PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Questão de Sociologia - A questão do ENEM nos traz algumas situações que precisamos refletir.

2 - A questão do ENEM nos traz algumas situações que precisamos refletir. Quando um grupo aceita incorporar a religiosidade dominante, isto é, de outro grupo, para ser aceito na sociedade, significa que o Estado Laico não está cumprindo o seu papel. 
a) O que você faria para garantir que todas as pessoas pudessem exercer sua religião sem medo de sofrer violências? 
b) Uma conversão forçada, isto é, fazer alguém aderir a uma outra religião por medo é válida? Então por que fazer esse tipo de prática? 
c) Como combater práticas de violência religiosa, como o racismo religioso? 
d) Vivemos em um Estado Laico onde há feriados religiosos. Como lidar com esses feriados se eles são importantes apenas para um seguimento religioso?

RESPOSTA:
a) Em primeiro lugar, é preciso punir indivíduos e instituições que praticam e incentivam a intolerância religiosa. Em segundo lugar, realizar ações educativas que promovam o ecumenismo.
b) Não. Essa prática é desumana. Ela é realizada com o objetivo de aumentar o número de fiéis de uma determinada religião a qualquer preço.
c) Primeiramente, punindo exemplarmente as pessoas que praticam intolerância religiosa. Posteriormente, com ações educativas e culturais que promovam o respeito em relação às diferenças sociais.
d) Se o Estado é laico essa questão deve ser debatida  por entidades governamentais ligadas à cultura. E cabe a essa instância tomar as decisões relativas a esse tema.