PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 26 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2017 - ACAFE

Questão 57 - ACAFE - 2017.2 - Sobre escala geográfica e escala cartográfica é correto afirmar, exceto: 
A) As representações em escalas grandes mostram áreas maiores em que aparece com dificuldade o detalhamento das áreas projetadas como, por exemplo, 1:10.000.
B) A escala geográfica define um recorte espacial, seja local, regional, nacional ou mundial; enquanto a escala cartográfica delimita a escala de representação no mapa, isto é, a proporcionalidade entre o objeto real e a representação. 
C) A representação da realidade no mapa é estabelecida por uma correspondência entre as dimensões dos objetos representados e as do papel, dadas por uma escala, que expressa quanto os elementos do espaço foram reduzidos. 
D) A escala é considerada pequena quando se reduzem muito os elementos a serem representados para que possam caber numa folha ou mapa, como é o caso de 1:24.000.000.

Questão 58 - ACAFE - 2017.2 - O mundo contemporâneo apresenta ainda muitos conflitos, alguns dos quais antigos, porém acompanhados pela emersão de novos. Para entender a geopolítica atual é preciso considerar o jogo das potências. 
Assim, analise as afirmações a seguir. 
I  - Do ponto de vista cultural a influência exercida pelos Estados Unidos no mundo é muito grande e do ponto de vista econômico esse país ainda mantém de forma clara a supremacia sobre os demais, ocupando o primeiro lugar em relação ao Produto Interno Bruto. 
II - A União Europeia (bloco formado por países europeus), do ponto de vista estratégico-militar, constituiu forças armadas unificadas que substituíram a OTAN, extinta com o fim da Guerra Fria. 
III -  A China é personagem importante na geopolítica mundial: tem o maior exército do mundo, é potência nuclear e membro do Conselho de Segurança da ONU, e tem a maior população do planeta. IV - A Índia, país do BRICS, é uma potência nuclear com mais de um bilhão de habitantes e destaca-se por possuir uma classe média quantitativamente elevada, o que lhe assegura significativo mercado consumidor interno. 
Todas as afirmações corretas estão em: 
A) II - IV 
B) III - IV 
C) I - III - IV
D) II - III - IV

Questão 59 - ACAFE - 2017.2 - "A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos. Mahatma Gandhi – líder indiano. 
Fonte: www.frase.co/de/mahatma-gandhi. (Acessado em 11/05/2017) 
Sobre a frase de Gandhi e o meio ambiente à mercê da ação humana, todas as alternativas estão corretas, exceto a: 
A) A água doce é um elemento estável e sua contínua reposição, mesmo com sua poluição e consumo crescente, se faz graças ao ciclo hidrológico, responsável pela renovação e infinitude desse recurso.
B) O mês de novembro de 2015 ficou marcado pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o qual impactou regiões e atividades produtivas, resultando em milhares de pessoas atingidas, cidades sem abastecimento de água e no rio Doce destruído. 
C) A generosidade da Terra, mesmo com o meio ambiente sendo danificado, continua ajudando na produção de alimentos, muito embora o acesso a eles não ocorra a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, que vivem na pobreza e subalimentadas. 
D) A concentração de riqueza nas mãos de poucos tem a ver com a voracidade ou com a avidez representada pelas grandes corporações que controlam tanto a economia quanto a política.

Questão 60 - ACAFE - 2017.2 - Santa Catarina é um estado de grande diversidade geográfica, tanto física quanto humana. Sobre ele é correto afirmar, exceto: 
A) Santa Catarina tem nas suas características geográficas, com enseadas e baías, a possibilidade de instalações portuárias, como é o caso dos portos de Itajaí, Imbituba, Itapoá, Navegantes e São Francisco. 
B) A fachada atlântica catarinense de inúmeras bacias hidrográficas foi a região de colonização europeia onde se desenvolveram importantes cidades catarinenses. 
C) A gênese e formação do território catarinense aponta a facilidade inicial de ligação entre o planalto e o litoral, sobretudo a ocupação do oeste do estado, efetivada pelos excedentes de colonizadores europeus dos vales fluviais litorâneos de Santa Catarina.
D) A bacia hidrográfica do Itajaí-Açu, com aproximadamente 16% do território catarinense, apresenta grande complexidade geoecológica, sujeita a dinâmica dos processos erosivos e tem fragilidade ambiental devido à configuração da bacia e declividade dos cursos d’água, além da ação antrópica existente em toda a sua área.

Questão 61 - ACAFE - 2017.2 -  A dinâmica terrestre mostra o planeta em constante transformação tanto em seu interior quanto na sua porção externa. 
Analise as afirmações a seguir quanto à geografia física geral e do Brasil. 
I -  O relevo e o modelado da superfície da Terra são decorrentes da atuação dos agentes endógenos, como é o caso das forças tectônicas e dos agentes exógenos, que modelam e atuam de forma contínua no tempo geológico. 
II -  A erosão e o intemperismo são dois processos que agem no relevo, sendo que as rochas sofrem em relação ao segundo, dependendo do ambiente, a desagregação física e a decomposição química. 
III -  A estrutura geológica do território brasileiro é constituída pelos escudos ou maciços antigos, por dobramentos modernos, os mais recentes, e pelas bacias sedimentares, as quais predominam com 64% do território nacional. 
IV  - A compreensão do clima de um lugar ocorre com o conhecimento da sucessão dos diferentes tipos de tempo - estado momentâneo da atmosfera - que atuam nesse lugar durante um período suficientemente longo. 
Todas as afirmações corretas estão em: 
A) I - IV 
B) II - III 
C) I - II - III 
D) I - II - IV

Questão 62 - ACAFE - 2017.2 - No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza os censos demográficos e econômicos, e considera população urbana aquela residente no perímetro urbano de cada município.

Sobre a tabela acima e a urbanização brasileira é correto afirmar, exceto: 
A) As regiões Sudeste e Nordeste, a conforme a tabela, possuem três municípios cada uma, seguidas do Sul com dois, Centro Oeste e Norte com um cada, sendo o Sudeste a região de maior concentração demográfica no Brasil. 
B) No Brasil, com a nova classificação das cidades a partir da globalização, as duas primeiras cidades da tabela, São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas cidades globais do tipo Alfa, pois a oferta e os fluxos de bens e serviços, bem como a densidade e a qualidade da infraestrutura urbana resultam em poder e influência entre os maiores nós da rede urbana mundial.
C) A tabela mostra os 10 municípios mais populosos, e a ausência de municípios catarinenses nesta mostra explica-se pelo fato de não existirem em Santa Catarina unidades administrativas com mais de um milhão de habitantes, mesmo que Joinville e Florianópolis sejam os maiores em população absoluta.
D) Demanda cada vez maior de tempo para deslocamento, violência, falta de infraestrutura, poluição do ar, das águas, do solo e visual, segregação espacial, subemprego e submoradia são características que marcam as grandes cidades brasileiras, muito pela falta de planejamento.

Questão 63 - ACAFE - 2017.2 - A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira. Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto: 
A) A agricultura patronal é aquela executada por empresas agrícolas submetidas à indústria, aos serviços e ao comércio, formando desta forma uma cadeia produtiva, fato ligado ao agronegócio. 
B) A Constituição de 1988 instrumentalizou o Estado brasileiro com os recursos legais que viabilizaram o desenvolvimento do espaço rural, através da monocultura e da mecanização, fortalecendo a agricultura familiar, responsável por manter os pequenos proprietários e trabalhadores rurais no campo.
C) No Brasil há um predomínio do número de estabelecimentos relacionados à agricultura familiar, porém, em relação à área, o domínio fica com a agricultura não familiar, isto é, a patronal, o que caracteriza uma estrutura agrária ainda muito concentrada. 
D) Brasil tem uma posição destacada no mercado mundial, tanto em relação aos produtos agrícolas, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e o suco de laranja, quanto em relação aos galináceos e à carne bovina.

GABARITO:
57 - A
58 - C
59 - A
60 - C
61 - D
62 - B
63 - B

Nenhum comentário: