PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de História - UFF 1996 - No século XIX, nas décadas de 30 e 40, os países platinos, especialmente a Argentina e o Uruguai,

UFF 1996 - No século XIX, nas décadas de 30 e 40, os países platinos, especialmente a Argentina e o Uruguai, se viram convulsionados por lutas internas entre caudilhos e pressões externas em busca de vantagens comerciais e territoriais na região. Um dos principais aspectos relacionados à intervenção europeia na região platina é: 
(A) O grande êxito de Rosas nas guerras contra ingleses e franceses deveu-se, em última análise, à união de todas as províncias e facções argentinas em torno do caudilho de Buenos Aires, pondo-se a questão nacional acima dos tradicionais interesses particularistas da região. 
(B) Fiel à Doutrina Monroe proclamada em 1823, os Estados Unidos enviaram sua esquadra em auxílio de Rosas, o que foi decisivo para a vitória argentina sobre os franceses. 
(C) Não fosse por estar envolvido em questões internas - as sedições e revoltas do período regencial - o Brasil teria participado diretamente nas guerras platinas, já que o governo imperial jamais se conformara com a perda da Cisplatina e a independência uruguaia. 
(D) A intervenção francesa e inglesa no Prata foi estimulada pela intromissão de Juan Manuel de Rosas, caudilho de Buenos Aires, nos assuntos internos do Uruguai, então dilacerado pela luta entre blancos e colorados. 
(E) O Paraguai, governado nos anos 1840 por Carlos António Lopez, prestou total apoio à intervenção argentina no Uruguai em troca da não interferência de Rosas no comércio fluvial paraguaio.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...