UNICAMP 2020 - O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de formas de relevo. Elas estão agrupadas em grandes compartimentos identificados como planícies, depressões, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. A figura abaixo indica a espacialização de três desses compartimentos.
Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobre o relevo brasileiro, responda às questões.
a) Aponte uma semelhança e uma diferença entre as chapadas e os tabuleiros.
b) Qual a importância da Serra do Espinhaço para o setor de mineração do Brasil? Em que estrutura
geológica esse compartimento está situado?
RESPOSTA:
a) Os tabuleiros e chapadas têm as seguintes semelhanças: (1) são conjuntos de formas de relevo de topo plano; (2) apresentam suas feições de relevo esculpidas em rochas sedimentares; (3) são delimitados por escarpas. As diferenças entre os tabuleiros e as chapadas estão na sua localização e em suas características hipsométricas. Os tabuleiros apresentam altitudes mais baixas, enquanto as chapadas situam-se em altitudes mais elevadas. Os tabuleiros situam-se próximos ao litoral e as chapadas no interior dos continentes.
b) A Serra do Espinhaço é uma das principais províncias de exploração mineral do Brasil. Esta área apresenta jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro, sendo responsável por cerca de 60% do minério de ferro extraído no país. A Serra do Espinhaço está localizada na porção do território brasileiro correspondente ao Cinturão Orogênico do Atlântico, formada por rochas do embasamento cristalino de origem ígneas e metamórficas da Era Proterozoica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário