quando passou a contar com dois novos membros, a Alemanha e a Iugoslávia.

GABARITO
1  - D 
2  - C 
3  - C 
4  - E 
5  - A 
6  - D 
7  - C 
8  - B 
9  - B 
10 - E

Nenhum comentário: