PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - Foi somente a partir da segunda metade do século XIX que a maioria dos países latino-americanos

UFF 1996 - Foi somente a partir da segunda metade do século XIX que a maioria dos países latino-americanos conheceu processos de relativa modernização socioeconômica. Tratou-se do “processo de transição que conduziu, de estruturas ainda bem semelhantes às da época da colonização mercantilista, a outras, características daquilo que foi chamado capitalismo periférico, dependente ou subdesenvolvido.” (CARDOSO, Ciro. Agricultura, Escravidão e Capitalismo. Petrópolis, Vozes, 1979, p.155). Assinale a opção que caracteriza corretamente o processo de transição ocorrido em um dos países latino-americanos: 
(A) No caso do México, o processo foi viabilizado pela chamada “reforma liberal” conduzida pelo Estado que, entre várias medidas de cunho modernizador, promoveu a expropriação dos bens do clero e de parte das terras controladas pelas comunidades indígenas. 
(B) No caso argentino, a transição baseou-se na exportação de produtos pecuários e cereais de clima temperado, apesar da exiguidade territorial do país e de sua fronteira econômica encontrar-se fechada desde a época da independência.
(C) No Paraguai desenvolveu-se uma próspera manufatura têxtil voltada para a exportação, que chegou mesmo a concorrer com a inglesa nos mercados europeus, razão pela qual a Inglaterra patrocinaria, nos anos 1860, a famosa “Guerra do Paraguai”. 
(D) No Brasil, o processo de transição foi muito desigual, destacando-se a Província do Rio de Janeiro que, além de modernizar sua infraestrutura econômico-financeira na chamada “época de Mauá”, promoveu uma sistemática política imigrantista com vistas a substituir a mão-de-obra escrava da cafeicultura fluminense. 
(E) No conjunto da América Latina, o eixo do processo de transição residiu na engenhosa combinação entre livre comércio e modernização das cidades, de um lado, e manutenção dos regimes de trabalho compulsório herdados da colonização, de outro, a exemplo do escravismo. 

RESPOSTA: 
Letra A.

Nenhum comentário: