PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2018 - UDESC

Questão 40 - UDESC - 2018.2 - Em 2016 a produção de energia eólica se destacou na região Nordeste do Brasil, representando cerca de 37% da matriz energética nordestina e a sua principal fonte de geração de energia. Há 10 anos, os ventos eram responsáveis por apenas 0,3% da produção de energia do Nordeste. 
Disponível em: acessado em março, 2018. 
Assinale a alternativa incorreta com relação à energia eólica. 
A. ( ) A energia eólica é a fonte de produção energética mais importante, não apenas na região Nordeste, mas também nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 
B. ( ) A produção de energia eólica é responsável pela geração de muitos empregos na região Nordeste. 
C. ( ) Mesmo com a recessão na economia nos últimos anos, a energia eólica continuou crescendo e recebendo investimentos. 
D. ( ) Nesse mesmo ano, 2016, o Brasil foi o 5º colocado entre os países do mundo em capacidade instalada de energia eólica. 
E. ( ) O Rio Grande do Norte foi o maior produtor de energia eólica do país, com 1.227 MW médios, em 2017.

Questão 41 - UDESC - 2018.2 - Sobre os mecanismos das chuvas e o que as caracterizam, assinale a alternativa incorreta. 
A. ( ) A chuva do tipo frontal é caracterizada pela colisão de duas massas de ar: a quente sobe, devido sua menor densidade, e a fria desce, devido sua maior densidade. 
B. ( ) As chuvas de relevo ou orográficas ocorrem quando uma elevação do relevo impede a passagem da massa de ar. Essas chuvas são características da região litoral. 
C. ( ) As chuvas convectivas são características das regiões equatoriais, locais de ventos fracos, e os movimentos de ar são essencialmente verticais, também ocorrem em regiões temperadas por ocasião do verão com tempestades violentas. 
D. ( ) As chuvas do tipo convectivas são as famosas “chuvas de verão”, e são decorrentes de altas temperaturas, principalmente, na estação do verão nos finais de tarde. O principal tipo de nuvem associado a esta chuva é a cirrus. 
E. ( ) As nuvens chamadas de Cumulonimbus, associadas a eventos meteorológicos extremos, provocam a ocorrência de tempestades com muitos raios e chuvas volumosas.

Questão 42 - UDESC - 2018.2 - Sobre a União Europeia e sua geopolítica, assinale a alternativa incorreta. 
A. ( ) Em 1991 foi assinado o Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia, que representou um avanço no processo de integração política e social entre os países integrantes deste tratado, com a implementação de uma cidadania europeia. 
B. ( ) Brexit corresponde a uma abreviação para designar a saída do Reino Unido da União Europeia. Esta não é a primeira vez que um país membro deixa a união política, visto que a Grécia fez o mesmo em 2012. 
C. ( ) Em 2017, oito países foram retirados da lista negra de paraísos fiscais da União Europeia, comprometendo-se a ser mais transparentes. 
D. ( ) A União Europeia tem uma moeda única, o euro, criada pelo Tratado de Maastricht como uma moeda para trocas de câmbio entre os países que fazem parte do acordo. 
E. ( ) Em 2016, foi realizado um plebiscito para avaliar a opinião da população britânica sobre a saída de Grã-Bretanha da União Europeia. O resultado revelou uma divisão do país e, com uma pequena diferença, venceram os votos a favor do Brexit.

Questão 43 - UDESC - 2018.2 - Sobre o G20, analise as proposições. 
I. É formado pela União Europeia e mais 19 países, com economias mundialmente importantes. 
II. Da América do Sul, apenas Argentina e Brasil participam do G20. 
III. Neste ano, a cúpula do G20 será na Argentina. É a primeira vez que um país da América do Sul preside o bloco. 
IV. No G20 os eixos temáticos discutidos são: o futuro do trabalho, a infraestrutura para desenvolvimento e o futuro alimentar sustentável. 
V. Apesar de a Espanha não fazer parte do G20, é uma convidada permanente para os encontros da cúpula. Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente a afirmativa I é verdadeira. 
E. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 44 - UDESC - 2018.2 - Mesmo com o grau tecnológico atual, ainda se enfrentam problemas para representar grandes espaços físicos em um plano, pois há diversos tipos de projeções cartográficas. Analise as proposições sobre as projeções cartográficas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. 
( ) Um dos principais problemas da projeção de Mercator é que ela acaba distorcendo as áreas continentais, aumentando as que se localizam em baixa latitude. 
( ) A projeção Azimutal é utilizada para representar áreas específicas, tem-se como exemplo dessa projeção o símbolo da ONU. 
( ) Destaca-se positivamente, na projeção de Mercator, a capacidade de manter as formas dos continentes. 
( ) A projeção de Peters busca manter a proporcionalidade entre as áreas, fazendo com que os países do Sul ganhem destaque no mapa. 
( ) A projeção cônica é utilizada em mapas de latitude alta, pois causa menor distorção nessa região. 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. 
A. ( ) F – V – V – V – F 
B. ( ) V – V – F – V – V 
C. ( ) V – F – F – V – F 
D. ( ) F – F – V – V – F 
E. ( ) V – V – F – F – V

Questão 45 - UDESC - 2018.2 - A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC. Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado: 
A. ( ) Aquecimento global 
B. ( ) Efeito estufa 
C. ( ) Radiação ultravioleta 
D. ( ) Inversão térmica 
E. ( ) El Niño

Questão 46 - UDESC - 2018.2 - O mapa é uma das representações visuais mais antigas do pensamento geográfico. A palavra mapa é uma abreviação do termo latim mappa, que significa toalha de mesa. Há registros de comerciantes e navegadores que, ao discutirem rotas e caminhos, estendiam uma toalha sobre a mesa e rabiscavam sobre ela os traçados desejados. Surgindo, assim, o documento gráfico mapa, importante ferramenta de localização e orientação, além de privilegiado artefato para informações sobre o espaço geográfico. Analise as proposições em relação à leitura de mapas, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. 
( ) A linha do Equador delimita o plano perpendicular à linha dos pólos, a qual passa pelo centro da esfera terrestre dividindo esta esfera em duas partes iguais. 
( ) Paralelos são linhas imaginárias que ligam um pólo do planeta ao outro. São, portanto, semicircunferências. 
( ) O primeiro mapa que se conhece é de origem babilônica, e calcula-se que tenha sido feito por volta de 2400 a.C.. 
( ) As coordenadas geográficas reúnem informações necessárias à localização de qualquer ponto na superfície da Terra. 
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo. 
A. ( ) V – V – V – F 
B. ( ) V – F – F – F 
C. ( ) V – F – V – V 
D. ( ) F – V – V – V 
E. ( ) F – V – F – F

Questão 47 - UDESC - 2018.2 - Leia o texto e complete as lacunas adequadamente. 
O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações ___ recentes e estruturas ___ de idade muito antiga. Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado por fatores ___, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado, sequencialmente. 
A. ( ) sedimentares – cristalinas – exógenos 
B. ( ) cristalinas – sedimentares – exógenos 
C. ( ) basálticas – sedimentares – endógenos 
D. ( ) sedimentares – cristalinas – endógenos 
E. ( ) basálticas – sedimentares – exógenos

Questão 48 - UDESC - 2018.2 - O Ciclo das Rochas é uma teia complexa de transformações da matéria, estas, às vezes, desde muito rápidas até extremamente lentas, que, em conjunto, no contexto da Tectônica de Placas, determinam modificações no reino mineral. O Ciclo das Rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro. Fonte: Carneiro C. D. R., Gonçalves P. W., Lopes O. R. 2009. O Ciclo das Rochas na Natureza. Terra e Didática, 5(1):50-62. 
Disponível em http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/ 
Analise as proposições a respeito do Ciclo das Rochas. 
I. A rocha, quando passa por processos intempéricos, forma camadas de materiais desagregados onde se formam os solos, processo que recebe o nome de pedogênese. 
II. As rochas sedimentares são formadas pela deposição e diagênese de sedimentos provenientes de outras rochas ou de materiais de origem biogênica ou, ainda, da precipitação química de minerais. 
III. As rochas metamórficas têm sua origem no resfriamento do magma, nas quais o tamanho dos cristais, geralmente, é proporcional ao tempo de resfriamento do magma: quanto mais lenta a cristalização de um magma, maiores os tamanhos dos cristais formados. 
IV. O calor, a umidade, os organismos e o relevo determinam o grau de atuação de cada um dos três processos básicos de intemperismo: físico, químico e biológico. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. 
E. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Questão 49 - UDESC - 2018.2 - O Brasil concentra quase 12% da água doce superficial do mundo. Essa abundância está relacionada aos elevados índices pluviométricos em quase 90% do território brasileiro e à existência de uma densa rede hidrográfica. Acerca dos recursos hídricos no Brasil, assinale a alternativa incorreta. 
A. ( ) A elevada demanda e o desperdício de água, aliados à falta de saneamento básico em muitos municípios brasileiros, conduzem aos altos índices de poluição das águas em áreas urbanas. 
B. ( ) A ausência de práticas agrícolas adequadas aumenta a erosão dos solos e, consequentemente, o volume de sedimentos nos rios, levando ao assoreamento. 
C. ( ) Do ponto de vista do consumo hídrico, a maior parte da água é utilizada pela indústria, que consome 75% dela, enquanto a agricultura consome 15% e o uso doméstico atinge 10%, isto como ordens de grandeza e com algumas variações regionais e locais. 
D. ( ) Nas zonas rurais, a expansão das áreas cultivadas, a retirada da mata ciliar e o uso de agrotóxicos e pesticidas geram impactos negativos nos recursos hídricos. 
E. ( ) Esgotos domésticos e efluentes industriais, jogados sem tratamento diretamente em rios, lagoas e regiões litorâneas, são as principais causas da contaminação das águas superficiais e subterrâneas em áreas urbanas.

Questão 50 - UDESC - 2018.2 - Analise as proposições sobre população. 
I. A capital Florianópolis é o município com maior número de habitantes em Santa Catarina, seguido dos municípios de Joinville e de Blumenau. 
II. A estimativa anual de população é um índice usado para definição de políticas públicas no país, como a divisão do Fundo de Participação dos Municípios e repasses do Ministério da Saúde, por exemplo. 
III. O termo povoado refere-se a uma elevada população absoluta, ou seja, uma grande quantidade de habitantes. Já o termo populoso está relacionado à ocupação espacial, isto é, o termo refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada. 
IV. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é o menor em área e a menos populoso dos estados que integram a Região Sul do Brasil. 
Assinale a alternativa correta. 
A. ( ) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
B. ( ) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. 
C. ( ) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. 
D. ( ) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. 
E. ( ) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

GABARITO
40. A 
41. D 
42. B 
43. E 
44. A 
45. B 
46. C 
47. A 
48. B 
49. C 
50. E

Nenhum comentário: