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sábado, 20 de novembro de 2021

Questão de Sociologia - ENEM 2020 Digital - Indústria cultural da felicidade

ENEM 2020 Digital - 
Indústria cultural da felicidade 
Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento. 
TIBURI, M. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado). 

Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a 
a) ansiedade recorrente ao lançamento de novidades no mercado. 
b) visita frequente ao shopping à resolução de problemas cotidianos. 
c) atitude impensada ao atendimento de necessidades emergenciais. 
d) postura consumista à crença na promessa ilusória de anúncios publicitários. 
e) vantagem econômica à venda de produtos falsificados no mercado ambulante.

RESPOSTA:
Letra D
O texto apresentado analisa o papel da propaganda e da publicidade no incentivo das pessoas ao consumo desenfreado, utilizando, para alcançar esse objetivo, a associação do consumo à felicidade. Essa relação pode ser evidenciada na passagem final do texto, em que o autor afirma: “a felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de ‘desesperados’ trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento”.

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