sábado, 23 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016 - UFRR - E3

Questão 37 - UFRR 2016/E3 - A representação de uma dada área em um mapa requer o conhecimento da proporção matemática existente entre as dimensões do objeto no plano real e sua representação no mapa. Na figura abaixo essa proporção matemática é expressa por qual elemento.
A) Unidade espacial. 
B) Letras A, B, C e D. 
C) Quadrícula. 
D) Projeção cartográfica. 
E) Escala.

Questão 38 - UFRR 2016/E3 - Os sucessivos ciclos econômicos característicos da Amazônia ao longo da história afetaram de maneira preponderante o desenvolvimento sustentável da região. Uma economia de ciclos tem como fundamento o preço alto de um determinado produto no mercado externo. Assim, os ganhos acarretados não se encontram naquela região, eles vêm de fora. Com o fim daquele produto ou sua substituição por um outro, a população local acaba sendo afetada. Sendo assim, os ciclos econômicos na Amazônia não corresponderam à formação de uma economia regional. 
Dentre os ciclos econômicos ocorridos na Região Amazônica estão: 
A) ciclo das drogas do sertão e ciclo da borracha; 
B) ciclo da borracha e ciclo da cana-de-açúcar; 
C) ciclo do café e ciclo das drogas do sertão; 
D) ciclo do ouro e ciclo da cana-de-açúcar; 
E) ciclo da borracha e ciclo do café.

Questão 39 - UFRR 2016/E3 - A Mata Atlântica originalmente cobria uma área de 1 milhão 2 de km , estendendo-se ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Este é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do Brasil, reduzindo-se a cerca de 7% de sua área original. Analise as afirmações a seguir. 
I. o desmatamento da Mata Atlântica teve início com a chegada dos colonizadores ao Brasil, quando os portugueses extraíam o pau-brasil, uma árvore de coloração avermelhada da qual retiravam um corante muito apreciado na Europa. 
II. apesar da perda de uma vasta área, a Mata Atlântica não sofre com problemas de extinção, uma vez que as espécies endêmicas da região se encontram protegidas por Unidades de Conservação. 
III. a expansão da agricultura, principalmente ligada à produção de cana-de-açúcar no Nordeste e café no Sudeste, foi um dos fatores que levaram à supressão de vastas áreas da Mata Atlântica. 
Após a leitura, marque a opção com a(s) assertiva(s) corretas. 
A) III; 
B) I; 
C) I e II; 
D) I e III; 
E) Todas as afirmativas são incorretas.

Questão 40 - UFRR 2016/E3 - Leia atentamente as assertivas sobre a estrutura energética no Brasil: 
I- No que se refere às possibilidades de geração de energia, o Brasil apresenta grande vantagem em relação à maioria dos países, pois as condições naturais (clima, relevo, hidrografia, solo, estrutura geológica) e a dimensão territorial permitem que o país disponha de várias opções energéticas. 
II- Apesar da variedade de opções energéticas no Brasil, assim como em todo o mundo, é grande a dependência de fontes de energia não-renováveis e altamente poluidoras, especialmente no setor de transportes. 
III- Para a geração de eletricidade no Brasil, há um grande aproveitamento da força das águas, o que é bastante desfavorável, pois essa fonte de energia polui a atmosfera, não é renovável e não provoca impactos ambientais. 
IV- O Brasil apresenta um grande potencial para desenvolver fontes energéticas alternativas, sobretudo as que são agrupadas no termo biomassa, além da energia solar e eólica. 
Após a leitura, marque as assertivas corretas: 
A) I, III e IV 
B) I, II, III e IV 
C) II, III e IV 
D) I, II e IV 
E) I e IV

Questão 41 - UFRR 2016/E3 - Para todos, Chico Buarque
“ O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antônio Brasileiro...”
http://www.chicobuarque.com.br/letras/paratodo_93.htm em 15/10/2015
Essa estrofe da letra da música Paratodos, de Chico Buarque, sugere o contexto: 
A) das migrações que ocorrem internamente no Brasil; 
B) das emigrações de brasileiros para outros países; 
C) das imigrações de estrangeiros que vêm para o Brasil;
D) da transumância que é um movimento populacional sazonal; 
E) do êxodo rural apenas.

Questão 42 - UFRR 2016/E3 - Ao processo de unificação da malha urbana de duas ou mais cidades em consequência de seu crescimento geográfico damos o nome de: 
A) rede urbana; 
B) territorialização; 
C) conurbação; 
D) metropolização; 
E) regionalização.

Questão 43 - UFRR 2016/E3 - A questão dos refugiados ganhou visibilidade na mídia nos últimos meses, notadamente porque ela bate cada vez mais às portas da Europa. No entanto, inúmeros países convivem com este drama cotidianamente há muito tempo. No mapa abaixo, a questão dos refugiados já era um problema para o conjunto de países nele representados: 
Mapa dos refugiados e deslocados no Oriente Médio (2007)
Fonte: Le Monde Diplomatique. Disponível em: http://pt.mondediplo.com/spip.php?article131.04/09/2015 
De acordo com seus conhecimentos e com a leitura do mapa acima, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) Segundo o mapa, o Sudão produz mais refugiados que o Egito. 
B) Dentre as principais causas que geram os fluxos de refugiado nas regiões representadas no mapa, encontram-se conflitos armados. 
C) O Oriente Médio está entre as regiões do planeta de maior dispersão de refugiados e pessoas deslocadas. 
D) Tendencialmente, os fluxos de refugiados deslocam-se para áreas vizinhas às zonas de dispersão. 
E) O mapa mostra claramente os fluxos de refugiados em direção à Europa, causando toda a comoção ao redor do mundo.

Questão 44 - UFRR 2016/E3 - “O acrônimo Bric [...] foi criado por O'Neill como instrumento de análise financeira em 2001. Originalmente, se referia às nações emergentes que, em 2040, teriam o mesmo peso econômico dos países desenvolvidos. Por volta de 2007, autoridades desses países perceberam a possibilidade de explorar politicamente a ideia de que suas nações teriam uma "agenda" comum. Como resultado, a primeira reunião de cúpula dos Brics ocorreu em 2009, na Rússia, tendo como bandeira a luta pela reforma do sistema político e econômico internacional. A África do Sul foi "incorporada" ao grupo em 2010. É verdade que sempre houve questionamentos sobre o potencial de cooperação dos Brics em função de suas diferenças políticas e econômicas, de valores e interesses”. 
(Fonte: BBC Brasil, 7 de julho de 2015, disponível em: http://www.bbc.com /portuguese/noticias/2015/07/150706_avancos_brics_ru) 
Apesar das possíveis divergências, citadas pelo texto acima, acerca da consolidação dos BRICS como um ator importante no cenário global, os países que o integram têm realizado cúpulas anuais, onde celebram diversos acordos e entendimentos que formalizam cada vez mais as iniciativas do grupo. Em 2015, durante a VII Cúpula dos BRICS, consolidou-se uma instituição que dá unidade ao grupo e representa uma significativa alteração na geopolítica financeira global. 
Assinale a alternativa que se refere corretamente à instituição consolidada em 2015 pelos BRICS. 
A) Missão das Nações Unidas para o Mediterrâneo (MNUME), para resgatar refugiados que tentam chegar à Europa. 
B) Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido popularmente como o Banco dos BRICS. 
C) Fundo Monetário Internacional II (FMI II), que se trata de uma versão do FMI para países em desenvolvimento. 
D) Movimento Internacional Socialista (MIS), que visa expandir o socialismo e combater a influência dos Estados Unidos. 
E) Banco Central do Sul (BCS), cujo maior objetivo é estabelecer uma moeda única para os países membros.

Questão 45 - UFRR 2016/E3 - As cidades-gêmeas são importantes para a integração entre países e despertam atenção especial do poder público, principalmente do ponto de vista da fiscalização. Assinale a alternativa que aponta corretamente a(s) cidade(s) gêmea(s) do estado de Roraima e seu respectivo correspondente. 
A) Santa Elena de Uiarén (Venezuela) – Lethem (Guyana). 
B) Normandia (Brasil) – Bonfim (Brasil); Caroebe (Brasil) – São Luiz do Anauá (Brasil). 
C) Pacaraima (Brasil) – Santa Elena de Uiarén (Venezuela); Bonfim (Brasil) – Lethem (Guyana). 
D) Uiramutã (Brasil) – Santa Elena de Uiarén (Venezuela); Boa Vista (Brasil) – Caracas (Venezuela). 
E) Boa Vista (Brasil) – Manaus (Brasil).

GABARITO
37 - E
38 - A
39 - A
40 - D
41 - A
42 - C
43 - E
44 - B
45 - C

Nenhum comentário: