PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.1 - UFSC

Questão 08 - UFSC/2018-1 - Sobre a economia catarinense, é correto afirmar que: 
01. no Oeste catarinense, a economia gira em torno da agropecuária, cuja principal base é a agricultura itinerante de baixa produtividade e a pecuária extensiva bovina de corte. 
02. o padrão de crescimento alterou-se principalmente a partir da década de 1960, sobretudo com investimentos em energia e transporte e com a consolidação do setor eletrometalmecânico. 
04. o padrão de crescimento da indústria catarinense até meados dos anos 1940 era baseado nos latifúndios por dimensão e nos setores dinâmicos da indústria de base. 
08. praticamente até o século XIX, a produção de alimentos em Santa Catarina estava ligada às atividades agrícolas desenvolvidas sobretudo pelos açorianos e seus descendentes e às atividades pesqueiras. 
16. no final do século XIX, as empresas estatais brasileiras desempenharam um papel fundamental na fixação dos imigrantes alemães na região de Blumenau e de Joinville e no desenvolvimento da cultura ervateira e da nascente indústria metalmecânica.

Questão 09 - UFSC/2018-1 - A maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque. 
Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 30 jul. 2017.
Sobre o bioma Mata Atlântica, é correto afirmar que: 
01. em Santa Catarina, a Mata Atlântica compreende as planícies e a serra do planalto ocidental catarinense, ambientes com baixo índice de umidade e elevada amplitude térmica. 
02. a elevada biodiversidade do bioma Mata Atlântica, que conta com a presença de milhares de plantas vasculares, existe em função das variações ambientais do bioma. 
04. o solo da região de Mata Atlântica, em geral mais raso e úmido, favorece processos de erosão e de movimentos de massa, como deslizamentos de encosta. 
08. as formações da Mata Atlântica estão restritas às áreas de restinga. 
16. uma das formações da fitofisionomia do bioma Mata Atlântica é a floresta estacional semidecidual, também conhecida como mata de araucária ou pinheiral, um tipo de vegetação do planalto meridional, onde ocorria com maior frequência.

Questão 10 - UFSC/2018-1 - Na obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, Alice, a narradora, é uma professora aposentada que sai de João Pessoa e chega a Porto Alegre, com escala em São Paulo. Sobre a realidade brasileira e considerando o texto acima, é correto afirmar que: 
01. as três cidades mencionadas no texto, além de representarem três regiões brasileiras – Nordeste, Sul e Sudeste –, apresentam realidades socioeconômicas diversas. 
02. a maior cidade catarinense, Florianópolis, apresenta uma situação social muito distinta das capitais brasileiras, já que o quadro descrito para Porto Alegre em Quarenta dias inexiste na capital de Santa Catarina. 
04. a realidade das noites em Porto Alegre, descrita por Alice, é bem representativa do número significativo de pessoas sem-teto abandonadas nas ruas dos grandes centros urbanos do Brasil. 
08. São Paulo difere de Porto Alegre e de João Pessoa pelo fato de ser uma metrópole de polarização nacional e de ser considerada uma cidade global do tipo Beta, enquanto Porto Alegre e João Pessoa são as duas maiores metrópoles regionais do Sul e do Nordeste, respectivamente. 
16. a desigualdade social é materializada na paisagem urbana e evidenciada nas condições de moradia, no acesso aos serviços públicos e na qualidade de vida dos moradores de rua, típica dos grandes centros urbanos. 
32. a urbanização acelerada pela industrialização no Brasil foi responsável pela superação da população urbana sobre a rural a partir da década de 1990, embora nas regiões CentroOeste e Norte a população rural ainda seja maior que a urbana e por isso inexistam desigualdade, segregação espacial, subemprego, submoradia, violência urbana e moradores de rua.

Questão 11 - UFSC/2018-1 - 
PELUSO JR., Victor A. Aspectos geográficos de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, FCC, 1991. 
A diversidade geográfica e humana de Santa Catarina é surpreendente para um território de apenas 95,4 mil km2 , o menor Estado do Sul do Brasil. Uma viagem de poucas horas de carro é suficiente para experimentar mudanças radicais no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2017.
Com base nas informações acima e nos conhecimentos a respeito de Santa Catarina, é correto afirmar que: 
01. o processo de conquista e povoamento do Planalto Catarinense, em particular do Planalto Serrano, foi marcado pelas condições naturais, principalmente pela configuração do relevo e da vegetação. 
02. o estado está dividido em duas porções, a partir de uma linha indicativa das serras Geral e do Mar, no sentido norte-sul, sendo o Litoral e a Encosta a porção de no 1 e o Planalto a de no 2. 
04. as cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí e Palhoça pertencem ao grupo das dez maiores populações absolutas do estado e estão concentradas na porção assinalada com o no 1. 
08. a porção de no 2, drenada totalmente pela bacia hidrográfica do Uruguai, apresenta destaque na agroindústria, fruto da integração entre os pequenos produtores de cereais com empresas de propriedade de colonizadores europeus oriundos de diferentes áreas ao longo da região de no 1. 
16. as mudanças radicais no clima e na paisagem são explicadas pelas diferenças altimétricas entre Litoral e Encosta (na porção de no 1) e Planalto (na porção de no 2), no qual ocorrem baixas temperaturas e precipitação de neve esporádica, que têm reflexos na paisagem. 
32. o Vale do Itajaí Açu é uma região importante em Santa Catarina, com destaque para o quadrado formado por Blumenau, Brusque, Itajaí e Jaraguá do Sul, cidades cuja economia baseia-se na indústria têxtil. 
64. o destino turístico “Caminho dos Príncipes” é marcado pela forte colonização alemã – como é o caso de Joinville, que apresenta a maior população do estado e é importante polo industrial, onde eventos culturais se destacam, a exemplo da Festa das Flores e do Festival de Dança – e pela influência portuguesa – como é o caso de São Francisco do Sul, que sedia o Museu do Mar e o Porto de São Francisco, na baía de Babitonga.

Questão 12 - UFSC/2018-1 - [...] A separação física com o vizinho pobre do sul tem sido uma política de Estado desde que Clinton ergueu os primeiros trechos, em 1993, reaproveitando sucata trazida da Guerra do Golfo. Já são 1.046 km de barreiras separando os dois países, incluindo as grades de 4,6 metros contratadas pelo correligionário Obama. [...] FOLHA DE S. PAULO, segunda-feira, 26 jun. 2017. A16 Mundo. A reportagem trata das migrações que ocorrem na fronteira entre Estados Unidos e México. 
Sobre a situação abordada pelo texto acima e sobre as migrações e os refugiados no mundo atual, é correto afirmar que: 
01. os Estados Unidos têm um percentual significativo de habitantes oriundos de outros países, sobretudo hispânicos, grande parte dos quais vivendo clandestinamente devido às restrições em vigor no país. 
02. o endurecimento da vigilância e das leis imigratórias, sobretudo após os ataques de 11 de setembro de 2001, e as promessas de Trump de repressão à imigração demonstram que os Estados Unidos querem dificultar a entrada de pessoas no país. 
04. desde a sua criação em 1988, o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) estabeleceu a livre circulação de mercadorias, capital e serviços, como também de pessoas, entre os integrantes desse bloco econômico. 
08. a União Europeia é, na atualidade, também destino de muitos refugiados, um grupo específico de imigrantes que foge por causa de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violação dos direitos humanos. 
16. a exemplo da Lei de Cotas de 1934, que foi criada para reduzir a números baixos a entrada de imigrantes no Brasil, nas últimas décadas aumentaram as restrições à imigração, com exceção para a mão de obra qualificada, a qual é integrada à sociedade brasileira com grande naturalidade. 
32. os fatores de ordem econômica predominam ao longo da história como elementos provocadores dos movimentos populacionais, ou seja, há repulsão demográfica em áreas de desemprego, subemprego e baixos salários e há atração onde existe perspectiva de melhores condições de vida.

Questão 13 - UFSC/2018-1 - Realizada nos dias 7 e 8 de julho de 2017, a reunião do G20 prometeu reforçar os compromissos do Acordo de Paris. Os líderes de mais de vinte nações industrializadas e em desenvolvimento do mundo encontraram-se em Hamburgo, na Alemanha, para discutir temas financeiros e outras questões fundamentais ao desenvolvimento, como o meio ambiente.
Disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 10 jul. 2017. Imagem disponível em: . [Adaptado]. Acesso em: 10 jul. 2017
Sobre o mundo contemporâneo e sua orientação e localização, é correto afirmar que: 
01. a Alemanha, sede da reunião do G20, está localizada ao sul da linha do Equador. 
02. os países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) também fazem parte do G20. 
04. um dos objetivos do Acordo de Paris é a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, por meio da adoção de medidas como economia de energia, maiores investimentos em energias renováveis e reflorestamento. 
08. a cidade de Hamburgo, sede da Reunião do G20 de 2017, localiza-se a leste da capital alemã, Berlim. 
16. como o G20 não é uma organização internacional, ao contrário do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, não possui secretariado permanente, nem recursos próprios. 
32. um dos principais objetivos do G20 é coordenar políticas entre seus membros para promover o crescimento sustentável e a estabilidade econômica. 
64. durante a Guerra Fria, os países que fazem fronteira com a Alemanha na porção ocidental adotaram a economia planificada como sistema socioeconômico.

Questão 14 - UFSC/2018-1 - Com relação à Cartografia e a respeito das projeções cartográficas, é correto afirmar que: 
01. as projeções cartográficas possibilitam representar uma realidade que é esférica numa superfície plana, embora essas projeções apresentem distorções, como é o caso da projeção de Mercator, que altera em demasia as áreas equatoriais. 
02. a Cartografia está incumbida de gerir, produzir e difundir mapas, plantas e outros produtos cartográficos que buscam representar a superfície terrestre em sua totalidade ou em parte dela. 
04. as representações da superfície terrestre podem ser feitas de perspectivas variadas e expressam pontos de vista que diferem em função de valores culturais e de interesses geopolíticos e econômicos, como é o caso da visão eurocêntrica da projeção de Mercator. 
08. a complexidade do espaço geográfico dificulta a representação simultânea de todos os elementos naturais e humanos, mas o mapa permite, de maneira simplificada, registrar e localizar esses elementos, além de facilitar a orientação dos usuários desse instrumento. 
16. a escala é elemento importante de um mapa, pois apresenta a proporção entre o objeto real e o representado; uma escala é grande quando se reduzem muito os elementos representados, como por exemplo: 1:24.000.000. 
32. no livro Quarenta dias, a distância percorrida por Alice entre João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), com passagem por São Paulo (SP), foi de 4.005 km, se considerarmos que, num mapa do Brasil com escala de 1:44.500.000, a distância entre João Pessoa e São Paulo é de 6 cm e de São Paulo a Porto Alegre é de 2 cm.

GABARITO
08 - Proposições corretas: 2 + 8 = 10
09 - Proposições corretas: 2 + 4 = 6
10 - Proposições corretas: 1 + 4 + 16= 21
11 - Proposições corretas: 1 + 2 + 4 +16 + 64= 87
12 - Proposições corretas: 1 + 2 + 8 + 32= 43
13 - Proposições corretas: 2 + 4 + 16 + 32= 54
14 - Proposições corretas: 2 + 4 + 8= 14

Nenhum comentário: