Questão 40 - UDESC - 2018.1 - “O furacão Harvey, que castiga Houston, no Texas, desde a última sexta-feira deixou até agora oito mortos e mais de 30.000 desalojados. A quarta maior cidade dos Estados Unidos se encontra, literalmente, debaixo d’água”
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/29/internacional/1503991693_357785.html, acesso em 31 de agosto de 2017.
Assinale a alternativa correta sobre os furacões e as suas características.
A. ( ) A temporada de furacões nos Estados Unidos vai de junho a novembro, correspondendo, aproximadamente, aos períodos de verão e outono.
B. ( ) A região norte-americana mais atingida por furacões é o Noroeste, onde se situam cidades como Seattle e Portland.
C. ( ) Os furacões são uma exclusividade do oceano Atlântico Norte, não sendo possível ocorrerem no Atlântico Sul.
D. ( ) Os furacões consistem em centros de alta pressão atmosférica que provocam fortes tempestades.
E. ( ) Uma importante consequência da passagem de um furacão é um rebaixamento repentino do nível das marés, que se mantém enquanto o furacão estiver ativo.
Questão 41 - UDESC - 2018.1 - Analise a Figura 1.
Disponível em: http://geografalando.blogspot.com.br/2012/12/dinamica-interna-da-terra-teoria-da_22.html, acesso em 27 de agosto de 2017. Figura 1
A Figura ilustra:
A. ( ) uma falha divergente
B. ( ) uma falha transformante
C. ( ) uma falha convergente
D. ( ) um hotspot
E. ( ) uma falha sismicamente inativa
Questão 42 - UDESC - 2018.1 - Analise a Figura 2.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27336, acesso em 27 de agosto de 2017. Figura 2
A projeção cartográfica ilustrada na Figura é uma projeção:
A. ( ) cilíndrica conforme, que amplifica as áreas próximas aos polos.
B. ( ) cônica, em que os paralelos são representados como círculos concêntricos.
C. ( ) plana, que minimiza as distorções no centro do mapa e maximiza nas bordas.
D. ( ) senoidal, em que os paralelos são representados como linhas equidistantes.
E. ( ) cilíndrica equivalente, que conserva o tamanho das áreas representadas.
Questão 43 - UDESC - 2018.1 - A MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti) foi criada em fevereiro de 2004. Analise as proposições que apresentam características referentes à MINUSTAH.
I. Foi criada com o objetivo de restaurar a segurança no Haiti, após as turbulências políticas que culminaram com a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.
II. A missão foi atuante nas consequências de um terremoto, ocorrido em 2010, e de um furacão ocorrido em 2016.
III. O Brasil não teve participação na MINUSTAH, pois só participaram países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
IV. Está prevista para ser encerrada durante o ano de 2017.
Assinale a alternativa correta.
A. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
E. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Questão 44 - UDESC - 2018.1 - A colonização italiana no estado de Santa Catarina se deu: no Vale do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí-Mirim e no Vale do Tijucas e no Sul desta Província. Assinale a alternativa correta sobre a colonização italiana.
A. ( ) Os colonos italianos introduziram no Brasil as rendas de bilro e as manufaturas.
B. ( ) O grande destaque desta colonização foi a notável quantidade de elementos humanos trazidos, as novidades culturais, a culinária, a linguística, a religião e o desenvolvimento da agricultura.
C. ( ) É dos italianos a tradição do cultivo do tomate, da maçã e do kiwi, em Frei Rogério.
D. ( ) O Estado recebeu inicialmente cerca de 30 famílias italianas, que se localizaram em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.
E. ( ) O centenário da imigração italiana ainda não foi comemorado porque os italianos foram as últimas levas de migrantes a chegarem no Estado.
Questão 45 - UDESC - 2018.1 - As imagens de satélites, ao recobrirem sucessivas vezes a superfície terrestre, possibilitam o estudo e o monitoramento de fenômenos naturais dinâmicos do meio ambiente como aqueles da atmosfera, do vulcanismo, da erosão do solo, da inundação do solo etc., e também aqueles antrópicos, como o desmatamento. Analise as proposições com referência ao uso de imagens de satélites no estudo de fenômenos ambientais, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As imagens dos satélites meteorológicos contribuem para previsão do tempo devido à grande cobertura espacial. Elas cobrem extensas áreas, incluindo as oceânicas e as de difícil acesso.
( ) As imagens de satélites são muito utilizadas para detectar focos de incêndio, pois permitem detectar e localizar, em prazos de até um dia, focos de fogo ativo em todo o território nacional.
( ) O aspecto multitemporal das imagens de satélite permite avaliar e monitorar áreas desmatadas, uma vez que podem ser gerados mapas de áreas desmatadas em diferentes datas.
( ) Os elementos da paisagem mais visíveis, em imagens de satélites e fotografias aéreas, são o relevo, a vegetação, a água e o uso do solo. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A. ( ) V – V – V – F
B. ( ) V – F – V – V
C. ( ) V – F – F – F
D. ( ) F – V – V – V
E. ( ) F – V – F – F
Questão 46 - UDESC - 2018.1 - O Brasil é um país privilegiado com relação aos seus recursos naturais e, entre estes, os recursos hídricos superficiais e subterrâneos têm relevantes papéis ecológico, econômico, estratégico e social. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), pode-se afirmar que o maior volume de água brasileira é consumido por atividades ligadas à/ao:
A. ( ) saneamento
B. ( ) abastecimento industrial
C. ( ) abastecimento de água potável (urbano e rural)
D. ( ) turismo e lazer
E. ( ) irrigação agrícola
Questão 47 - UDESC - 2018.1 - Observe o mapa a seguir:
Os biomas representados no mapa, na sequência numérica crescente, são:
A. ( ) Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa
B. ( ) Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia, Pampa, Cerrado e Pantanal
C. ( ) Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa
D. ( ) Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal
E. ( ) Caatinga, Cerrado, Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa
Questão 48 - UDESC - 2018.1 - Observe a tira a seguir, a qual ilustra, metaforicamente, um movimento migratório.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores, ganhando cada vez mais destaque nos noticiários atuais. Sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa incorreta.
A. ( ) A imigração é o processo mediante o qual pessoas estrangeiras ingressam em um país com o fim de estabelecer-se.
B. ( ) As normas internacionais de direitos humanos estabelecem o direito de toda pessoa sair de qualquer país, incluindo o dela. Somente em determinadas circunstâncias, o Estado pode impor restrições a esse direito. As proibições de saída do país repousam, em geral, em mandados judiciais.
C. ( ) As medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.
D. ( ) O principal motivo para os fluxos migratórios internacionais, no final do século XX e início do século XXI, está relacionado às catástrofes naturais, em que as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.
E. ( ) Um exemplo de movimento emigratório em direção aos Estados Unidos teve início na década de 1960, tendo como origem a Microrregião de Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais.
Questão 49 - UDESC - 2018.1 - Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.
Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/piramide-etaria-populacao-brasileira.html, acessado em 30 de agosto de 2017.
Analise as proposições em relação às pirâmides etárias.
I. As pirâmides revelam que, atualmente, somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050.
II. A base mais estreita da pirâmide de 2050, quando comparada com a de 2015, indica uma redução na taxa de natalidade.
III. As pirâmides revelam que há uma expectativa de que nosso país passará por uma transição demográfica, que modificará o perfil populacional brasileiro.
IV. Com base nas pirâmides, é possível perceber que o aumento da média de idade da população do país pode contribuir para uma redução proporcional da População Economicamente Ativa (PEA).
Assinale a alternativa correta.
A. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
B. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
C. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
D. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Questão 50 - UDESC - 2018.1 - No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/planeta-tem-2-ano-mais-quente-diznoaa,a2c6f789d273a22c74ef600603eb48fb6kn7o65a.html, acessado em 30 de agosto de 2017.
Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.
( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico.
( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais.
( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente.
( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
A. ( ) F – V – V – V – V
B. ( ) F – F – V – F – V
C. ( ) V – F – F – V – V
D. ( ) V – V – V – V – F
E. ( ) F – V – F – F – V
GABARITO
40. A
41. C
42. C
43. A
44. B
45. B
46. E
47. E
48. D
49. E
50. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário