UNICAMP 2019 - O cineasta Orlando Senna conta a experiência de ver a primeira exibição do filme Deus e o Diabo na
Terra do Sol de Glauber Rocha em 1964: “era uma plateia pequena e nós vimos pela primeira vez, pronto, o
Deus e o Diabo na Terra do Sol, e foi aquele impacto pra vida inteira. Eu me lembro que quando o filme
terminou de ser exibido, foi um silêncio enorme. Teve um silêncio, e depois de um tempo enorme, toda essa
plateia chorando.”
(Adaptado do filme O Guarani. Direção de Cláudio Marques e Marília Hughes. Salvador, 2008.)
A partir do relato acima e de seus conhecimentos históricos, responda às questões.
a) O filme de Glauber Rocha trata da figura do sertanejo, privilegiando o messianismo. Cite e explique dois
elementos fundamentais do messianismo no Nordeste brasileiro entre as décadas de 1890 e 1930.
b) O depoimento registra o impacto produzido pelo filme em sua primeira exibição, no dia 17 de março de
1964. Explique o significado cultural e político do Cinema Novo no Brasil dos anos 60.
RESPOSTA:
a) A religiosidade da população camponesa e a falta
de perspectivas resultante da concentração fundiária e da opressão exercida sobre o campesinato
nordestino tornaram-no receptivo à pregação de
líderes místicos e eventualmente reformadores.
b) O Cinema Novo representou um esforço para
mostrar ao público a face menos conhecida do
Brasil, com suas mazelas econômicas e sociais.
Nesse sentido, os cineastas ligados a esse movimento
tendiam a criticar o establishment e as instituições
que lhe davam suporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário