UNICAMP 2019 - O capitalismo financeirizado e globalizado, particularmente nas últimas quatro décadas, vem apresentando um movimento tendencial em que informalidade e precarização tornaram-se mecanismos recorrentes. E a terceirização irrestrita do trabalho vem se consolidando como uma ferramenta que elimina a distinção entre atividades-meio e atividades-fim. (Adaptado de Ricardo Antunes, A sociedade da terceirização total. Revista da ABET, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015, p. 9.)
a) Terceirização e precarização são fenômenos interligados, porém distintos. O que é terceirização e o que é precarização do trabalho?
b) Na atividade industrial ou setor secundário, o que são atividades-meio e atividades-fim?
RESPOSTA:
a) A terceirização do trabalho é o processo em que uma instituição ou empresa contrata outra empresa para prestação de serviços. A precarização do trabalho corresponde à redução de direitos e de garantias dos trabalhadores, previstos em legislação.
b) As atividades-meio correspondem ao conjunto de atividades, como limpeza, segurança e contabilidade, que não correspondem à principal atividade da indústria. As atividades-fim compreendem as atividades essenciais para a produção do seu bem final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário