UNICAMP 2020 - O atual avanço tecnológico permite produzir robôs de tamanho manejável e facilmente incorporados às estruturas produtivas ou à prestação de serviços. Em 2015, o custo de um robô soldador era de 8 dólares por hora, o equivalente ao custo da mão de obra para o mesmo trabalho no Brasil. (Adaptado de CEPAL, La ineficiencia de la desigualdad, Santiago, 2018. p. 148.
Disponível https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43442/6/S1800059_es.pdf. Acessado em 15/09/2019.)
a) Qual era relação entre o custo da mão de obra e a localização das indústrias transnacionais na segunda metade do século XX? Como a robótica poderá alterar essa relação?
b) Considerando a atual situação de desigualdade social do México e do Brasil, indique duas possíveis consequências do uso intensivo dessa nova tecnologia.
RESPOSTA:
a) O baixo custo da mão de obra e a fragilidade nas legislações trabalhistas em países periféricos passaram a atrair a instalação de indústrias transnacionais na segunda metade do século XX. O desenvolvimento das tecnologias responsáveis pelo aprimoramento da robótica diminui os custos de produção e altera um dos principais critérios de localização das indústrias transnacionais: o baixo custo da mão de obra. Com a inserção da robótica nas linhas de produção, as corporações podem adotar outras estratégias locacionais, retirando suas plantas industriais dos países periféricos (podendo voltar aos países desenvolvidos).
b) Entre as consequências do uso intensivo do robô soldador, destacamos: (1) aumento do desemprego; (2) agravamento das desigualdades sociais; (3) elevação da pobreza da população; (4) precarização das condições de trabalho; (5) subemprego; (6) concentração de renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário