PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular de Inverno 2018 - PUC-SP

Questão 46 - PUC-SP 2018.2 - A Copa do Mundo de futebol 2018, organizada pela FIFA, será realizada na Rússia, país de dimensões continentais. Devido a sua grande extensão leste - oeste, a Rússia poderia ter 11 fusos horários, mas oficialmente possui apenas 9 zonas horárias. A final da Copa acontecerá no dia 15 de julho às 18:00h, hora local, no estádio Luzhniki, antigo estádio nacional Lênin, na cidade de Moscou, que está no fuso horário +3 em relação ao meridiano de Greenwich. Em qual horário a partida que decidirá o campeão se iniciará na cidade de São Paulo? Caso o jogo acontecesse no mês de janeiro de 2018, qual seria o horário para o início do jogo final da Copa, em São Paulo? 
A) em julho – 12:00h; em janeiro – 13:00h 
B) em julho – 12:00h; em janeiro – 11:00h 
C) em julho – 15:00h; em janeiro – 14:00h 
D) em julho – 13:00h; em janeiro – 12:00h

Questão 47 - PUC-SP 2018.2 - Cinturões de vento surgem porque o Sol aquece a superfície mais intensamente no equador, onde os raios solares são quase perpendiculares ao terreno. O Sol aquece a Terra menos intensamente em latitudes altas, pois aí os raios incidem obliquamente na superfície. O ar quente, que é menos denso que o frio, ascende no equador e segue em direção aos polos, descendo gradualmente à medida que esfria. O ar desce até atingir o nível do solo nos subtrópicos, a aproximadamente 30ºS e 30ºN, depois flui de volta pela superfície terrestre em direção ao equador, (...). (Para entender a Terra, 6ª edição-2013, página 538, editora bookman).

Os ventos são elementos climáticos importantes na formação das paisagens naturais do planeta. Utilizando seus conhecimentos sobre o tema, a imagem acima e o fragmento de texto apresentado, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma paisagem natural comum e característica das latitudes próximas dos 30º, e a denominação dos ventos que fluem de volta, rumo ao equador. 
A) mata tropical e ventos de leste 
B) floresta temperada e ventos contra-alísios 
C) vegetação de altitude e brisas marítimas 
D) desertos e ventos alísios

Questão 48 - PUC-SP 2018.2 - Total de pessoas famintas no mundo, em milhões de habitantes

“A fome é a expressão biológica de males sociológicos”, frase de Josué de Castro, médico pernambucano que estudou a questão da fome no Brasil em seu livro de 1964 – “Geografia da fome”. Após a interpretação dos gráficos e contando com o auxílio da frase de Josué de Castro, assinale a alternativa que melhor justifica o tema fome: 
A) O aumento dos famintos tem uma relação direta e dependente com o aumento da população absoluta no mundo, fortalecendo a teoria de Thomas Malthus, que defende a abstinência sexual, para evitar o aumento populacional e, por consequência, evitar o aumento da fome. 
B) O cruzamento dos gráficos apresenta, no primeiro momento, certa contradição, pois o aumento do número de famintos é acompanhado pelo aumento da produção de grãos, que serviriam para a alimentação dos famintos. Mas isso não acontece, evidenciando um caráter perverso no âmbito social. 
C) A falta de infraestrutura, guerras e conflitos internos dificulta a assistência e ajuda dos países ricos aos mais necessitados, sendo esses os principais motivos para o aumento da insegurança alimentar no planeta. A superação dos problemas citados assegurará a eliminação da fome em nível global. 
D) A produção de grãos não se relaciona diretamente com o consumo humano, pois é direcionada, principalmente, para ração e produção de energia. O problema da fome está relacionado, sobretudo aos desastres naturais e grandes períodos de seca ao redor do mundo, diminuindo, significativamente, a produção de alimentos.

Questão 49 - PUC-SP 2018.2 - “A separação dos continentes e o soerguimento dos Andes inverteram a direção dos cursos de água para leste, durante o Terciário. Nessa fase estima-se que a antiga bacia era formada por grandes lagos e uma drenagem muito diferente da atual. Esses lagos foram sendo preenchidos por sedimentos e, ao longo do tempo, a drenagem foi ganhando a organização atual. (Geografia do Brasil, Ross Jurandyr (org), Edusp- 2008)
Assinale a alternativa que apresenta o comentário CORRETO sobre o que foi dito no texto acima. 
A) A cordilheira dos Andes surge no Éon Arqueano, portanto, anterior à separação de Gondwana. Os grandes lagos citados foram drenados, devido à nova formulação do relevo e secaram, dando origem aos salares atuais, existentes na Bolívia, Chile e Argentina. A referida bacia hidrográfica é a bacia Amazônica, que ocupa mais de 50% do território brasileiro. 
B) Devido ao contato entre as placas tectônicas Sulamericana e do Pacífico- Sul, surge a cordilheira dos Andes, cordilheira mais extensa do planeta. A bacia hidrográfica a que o texto se refere, é a bacia Platina, formada pelos rios Paraguai, Paraná, Uruguai e seus tributários. 
C) A convergência entre as placas tectônicas de Nazca e Sulamericana, ocasionou a formação andina, cordilheira com mais de oito mil quilômetros de extensão e a inversão do curso de oeste para leste da bacia mencionada, atualmente chamada de bacia Amazônica. Foi uma entre as várias mudanças que surgiram, na dinâmica física e natural da América do Sul, nos períodos terciário e quaternário da era Cenozóica. 
D) A separação entre África e América do Sul fez surgir a cordilheira dos Andes, região com elevada ocorrência sísmica e vulcânica, devido à divergência entre as placas tectônicas sulamericana e africana. A bacia Platina, citada no texto de forma implícita, teve seu curso alterado pela cordilheira andina, transformando o rio Paraná no principal agente formador do pantanal brasileiro.

Questão 50 - PUC-SP 2018.2 - O texto abaixo deve ser lido como apoio para responder a questão.
A imensa riqueza social e natural do Cerrado está ameaçada de se perder. No ritmo atual de devastação, o bioma como tal pode desaparecer para sempre já em 2030. As consequências socioambientais desse processo são dramáticas e ainda serão mais, como diversos analistas e organizações sociais vêm alertando, caso não seja feito um esforço articulado para impedir que essa expansão para a produção de commodities continue nos moldes de violência, predação e empobrecimento que a tem caracterizado. (Le Monde Diplomatique Brasil, março de 2018, nº128, suplemento especial)
O texto apresenta uma enorme preocupação com o 2º maior bioma em área do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta de forma explícita fatos, características e tendências que podem ser identificados de forma implícita no texto. 
A) O desmate do Cerrado tem uma relação direta com o avanço da pecuária leiteira, atividade que cresce em um ritmo muito acelerado no Centro-Oeste brasileiro, transformando Goiás no 1º produtor de leite e derivados, ultrapassando Minas Gerais em 2017. 
B) O Cerrado conta hoje com algo em torno de 48% de sua cobertura original. O agronegócio, com destaque para o plantio da soja, carrega a bandeira do “campo moderno” e avança sobre a fronteira agrícola, transformando matas nativas em imensos desertos verdes. 
C) O solo que sustenta a imensa diversidade fitobotânica do cerrado é de grande fertilidade, chamado de massapê e tem origem na decomposição do gnaisse. O massapê é utilizado, sobretudo, para o plantio da laranja e da soja. 
D) O clima tropical úmido predomina no bioma Cerrado e, por apresentar chuvas bem distribuídas durante o ano, com índice pluviométrico de 1800mm/ano, se apresenta com uma vocação agrícola natural, importante para o plantio da soja. Essa característica faz do Centro-Oeste brasileiro, área com predomínio do cerrado, a região ideal para o cultivo da oleaginosa citada.

Questão 51 - PUC-SP 2018.2 - Entre os dias 18 e 23 de março de 2018, Brasília recebeu a 8ª edição do Fórum Mundial da Água (FMA), evento que acontece a cada 3 anos e visa discutir e apresentar soluções e acordos para a questão da água. 172 países estiveram representados por meio de lideranças locais e mais de 120 mil pessoas circularam pelas áreas destinadas aos encontros. Paralelo ao FMA, entre os dias 17 e 22 de março, também em Brasília, houve encontros realizados pelo Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), organização contraria ao FMA. Em relação à temática da Água e sobre o que foi dito acima, julgue as afirmativas abaixo. 
I. O FMA é uma iniciativa liderada pela ONU e de países que necessitam, urgentemente, de água potável para sua população local, como Índia, Indonésia e Arábia Saudita. 
II. O FAMA critica o FMA, pois acredita que esses encontros são uma forma de facilitar a mercantilização da água, transformando-a em uma mercadoria cada vez mais valiosa, devido ao avanço de sua escassez. 
III. As indústrias e o consumo doméstico são os grandes responsáveis pela maioria da água doce consumida noplaneta. Os encontros destacados no texto buscam soluções sustentáveis para esse problema. 
IV. Um dos temas mais polêmicos relacionados à questão da água é a chamada “água virtual”, isto é, a quantidade de água necessária para a finalização de um produto e que, normalmente, não é levada em conta de maneira justa, no preço final de uma mercadoria. Os grandes exportadores de carne e madeira, por exemplo, exigem uma revisão de preços desses itens, pois defendem a tese de que junto à carne ou madeira exportada, milhões de litros de água, de forma indireta, também são exportados.
Assinale a alternativa CORRETA: 
A) II e IV estão corretas. 
B) I e III estão corretas. 
C) I e IV estão corretas. 
D) Todas estão corretas.

Questão 52 - PUC-SP 2018.2 - Brasil tem maior número de assassinatos no campo desde 2003; Pará lidera o ranking de mortes
A violência no campo no Brasil é a maior desde 2003, segundo o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado nesta segunda-feira (16). Em 2017, foram 70 assassinatos, um aumento de 15% em relação ao número de 2016. O Pará liderou o ranking de violência, com 21 assassinatos no ano passado. Dos 70 assassinatos em 2017, 28 ocorreram em massacres, o que corresponde a 40% do total. Desde 1985 a 2017, foram registrados 46 massacres no país com 220 vítimas. No período, o Pará registrou 26 massacres, que vitimaram 125 pessoas. Fonte notícia:


Ao compararmos a notícia ao lado, datada de março de 2018, com o mapa, que apresenta o período de 1985-1996, podemos CONCLUIR que: 
A) A violência no campo está disseminada em todo o território brasileiro de maneira bastante uniforme, desde o final do século passado. Os massacres ocorridos corroboram com a ideia da precariedade ou ausência do poder público nas áreas citadas. 
B) O texto evidencia os massacres, que são ações planejadas entre marginais, ligados ao narcotráfico, devido à rota da cocaína que passa, principalmente, pelo estado do Pará. 
C) Existe uma evidente contradição entre o texto e o mapa, apesar de tratarem do mesmo tema – a violência no campo. O texto destaca o Pará como estado mais violento, mas o mapa mostra uma distribuição mais igualitária dos assassinatos no campo. 
D) O mapa e o texto se complementam e mostram que a situação de violência continua existindo no campo e concentrada, principalmente, no norte do país, destacando o estado do Pará, desde 1985 até 2017.

Questão 53 - PUC-SP 2018.2 - 

O conflito na Síria surge de maneira mais evidente em março de 2011, na esteira da primavera árabe, através de manifestações contra as políticas do presidente, que utilizou força desproporcional na tentativa de conter os manifestantes. Essa ação violenta por parte do governo desencadeou novas mobilizações populares em muitas cidades sírias, exigindo reformas políticas e a renúncia do presidente. Desde então, uma escalada de violência e a incorporação de novos atores, transformaram as manifestações em um conflito armado de enormes proporções. Segundo o observatório Sírio de Direitos Humanos, já morreram mais de 350.000 pessoas e 56.900 estão desaparecidas que são consideradas mortas. (dados de março de 2018).
Assinale a alternativa que apresenta a continuidade CORRETA em relação ao texto acima.

A) A Síria, país marcado com o número 3 no mapa, é presidida por Bashar Al Assad desde 2000, líder islâmico da vertente sunita, minoria étnica síria que o apoia incondicionalmente. 
B) Um grande aliado da Síria, país marcado com o número 8 no mapa, é a Arábia Saudita que ajuda o governo do presidente sírio Tayyp Recep Erdogan a combater o grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico. 
C) Desde 2015, a Síria, país marcado com o número 5 no mapa, recebe ajuda militar ativa do governo Russo que, juntamente com o Irã, são os principais aliados do presidente sírio Bashar Al Assad, de orientação religiosa islâmica xiita. 
D) O número 7 no mapa, identifica a Síria, país que perdeu mais de 5,6 milhões de pessoas que buscaram abrigo em outros países, na condição de refugiados. O Egito é o país que mais recebeu refugiados sírios, sobretudo, pela proximidade física e a vertente religiosa similar entre os países.

Questão 54 - PUC-SP 2018.2 - SP terá 20 mil bikes, sem marchas e com GPS, para deixar onde quiser
Segundo empresa, bicicletas ficam travadas na rua, e liberação é via app
(...) No modelo, chamado "dockless" (sem estação), popular na China e também existente em cidades europeias, as bicicletas ficam travadas na rua, e os usuários podem liberálas por meio de um aplicativo para celular. (...) O sistema entra em vigor durante uma gestão que não deve promover avanços significativos na malha cicloviária
Notícia retirada do site da Folha de S.Paulo que foi publicada na versão impressa no dia 2 de abril de 2018 -

As palavras bicicleta, ciclovia, ciclofaixa se tornam cada vez mais comuns quando o tema é “mobilidade urbana”. Negligenciada no Brasil durante décadas, a bicicleta sempre foi vista, sobretudo, como objeto de lazer, principalmente aos olhos da classe média e alta da sociedade. Na última década, esse modal participa das alternativas propostas para tentar dar mais fluidez ao trânsito, especialmente nas grandes cidades brasileiras. A notícia acima evidencia até um certo protagonismo da bicicleta como transporte urbano rápido, eficiente e de baixíssimo impacto ambiental. 
Utilizando o que foi dito e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA. 
A) As ciclofaixas e ciclovias implantadas em São Paulo foram e são objetos de discussão entre urbanistas, geógrafos, poder público e público em geral, devido a exemplos de sucesso e fracasso ocorridos. Mesmo com o tema ainda em forte debate, a notícia sinaliza para um avanço na utilização das bicicletas como meio de transporte urbano eficiente. 
B) O projeto evidenciado na notícia será um fracasso evidente, sobretudo, pela grande possibilidade de furto das bicicletas e da necessidade do uso de um aplicativo via celular, pois a maioria do público alvo ainda não está habituada ao uso de smartphones. 
C) O gigantismo da cidade de São Paulo inviabiliza a utilização da bicicleta como modal eficiente no transporte da população. Tentativas como a descrita na notícia já foram testadas em outras cidades com mais de 4 milhões de habitantes e sempre foram fracassadas. 
D) A bicicleta é uma alternativa somente para países subdesenvolvidos, como Cuba, China e Vietnam. Nos países mais desenvolvidos, opções de transporte público coletivo e motorizado inviabilizam o uso da bicicleta como meio de deslocamento para o trabalho. Nos países desenvolvidos o uso da bicicleta tem um caráter, sobretudo, para lazer e esporte.

GABARITO
46 - A
Resolução São Paulo, capital do estado de São Paulo, situa-se no 3o fuso oeste de Greenwich. Em relação a Moscou, capital de Rússia, onde será realizado o jogo final da Copa do Mundo, há uma diferença de seis fusos, a menos. Assim, se em Moscou o jogo for realizado às 18 horas, o horário equivalente em São Paulo será 12 horas do dia 15 de julho. Se o jogo fosse realizado em janeiro, quando o estado de São Paulo (e outros estados do centro-Sul do País) utiliza o horário de verão, adiantando o horário em uma hora, o jogo seria realizado às 13 horas.

47 - D
48 - B
49 - C
50 - B
51 - A
52 - D
53 - C
54 - A

Nenhum comentário: