PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 24 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018.1 - UECE - 1ª Fase

Questão 31 -  UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte excerto sobre desenvolvimento sustentável: “A natureza se levanta de sua opressão e toma vida, revelando-se à produção de objetos mortos e à coisificação do mundo. A superexploração dos ecossistemas, que os processos produtivos mantinham sob silêncio, desencadeou uma força destrutiva que [...] gera as mudanças globais que ameaçam a estabilidade e sustentabilidade do planeta [...]. O impacto dessas mudanças ambientais na ordem ecológica e social do mundo ameaça a economia como um câncer generalizado e incontrolável, mais grave ainda do que as crises cíclicas do capital”. 
LEFF, Enrique. In: Saber ambiental – sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 56.

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira. 
A) A discussão levantada pelo texto fortalece a tese de que o ambiente necessita ser interpretado cada vez mais a partir de bases ecológicas, com destaque para projetos de restauração e descontaminação de ecossistemas em desequilíbrio. 
B) O texto apresenta-se otimista, sobretudo ao informar que a natureza entrou em sintonia com o progresso econômico e se converteu em um suporte para o desenvolvimento justo da sociedade. 
C) Uma das interpretações do texto que pode ser realizada é a de que a sustentabilidade ambiental depende marcadamente do desenvolvimento do mercado globalizado, da eficácia da tecnologia e da racionalidade instrumental. 
D) O texto sugere que a questão ambiental é um campo de ação política e econômica, inscrevendo-se nas grandes mudanças produtivas e de consumo contemporâneas.

Questão 32 - UECE - 2018.1 - Assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se diz a seguir sobre o papel dos Estados Unidos da América na geopolítica e na geoeconomia internacionais. 
( ) Continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta. 
( ) Têm no seu mais recente presidente eleito, Donald Trump, um reconhecido conservador no que tange às ações de política externa em relação a países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte. 
( ) Fortaleceram importante posição de liderança ambiental global ao assumir compromissos na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, em especial durante o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima. 
( ) Com a crise econômica sentida nos últimos anos, o país tem desenvolvido uma política de desmilitarização e redução dos custos com armamentos, fato que já resultou numa diminuição das tensões internacionais com países inimigos. 
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
A) F, V, F, V. 
B) V, F, V, F. 
C) F, V, F, F. 
D) V, F, V, V.

Questão 33 - UECE - 2018.1 - Sobre a desigualdade geográfica do desenvolvimento humano, é correto afirmar que 
A) no que diz respeito aos problemas sociais que crescem no mundo, a noção de segregação, associada ao fenômeno de exclusão de direitos por parte de algumas pessoas, ainda não atingiu a população residente nos países europeus. 
B) mesmo nos países considerados muito ricos, tais como Estados Unidos e Inglaterra, em suas grandes cidades existem áreas ou bairros onde reinam a violência, a delinquência, a economia informal e atividades ilícitas, e a população residente nesses locais é desprovida de serviços públicos de qualidade. 
C) as disparidades do binômio riqueza-pobreza ainda são marcantes entre certos grupos de países no mundo; porém, o mesmo não se observa no interior do território de cada país, geralmente marcado por homogeneidade no que tange ao bem-estar social da população. 
D) as desigualdades sociais entre zonas rurais e urbanas — um dos contrastes geográficos mais flagrantes já sentidos pela humanidade — foram superadas com o advento da biotecnologia voltada à produção de alimentos.

Questão 34 - UECE - 2018.1 - Considerando dados e informações relativos ao sistema regional do Brasil, assinale a afirmação verdadeira. 
A) As dinâmicas espaciais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sintetizam tempos e espaços diferenciados: a primeira é marcada pela circulação fluvial e rodoviária que abre clareiras na floresta; e a segunda é definida pelo papel do moderno agronegócio. 
B) Na região Sudeste do país, dadas as características históricas e geográficas de seu desenvolvimento, a distribuição da população apresenta estrutura dispersa, sem efeito significativo de aglomeração demográfica nos maiores centros urbanos metropolitanos. 
C) A região Sul do Brasil corresponde ao núcleo original da industrialização, fenômeno que justifica estar nas capitais dessa região a maior centralidade exercida pelo mercado financeiro. 
D) Na região Nordeste do país, é flagrante a transformação causada pelo dinamismo econômico que fortaleceu as cidades médias em detrimento do tradicional papel central das metrópoles.

Questão 35 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”. 
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil. 
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado 
A) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre. 
B) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural. C) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino. 
D) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.

Questão 36 - UECE - 2018.1 - Leia atentamente o seguinte enunciado: “Os processos associados aos rios, denominados processos fluviais, enquadram-se, num sentido mais amplo, no conjunto de processos aluviais, que compreendem a erosão, transporte e sedimentação em leques aluviais, rios e leques deltaicos”. 
Riccomini, C., Giannini, P. C. e Mancini, F. Rios e Processos aluviais. In. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2001. 
Os leques aluviais, presentes em várias regiões de clima árido e úmido, constituem um importante tipo de depósito, com grande importância econômica, uma vez que podem conter ouro e diamantes dentre outros tipos de placer. 
Dentre as principais características desses sistemas, encontra-se 
A) a tendência de apresentarem forte escoamento superficial e transporte de clastos de granulação grossa resultante da desagregação mecânica das rochas. 
B) a presença majoritária de sedimentos finos depositados durante o Cretáceo em ambientes fluviomarinhos. 
C) a ocorrência de camadas sub-horizontais de rochas cristalinas que recobrem um substrato com dobras e falhas. 
D) o conteúdo variável de detritos orgânicos em camadas empilhadas, compostas por sedimentos finos como argilas siltosas.

Questão 37 - UECE - 2018.1 - Observe o que se diz a seguir a respeito do conceito de paisagem na geografia física: “Por meio do conceito de paisagem, o imaginário social transforma culturalmente a natureza, ao mesmo tempo que os sistemas técnicos agregam ao território as formas-conteúdo da paisagem constituídas por representações sociais”. 
Vitte, Antônio Carlos, O Desenvolvimento do conceito de paisagem e a sua inserção na Geografia Física. Mercator - Revista de Geografia da UFC. 2007. 
Considerando os aspectos relativos ao conceito de paisagem na geografia física, como tratado no excerto acima, é correto concluir que paisagem 
A) é um elemento estático e imutável na escala de tempo humana. 
B) é tudo aquilo que pode ser visto e não pode ser alterado. 
C) possui um caráter dinâmico, podendo ser modificada e construída. 
D) está restrita à dimensão física do espaço e é composta por elementos abióticos.

Questão 38 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte trecho de um artigo sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP do Clima: “Havia no início da conferência um clima de desconfiança de que esses compromissos não seriam seguidos. Por um lado, países como Polônia, ainda muito dependentes de carvão, ameaçam as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia como grupo. Alemanha também vem sendo muito criticada por, apesar de vir investindo muito em energias renováveis, ainda ter diversas usinas a carvão que, se não forem desativadas, tornam a meta alemã impossível de ser cumprida”. 
COP do Clima deve reafirmar necessidade de cumprir compromissos até 2020. Giovana Girardi. 15 novembro 2017. Jornal Estadão. Disponível em http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambientese/cop-do-clima-deve-reafirmar-necessidade-de-cumprircompromissos-ate-2020/ 
A COP do Clima, realizada recentemente em Bonn, na Alemanha, reuniu além do Brasil, diversos países. Essa conferência teve como tema central 
A) a discussão e o estabelecimento de regras do acordo de Paris. 
B) as ações globais para a preservação da vida nos oceanos. 
C) a redução dos arsenais nucleares dos países que detêm essas armas. 
D) o processo de subida no nível do mar e seus impactos nos próximos 20 anos.

GABARITO
31 - D
32 - NULA
33 - B
34 - A
35 - D
36 - A
37 - C
38 - A

Nenhum comentário: