UNICAMP 2019 - Compreender a dinâmica de vazão dos rios é fundamental para o gerenciamento dos recursos hídricos, pois a captação de água atende a diferentes necessidades da sociedade e pode ser comprometida em caso de estiagem extrema. Os gráficos de Regime Fluvial a seguir mostram a vazão de dois rios brasileiros ao longo do ano.
Considerando as informações dos gráficos e seus conhecimentos, assinale a alterativa correta.
a) O volume correspondente à vazão dos dois rios é similar, e o volume de chuvas responsáveis pela recarga desses cursos d’água é o mesmo.
b) Os dois rios possibilitam, durante todo o ano, o abastecimento humano, a geração de energia, a navegação e a pesca.
c) A captação de água nos rios A e B pode ocorrer durante todo o ano, pois em ambos há excesso de água no verão e déficit no inverno.
d) Os rios apresentam regimes fluviais diferentes: o rio A corresponde ao Regime Pluvial Tropical e o rio B representa o Regime Pluvial Semiárido.
RESPOSTA:
Letra D.
Os gráficos dos Regimes Fluviais apresentados retratam as variações das vazões de dois rios de regiões climáticas diferenciadas do Brasil. A análise da vazão do rio A mostra um maior volume de água no período do verão e início do outono e um período de menor volume no inverno e início de primavera. Esse comportamento indica que se trata de um rio perene de área de clima tropical. O rio B apresenta uma vazão bem menor do que o rio A. Essa vazão é marcada por apresentar um maior volume no período do outono e uma total estiagem no inverno e início da primavera. Trata-se de um rio intermitente típico de regiões com clima semiárido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário