UNICAMP 2020 - Os movimentos sociais não são fenômenos de agregação de indivíduos movidos por ações irracionais; pelo contrário, mobilizam estratégias e ações racionais para atingir objetivos previamente estabelecidos. Movimentos sociais objetivam transformações sociais significativas e, por isso, conflitos sociais decorrem das distintas concepções sobre direitos sociais, civis e políticos, nunca excluindo os conflitos de classe. É pouco provável que no mundo atual, em sociedades urbanizadas e industrializadas, não se coloquem movimentos sociais ativos.
(Adaptado de “A sociologia de Alain Touraine”. Revista Lua Nova, São Paulo, n. 106, jan./abr. 2019.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões.
a) O que são movimentos sociais e por que suas ações ensejam conflitos sociais?
b) Dê um exemplo de movimento social organizado no meio urbano brasileiro e comente uma de suas reinvindicações.
RESPOSTA:
a) Os movimentos sociais se definem pela ação organizada e planejada, objetivando a transformação da sociedade. Ao lutarem por direitos sociais, civis e políticos, chocam-se com outros setores organizados da sociedade, que se contrapõem a qualquer mudança social. Podemos citar, por exemplo, os conflitos gerados pela luta por acesso à terra e à moradia no campo e na cidade.
b) Nas grandes cidades brasileiras destaca-se o Movimento sem teto urbano (MSTU), que luta por moradia e outros direitos sociais, como escolas, hospitais, saneamento, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário