PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 19 de junho de 2018

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2016.2 - UVA

Questão 21 - UVA - 2016.2 - Preencha os espaços em branco com a alternativa que convém: O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou de Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental. Sendo cortado, ao norte, pela linha  __________, apresenta 7% de suas terras no hemisfério_________ e 93% no hemisfério___________. Ao sul é cortado pelo trópico de__________.
a. ( ) do Equador - setentrional – meridional – Capricórnio.
b. ( ) do meridiano de Greenwich - meridional – setentrional - Câncer.
c. ( ) inicial – oriental – ocidental - Câncer.
d. ( ) do Equador - ocidental – oriental – Câncer. 

Questão 22 - UVA - 2016.2 - Sobre o relevo brasileiro, assinale a afirmativa incorreta:
a. ( ) O Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, situados no Planalto das Guianas, são os picos culminantes do território brasileiro.
b. ( ) O Brasil localiza-se na área de dobramentos modernos da América do Sul, fato que contribui para explicar a modéstia altimétrica de seu relevo.
c. ( ) A parte mais movimentada do relevo brasileiro corresponde a região sudeste.
d. ( ) A bacia sedimentar do Meio. Norte localiza-se nos Estados do Maranhão e Piauí. 

Questão 23 - UVA - 2016.2 - Assinale a alternativa que contém duas causas que prejudicam a navegação fluvial no Brasil.
a. ( ) A rede de drenagem é endorreica e os rios de planície encontram-se fora das áreas mais desenvolvidas.6
c. ( ) Os rios não têm volume de água suficiente e as embarcações são muito deficitárias.
c. ( ) A maior parte dos rios é de planalto e os rios de planície situam-se longe das áreas mais desenvolvidas.
d. ( ) A maioria dos rios é intermitente e as embarcações possuem pequeno calado. 

Questão 24 - UVA - 2016.2 - A questão da agressão ao meio ambiente no nosso planeta é muito séria. Não pode ser encarada como ."modismo". Temos que resolver os problemas que vêm determinando os desequilíbrios ambientais, com urgência. Analise as alternativas abaixo e escreva a letra V nas frases verdadeiras e F nas frases. falsas
( ) No Brasil, 36,4% das águas são desperdiçadas e 40,8% dos esgotos são tratados, informou o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do MMA.
( ) Em aldeias rurais da África e da Ásia e em bairros urbanos da América do Sul, milhões de vidas já foram afetadas, pelo mais intenso El Nino das últimas décadas. Em algumas partes do mundo, o problema é a falta de chuva. Em outras, o excesso.
( ) A OMS estima que episódios climáticos coloquem 60 milhões de pessoas sob risco agravado de desnutrição,doenças transmissíveis por mosquitos e água contaminada.
( ) O Semiárido é a região brasileira mais atingida, mais frágil, onde tem menor resiliência e menor chance de que a biodiversidade volte e é a menos estudada.A sequência correta, de cima para baixo, é:
a. ( ) V-V-V-V. 
b. ( ) F-F-V-V.
c. ( ) V-F-V-F. 
d. ( )F-F-F-F. 

Questão 25 - UVA - 2016.2 - Quando o ar úmido vindo do Atlântico, em seu movimento, encontra uma área como a serra do Mar ou a chapada da Borborema e é obrigado a elevar-se, ocasionando um resfriamento, condensação e precipitações, ocorrem as chamadas chuvas:
a. ( ) de monções. 
b. ( ) de convecção.
c. ( ) frontais. 
d. ( ) de relevo ou orográficas. 

Questão 26 - UVA - 2016.2 - Terremoto de 7,8 graus, na escala Richter, de mais de um minuto de duração e considerado o pior no Equador, em 40 anos, devastou de norte a sul a costa do pais, deixando ainda um grande número de edifícios reduzidos a escombros, estradas bloqueadas e pelo menos 480 mortos, 2560 feridos e 1700 desaparecidos até hoje. Fonte D.N. 20/04/2016. O local do interior da Terra de onde se origina o terremoto chama-se:
a. ( ) hipocentro. 
b. ( ) epicentro. 
c. ( ) cratera. 
d. ( ) helicentro.

Questão 27 - UVA - 2016.2 - Retratando o colonialismo implantado na África pelos europeus até 1954, havia apenas quatro países independentes no continente. Eram eles:
a. ( ) Tunísia, Marrocos, Etiópia e Líbia.
b. ( ) Egito, Libéria, República Sul Africana e Marrocos. 
c. ( ) Etiópia, Egito, Argélia e Sudão.
d. ( ) Egito, Senegal, Etiópia e Marrocos. 

Questão 28 - UVA - 2016.2 - A criação da ONU e a aprovação dos Direitos do Homem foram elementos básicos para o processo de emancipação das colônias europeias na África e na Asia. Isto se fez sentir na declaração do direito à independência dos países afro-asiáticos assinada:
a. ( ) na conferência de Potsdam. 
b. ( ) na conferência de Punta Del. Leste.
c. ( ) na conferência de Teerã. 
d. ( )na conferência de Bandung. 

GABARITO
21 - A
22 - B
23 - C
24 - A
25 - D
26 - A
27 - B
28 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...