PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.1 - UECE - 2ª Fase

Questão 01 -  UECE - 2018.1 - Relacione, corretamente, as correntes do pensamento geográfico às suas devidas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Geografia Cultural e Humanista
2. Geografia da Crítica Radical
3. Geografia Tradicional
4. Geografia Quantitativa

Coluna II
( ) Em sua concepção dos estudos da paisagem, da região e do meio, privilegia a oposição entre o determinismo e o possibilismo.
( ) Prioriza as representações de ordem simbólica que estruturam uma atitude e uma concepção dadas em relação a um espaço de referência.
( ) Destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de análise do espaço, fazendo uso da estrutura lógica para desenvolver o trabalho científico em Geografia.
( ) Conclui que o espaço tem um papel tão ativo quanto os outros elementos das esferas de reprodução social, fazendo parte da dialética que o funda.
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
A) 3, 4, 1, 2. 
B) 2, 3, 4, 1. 
C) 1, 4, 2, 3. 
D) 3, 1, 4, 2.

Questão 02 -  UECE - 2018.1 - As descobertas em águas ultraprofundas de jazidas de petróleo e gás natural na área geológica do Pré-Sal é fruto de longos anos de pesquisa da Petrobrás na atividade exploratória offshore no Brasil e confirma que o país se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Considerando os aspectos dessas descobertas e a decisão governamental brasileira de readequar o marco regulatório nas etapas de exploração e de produção da indústria brasileira de petróleo e de gás natural, assinale a afirmação verdadeira.
A) Os principais reservatórios do Pré-Sal, localizados especialmente nos litorais do Nordeste e do Norte do Brasil, são ultraprofundos e se situam abaixo da lâmina de água e abaixo da camada de sal. 
B) As novas perspectivas abertas com o Pré-Sal estimularam o Governo Federal a estabelecer algumas mudanças regulatórias, sendo a mais importante delas o aumento da participação de empresas estrangeiras na prospecção e produção de petróleo e gás natural. 
C) Os poços exploratórios do Pré-Sal, principalmente aqueles encontrados na Bacia de Santos, apesar de acumularem grandes porções de petróleo e gás natural, são condensados e pouco atrativos comercialmente, em função da baixa qualidade dos reservatórios. 
D) Em vista do papel essencial da Petrobras para o sucesso exploratório do Pré-Sal e do volume de recursos envolvidos, o Governo Federal desenhou um aparato regulatório para exploração exclusiva da empresa, resultando em uma maior participação estatal na apropriação da renda gerada por petróleo e gás natural.

Questão 03 -  UECE - 2018.1 - Considerando as características contemporâneas do Ceará, analise as seguintes afirmações: 
I. O crescimento econômico sentido pelo Ceará nos últimos anos não tem sido suficiente para mudar o quadro de desigualdade social e de concentração de riquezas predominante no estado. 
II. Os litorais cearenses se apresentam como verdadeiros espaços de consumo — expressão da transformação da natureza em mercadoria — onde o território é posto como cenário atrativo para visitantes interessados em turismo de sol e mar. 
III. A migração campo/cidade, decorrente da organização social e da estrutura fundiária predominante no estado, resultou na formação de extensas periferias urbanas, em especial aquelas localizadas em Fortaleza e sua área de entorno. 
É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) II apenas. 
C) I e II apenas. 
D) I e III apenas

Questão 04 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “A tarde daquela quinta-feira corria como outra qualquer. Crianças na escola começavam a se agitar para o fim da aula, o senhor de idade levantava do seu costumeiro repouso, trabalhadores retornavam da jornada. Porém, de maneira abrupta, aquilo que alguns temiam se realizou. Por volta das 15 horas e 30 minutos, no município de Mariana, a estrutura da barragem de rejeitos minerários de Fundão, de propriedade da Samarco (Vale/BHP Billiton) se rompeu e aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de lama invadiram o leito dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. Por meio de muita poeira e de barulhos estrondosos, as famílias que moravam à jusante receberam o anúncio. Em questão de minutos, viram aproximar de si uma montanha de lama, que arrombava as portas de casa, derrubava as paredes, arrastava as árvores e os carros. Quem conseguiu, correu com a roupa do corpo para o lugar mais alto que podia alcançar. Para trás, foram deixados animais, plantações, casas, documentos, algum retrato de família, algum brinquedo de infância, um objeto de sorte, uma carta de amor”. 
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. 23 de novembro de 2017. No Rio Doce, dois anos de violência e de luta. Disponível em https://diplomatique.org.br/dois-anos-deviolencia-e-luta-no-rio-doce-samarco/. 
O texto acima relata um dos maiores acidentes ambientais já ocorridos no Brasil, como consequência do rompimento da barragem de Fundão (MG), em 2015. Sobre os desdobramentos desse desastre, é correto afirmar que
A) passados dois anos do acidente, a “ressurreição” dos rios atingidos já é uma realidade, uma vez que as empresas responsáveis pelo desastre concluíram a retirada dos rejeitos depositados. 
B) a recuperação do ambiente atingido por esse desastre ambiental é lenta, mas as consequências não são tão graves, pois o acidente não trouxe maiores problemas para as pessoas ali residentes. 
C) após dois anos do rompimento da barragem de Fundão, o rejeito de minério ainda encobre áreas devastadas, e milhões de metros cúbicos da lama seguem espalhados, deixando marcas no meio ambiente e nas comunidades atingidas. 
D) até hoje, as empresas e o poder público não deram resposta para questões ambientais emergenciais ocorridas com o rompimento da barragem de Fundão, porém todas as pessoas atingidas pelo desastre já foram indenizadas e estão reconstruindo suas vidas em municípios distantes dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce.

Questão 05 -  UECE - 2018.1 - Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre as mais recentes características da vida urbana nas grandes cidades contemporâneas. 
( ) As cidades são lugares importantes para os acontecimentos da vida contemporânea, mas sua riqueza econômica não foi capaz de provocar distribuição mais equitativa de bens e serviços sob a ótica da justiça social. 
( ) Nas grandes cidades, é cada vez mais comum a construção de muros físicos que dificultam a possibilidade de integração da vida comunitária, estabelecendo diferentes contrastes no que tange ao uso do solo e ao modo de vida. 
( ) Muitas áreas, antes subvalorizadas nas grandes cidades, passam por processos de reabilitação, nos quais a antiga infraestrutura é substituída por uma mais recente, exclusivamente voltada para a diminuição do déficit habitacional da população mais pobre. 
( ) Nas grandes cidades, os movimentos sociais urbanos praticamente desapareceram, como resultado de conquistas sociais mais significativas, pela diminuição do uso especulativo do solo e pela gradativa redução das assimetrias socioespaciais. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) V, V, F, F. 
B) F, V, V, V. 
C) V, F, F, F. 
D) F, F, V, V.

Questão 06 -  UECE - 2018.1 - Atente ao que se diz a seguir a respeito das questões étnicas africanas no Brasil. 
I. O triângulo dos fluxos econômicos comerciais do século XV ao XIX, envolvendo a Europa, África e América, que tinha o Oceano Atlântico como espaço de ligação, está na gênese do tráfico demográfico forçado de negros para o Brasil por quase quatro séculos, o que definiu a forte presença da cultura africana na sociedade brasileira. 
II. Mudanças na estrutura histórica da sociedade brasileira garantem que a noção de inferiorização dos conhecimentos, saberes e tecnologias da cultura negra e africana está superada.
III. Apesar dos avanços na discussão sobre alteridade e discriminação racial no Brasil, ser descendente de referências africanas no país continua sendo um fator de risco, um desafio para a manutenção da sobrevivência humana e um esforço adicional para ter visibilidade no sistema dominante. 
É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) I e III apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I e II apenas.

Questão 07 -  UECE - 2018.1 - Considerando os movimentos que configuram uma nova Geografia do território brasileiro, é correto afirmar que 
A) a pequena complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão de interações espaciais eminentemente regional, visto que o país está estruturado em torno de metrópoles que articulam relações de limitada abrangência espacial. 
B) mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo, em especial as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste agricultura moderna e mecanizada. 
C) é indiscutível a existência da integração plena do território brasileiro, para a qual os meios de transporte naval, aéreo e rodoviário contribuem de igual maneira. 
D) a despeito dos ciclos sucessivos de crescimento econômico regional, instaurou-se no Brasil, a partir da segunda metade do século XX, a expansão de uma economia realmente nacional quando a hegemonia da região Sudeste sobre as demais regiões não pôde mais ser contestada.

Questão 08 -  UECE - 2018.1 - Assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se diz a seguir sobre a paisagem e a formação da região Nordeste do Brasil. 
( ) Entre as grandes regiões brasileiras, o Nordeste caracteriza‑se por apresentar as paisagens naturais e culturais menos diversificadas. 
( ) Durante a fase de ocupação do território nordestino a partir da agroindústria canavieira, destacou-se a utilização de força de trabalho escrava e uma acumulação de riquezas com forte dependência do mercado externo.
( ) Além de estimular o povoamento de grandes parcelas do sertão semiárido no Nordeste do Brasil, a cultura algodoeira desenvolveu a indústria têxtil, atrelando cultura agrícola e atividade manufatureira na região. 
( ) Pelo fato de ser a região de ocupação mais antiga do território brasileiro, a colonização inicial do Nordeste deu‑se em função da demanda por produtos alimentícios e por matérias-primas. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) V, F, F, F. 
B) F, V, V, V. 
C) V, F, F, V. 
D) F, V, V, F.

Questão 09 -  UECE - 2018.1 - No que concerne à geografia humana da Amazônia, assinale a afirmação verdadeira. 
A) Até o fim do século XX, a Amazônia concentrava uma população que tinha relações econômicas e culturais muito ligadas aos rios, mas, com o aumento da concentração de pessoas em cidades construídas ao longo de rodovias, esta territorialidade se transformou. 
B) Uma das práticas de ação sobre a Amazônia é aquela conduzida por empresas ligadas à extração de riquezas oriundas da biodiversidade, que, ao contrário das estratégias convencionais de mercado, não prejudicam a cultura e o conhecimento das populações tradicionais. 
C) Na Amazônia, as relações territoriais comandadas pelo avanço nos meios de comunicação e transporte já não mais submetem a circulação, o comércio e os fluxos de pessoas aos ritmos impostos pelas enchentes e vazantes dos grandes rios. 
D) A Amazônia sente fortes impactos com o avanço do agronegócio e da exploração mineral, que substitui a floresta por pasto ou por sítios de exploração de commodities, especialmente na borda meridional da região, estendendo-se da parte oriental do Pará até a ocidental, em Rondônia.

Questão 10 -  UECE - 2018.1 - A expressão BRIC foi lançada em 2001, em referência ao conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que assumiu um papel importante na economia mundial para os cinquenta anos seguintes. O grupo foi formalizado em 2006 e sua primeira cúpula ocorreu em 2009, e, desde então, além de ter recebido a África do Sul como mais um novo membro, lançou um banco de desenvolvimento — The New Development Bank — e um fundo de reservas denominado BRICS Contingent Reserve Arrangement, passando a ser conhecido no cenário geoeconômico internacional como BRICS. 
O principal objetivo dos países participantes do BRICS é 
A) fortalecer o papel econômico organizador dos Estados Unidos no cenário internacional. 
B) garantir a centralização da elaboração de políticas internacionais sobre produção e venda de petróleo dos países integrantes. 
C) defender uma ordem internacional multipolar, criando espaços de discussão para elaborar planos de ação política e econômica entre os países integrantes. 
D) oferecer ajuda mútua militar entre os países membros.

Questão 11 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Mas na maioria das cidades ao redor do mundo, os efeitos das ilhas de calor no verão são vistos como um problema. Ilhas de calor contribuem para o desconforto das pessoas, para problemas de saúde, contas de energia mais elevadas e maior poluição”. 
Gartland, L. Ilhas de calor, como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. São Paulo. Oficina de textos. 2010. p.10. 
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que as ilhas de calor são fenômenos urbanos que têm dentre suas características 
A) aumento do saldo de radiação e convecção reduzida. 
B) aumento da evaporação e diminuição do saldo de radiação. 
C) temperatura do ar mais elevada e redução de áreas impermeáveis. 
D) evaporação reduzida e alta refletância solar dos materiais urbanos.

Questão 12 -  UECE - 2018.1 - Considerando os processos e a dinâmica das paisagens, pode-se afirmar corretamente que, em ambientes estáveis, ocorre(m) 
A) morfogênese. 
B) pedogênese. 
C) erosão mais intensa. 
D) solos arrasados.

Questão 13 -  UECE - 2018.1 - Os planaltos sedimentares tabuliformes e cuestiformes do domínio das bacias sedimentares paleomesozoícas que ocorrem no Ceará integram os Grupos Ubajara, Jaibaras e a Formação Basal da bacia do Maranhão/Piauí. No Ceará, essas características pertencem à(s) unidade(s) conhecida(s) como 
A) Planalto da Ibiapaba. 
B) Depressão sertaneja. 
C) Planaltos residuais. 
D) Maciços centrais e ocidentais.

Questão 14 -  UECE - 2018.1 - O processo de desertificação é complexo e multifatorial, envolvendo causas naturais e antrópicas que atuam na dinâmica das paisagens suscetíveis a este evento. Dentre os fatores antrópicos que atuam mais diretamente nesse processo encontra-se 
A) a exploração dos recursos naturais baseada nas práticas de coleta. 
B) a perfuração de poços profundos nas regiões cristalinas. 
C) a prática de cultivo baseada no desmatamento. 
D) a recuperação da vegetação ciliar.

Questão 15 -  UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte enunciado: 
“Ocupando grande parte da estável Plataforma Sulamericana, o Brasil era considerado, até pouco tempo, como assísmico, por não se conhecer a ocorrência de sismos destrutivos. Estudos sismológicos desde a década de 1970 mostraram que a atividade sísmica no Brasil, apesar de baixa, não pode ser negligenciada. [...] Pequenos sismos intraplaca podem ocorrer em qualquer local”. 
Assumpção, M. e Dias Neto, C. N. Sismicidade e estrutura interna da Terra. In: Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de textos. 2001. p. 56. 
Mesmo apresentando uma certa estabilidade sísmica, no Brasil ocorrem pequenos sismos. Algumas das áreas mais ativas são os estados do 
A) Rio Grande do Norte e Ceará. 
B) Rio de Janeiro e Paraná. 
C) Pará e Amapá. 
D) Acre e Piauí.

Questão 16 -  UECE - 2018.1 - Os movimentos de circulação da água nos ambientes têm uma relação direta com os volumes de chuva precipitados, com os mecanismos de evaporação e evapotranspiração, e com os fluxos de escoamento vertical e superficial. Com relação à acumulação das águas subterrâneas no semiárido cearense, é correto afirmar que esse processo 
A) se iguala ao volume de água evaporado. 
B) supera os volumes evaporados. 
C) é igual ao volume acumulado nos reservatórios de superfície. 
D) é menor que o processo de evaporação.

Questão 17 -  UECE - 2018.1 - Solos pouco evoluídos, delgados, com ausência de horizonte B, onde predominam de forma bastante preservadas as características da rocha original, são conhecidos como A) luvissolos. 
B) argissolos. 
C) neossolos. 
D) planossolos.

Questão 18 -  UECE - 2018.1 - Os padrões de drenagem associados aos controles estruturais apresentam-se em vários tipos. O tipo que corre onde os cursos fluviais fluem em direção à área central em regiões de crateras e bacias tectônicas é conhecido como 
A) centrípeto. 
B) dendrítico. 
C) anelar. 
D) paralelo.

Questão 19 -  UECE - 2018.1 - As precipitações no nordeste brasileiro são controladas por alguns sistemas, dentre os quais se destaca a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pela maior parcela das chuvas na porção norte do nordeste do Brasil. Além desse importante sistema, também atua(m) produzindo chuvas na região Nordeste 
A) a zona de precipitação subtropical – ZPS. 
B) os complexos convectivos de mesoescala – CCM. 
C) o sistema de monções da América do Sul – SMAS. 
D) a corrente circumpolar antártica – CCA.

Questão 20 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Dunas costeiras se formam em locais em que a velocidade do vento e a disponibilidade de areias praiais de granulometria fina são adequadas para o transporte eólico”. 
Muehe, D. Geomorfologia Costeira. In: Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1994. p.298. 
Quanto ao processo de formação de dunas, é correto afirmar que à retaguarda de praias de baixa energia são formadas dunas 
A) frontais. 
B) oblíquas. 
C) parabólicas. 
D) blow out.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - A
04 - C
05 - A
06 - B
07 - D
08 - B
09 - D
10 - C
11 - A
12 - B
13 - A
14 - C
15 - A
16 - D
17 - C
18 - A
19 - B
20 - A

Nenhum comentário: