PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 23 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2018 - UFRR - E1

Questão 13 - UFRR 2018/E1 - As formas de relevo de baixas altitudes, como as planícies, também estão presentes na paisagem amazônica. Sobre as planícies fluviais existentes na Amazônia, pode-se destacar CORRETAMENTE que: 
A) possuem superfícies irregulares e os mais longos processos de formação geológica da região. 
B) caracterizam-se por terem uma superfície inclinada com altitude de 500 metros a 800 metros. 
C) dominam completamente a região devido à presença de fortes abalos sísmicos no interior da Amazônia brasileira. 
D) abrangem uma estreita faixa de terras planas que acompanham, principalmente, o rio Amazonas, com altitude inferior a 100 metros. 
E) têm um reduzido potencial hídrico em razão dos processos tectônicos existentes na bacia amazônica.

Questão 14 - UFRR 2018/E1 - Enfrentando crise, Polo Industrial de Manaus faz 50 anos e busca caminhos O Polo Industrial de Manaus completou 50 anos em 28 de fevereiro de 2017. Esse modelo ainda é a principal mola da economia do Amazonas. Desde sua criação como zona franca, ele teve seu período de apogeu e hoje enfrenta os desafios e impactos de uma crise econômica nacional.
Fonte: adaptado de http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/02/enfrentando-crisepolo-industrial-de-manaus-faz-50-anos-e-busca-caminhos.html 
Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) A recente queda de empregos e de faturamento no Polo Industrial de Manaus foi capaz de impulsionar a economia regional. 
B) A instalação de empresas nacionais e fábricas multinacionais desencadearam também a imigração de profissionais, além da migração de trabalhadores de outras partes do Brasil. 
C) Os incentivos fiscais da Zona Franca foram um dos principais motivos de atração para centenas de fábricas. 
D) A recessão econômica do país dos últimos anos provocou um processo de desaceleração da produção industrial em Manaus. 
E) Mesmo com a desaceleração, o Polo Industrial de Manaus é uma referência importante na fabricação de celulares, tablets, televisores e motocicletas no país.

Questão 15 - UFRR 2018/E1 - O vasto território brasileiro é fortemente marcado pela presença de diferentes tipos climáticos. Embora a nomenclatura e a classificação desses tipos climáticos possam variar em razão de diferentes autores e bibliografias, podemos destacar que os climas presentes na maior parte do interior do Nordeste (i) e na maior parte da região Norte do Brasil (ii), respectivamente, possuem às seguintes características: 
A) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii). 
B) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii). C) Temperaturas elevadas com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas baixas com escassez de chuva no outono e no inverno (ii). 
D) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas amenas com pouca chuva no outono e no inverno (ii). 
E) Temperaturas elevadas com umidade durante todo o ano vinda do oceano (i); temperaturas amenas, fortes chuvas no verão e aridez no inverno (ii).

GABARITO
13 - D
14 - A
15 - B

Nenhum comentário: