PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Verão 2017 - PUCRS

Questão 11 - PUCRS 2017 - Analise o mapa e selecione a sequência que corresponde às localizações numeradas de 1 a 5.
Questão 12 - PUCRS 2017 - Considere o texto e as afirmações a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). No dia 24 de agosto de 2016, um forte terremoto com magnitude de 6,2 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália, provocando mais de 300 mortes e muita destruição em cidades localizadas na região dos Montes Apeninos. Após o abalo de maior magnitude, foram sentidas mais de duas centenas de réplicas em áreas próximas ao epicentro do tremor.
Considerando a estrutura geológica da crosta terrestre e a ocorrência de abalos sísmicos no planeta, podemos afirmar que 
( ) os abalos sentidos na região central da Itália são resultado da ação erosiva sobre os dobramentos antigos que constituem os Montes Apeninos. 
( ) o terremoto que atingiu a Península Itálica é resultado da tectônica de placas envolvendo as placas Euroasiática e Africana. 
( ) os tremores registrados na Itália estão vinculados à Teoria da Isostasia. 
( ) a região conhecida por Anel de Fogo do Pacífico é considerada uma das zonas mais propensas a terremotos no planeta. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
A) F – V – F – V 
B) F – F – V – F 
C) F – V – F – F 
D) V – F – V – F 
E) V – V – F – V

Questão 13 - PUCRS 2017 - No início do século XIX, cerca de 8% da população mundial morava em áreas urbanas. Cem anos depois, esse percentual tinha praticamente dobrado, atingindo a marca de 15% do total mundial. Atualmente, a maioria da população mundial é urbana. Nesse contexto, podemos afirmar que, além de São Paulo, maior metrópole brasileira, as duas outras cidades mais populosas do Brasil, são, respectivamente, 
A) Brasília e Fortaleza. 
B) Belo Horizonte e Fortaleza. 
C) Rio de Janeiro e Salvador. 
D) Salvador e Belo Horizonte. 
E) Rio de Janeiro e Brasília.

Questão 14 - PUCRS 2017 - Sobre as causas e consequências da chamada “ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que colabora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se:
I. Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais. 
II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera. 
III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor. 
IV. A elevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes. Estão corretas apenas as afirmativas 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) II e III. 
D) II e IV. 
E) I, III e IV.

Questão 15 - PUCRS 2017 - A modernização do parque industrial brasileiro e da produção agropecuária, além dos investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, comunicações e energia, tem alterado a estrutura do mercado de trabalho no País. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar: 
A) A informatização pode provocar desemprego no setor bancário, mas gera novos postos de trabalho em fábricas de equipamentos (hardware) e programas (software), bem como na área de marketing. 
B) A mecanização no corte de cana-de-açúcar provoca desemprego para muitos boias-frias, mas aumenta a produtividade e torna a indústria mais competitiva, permitindo a criação de novos postos de trabalho em fábricas de máquinas e equipamentos. 
C) Ao longo do processo de modernização, houve mudança da estrutura produtiva, fusão de empresas e nova configuração dos setores da economia nacional, dinamizando a alternância de postos de trabalho. 
D) A iniciativa privada, através da concessão de exploração em diversos setores de infraestrutura, libera contingentes de trabalhadores, que são absorvidos pelo setor público. 
E) O setor de robótica da indústria automobilística no Brasil restringe postos de trabalho e exige uma maior qualificação da mão de obra empregada na linha de montagem.

Questão 16 - PUCRS 2017 - Em escala mundial, é possível identificar conflitos provocados por diferentes causas. Na América Latina, eles são, predominantemente, de origem socioeconômica, ocorrendo em cenários onde a concentração de renda convive com a extrema pobreza. Exemplo disso são os países numerados no mapa a seguir, nos quais atuam, respectivamente, os grupos: 
1. Zapatistas 
2. Tupac Amaro 
3. FARCS 
4. Sendero Luminoso

Estão corretas apenas as identificações dos grupos 
A) 1 e 2. 
B) 1 e 4. 
C) 3 e 4. 
D) 1, 2 e 3. 
E) 2, 3 e 4.

Questão 17 - PUCRS 2017 - Os relógios de uma cidade localizada na América do Norte, a 80º Oeste e a 33º Norte, marcam 13 horas no horário de verão. Que horas marcariam se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão? 
A) 11 horas e 20 minutos. 
B) 11 horas e 40 minutos. 
C) 12 horas e 40 minutos. 
D) 13 horas e 29 minutos. 
E) 14 horas.

Questão 18 - PUCRS 2017 - A planície costeira do Rio Grande do Sul, localizada na porção leste do Estado, é a paisagem de formação geológica mais recente do território gaúcho (quaternário). Apresenta-se mais estreita no seu trecho norte e mais ampla nas porções centro-sul. Além dessas características, a planície costeira 
I. é formada basicamente por deposição sedimentar originária de avanços e recuos do nível do mar nos últimos quatrocentos mil anos. 
II. apresenta um grande número de corpos d’água – lagunas e lagoas costeiras – que configuram um registro na paisagem de níveis de mar mais alto, relacionado aos períodos de aquecimento global de um passado geológico recente. 
III. apresenta, como cobertura vegetal original, a vegetação de restingas sobre sequências de depósitos sedimentares marinhos/eólicos, intercalados com corpos d’água. 
IV. tem, como limite interior, no trecho norte, as escarpas do Planalto Meridional; e, no trecho sul, os leques aluvias junto à encosta do embasamento cristalino. Estão corretas as características 
A) I e II, apenas. 
B) I e III, apenas. 
C) I, II e IV, apenas. 
D) II, III e IV, apenas. 
E) I, II, III, IV.

Questão 19 - PUCRS 2017 - No início da década de 2000, o economista Jim O’Neill apresentava ao mundo o termo BRICS, idealizado a partir de um estudo intitulado: “Construindo uma melhor economia global”. O termo é formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e, a partir de 2011, as da África do Sul. A sigla tem a função de delimitar os países emergentes capazes de se aproximar, se igualar ou, até mesmo, ultrapassar tradicionais potências econômicas mundiais.
Sobre os BRICS, NÃO se pode afirmar que 
A) a sigla se refere a um grupo de cinco países que apresentam características socioeconômicas similares, tais como significativo índice populacional, aumento da participação no comércio internacional e consideráveis desigualdades sociais. 
B) a extensa área territorial e os recursos naturais disponíveis são características físicas comuns aos países do BRICS. 
C) constituem um bloco econômico que, com tratados registrados e pactos reconhecidos, busca uma redução tarifária comercial, bem como a redução de custos alfandegários e aduaneiros. 
D) trata-se de um agrupamento não formal de países que busca, sem burocracias, estabelecer um canal de trocas mútuas entre os membros que o compõem. 
E) os acordos firmados entre os cinco países visam arrecadar fundos, através de mecanismos financeiros, para promover obras ligadas à infraestrutura nas nações envolvidas.

Questão 20 - PUCRS 2017 - As áreas representadas no mapa abaixo indicam os/as principais _________ no território brasileiro.



A) climas 
B) unidades de solo 
C) bacias hidrográficas 
D) conjuntos fitogeográficos 
E) unidades geomorfológicas

GABARITO
11 - E 
12 - A 
13 - C 
14 - D 
15 - D 
16 - D 
17 - B 
18 - E 
19 - C 
20 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...