UFF 1996 - O chamado Despotismo Esclarecido, nome pelo qual ficaram conhecidas algumas monarquias absolutistas do século XVIII, apresentou-se particularmente expressivo na Península Ibérica, tanto em Portugal, como na Espanha. Nos dois países, com efeito, as monarquias empreenderam reformas capazes de renovar as economias dos respectivos reinos, sem prejuízo do que era essencial ao Antigo Regime. Assinale a opção que indica o caráter ilustrado das reformas adotadas em Portugal e na Espanha setecentistas:
(A) No caso espanhol as reformas bourbônicas foram mais radicais, pois estabeleceram o livre-comércio com a abolição do regime de porto único, em 1717, ao passo que, em Portugal, o processo foi mais lento, mantendo-se o privilégio exclusivo de Lisboa para o comércio com o Brasil.
(B) Nos dois casos a monarquia combateu e finalmente expulsou os jesuítas de seus domínios ultramarinos, ao que se seguiu a abolição dos Tribunais da Inquisição, a começar, no caso hispânico, pelo Santo Ofício de Cartagena de Índias.
(C) Nos dois casos houve incentivo à formação de companhias de comércio visando incrementar os vínculos mercantis com as respectivas colônias americanas, o que não implicou qualquer eliminação do monopólio, nem afrouxamento da máquina fiscal metropolitana.
(D) No caso espanhol as reformas procuraram preservar os privilégios da nobreza tradicional, apesar da extinção das alcabalas, ao passo que a administração pombalina em Portugal chegou a condenar nobres à morte sob o pretexto de que tramavam o assassinato do rei D. José I.
(E) Nos dois casos a ofensiva contra os
privilégios da nobreza e do clero foi notável:
expulsão dos jesuítas, extinção do Santo
Ofício, expropriação dos bens do clero,
abolição dos morgadios ou mayorazgos e
combate implacável aos usos e costumes
aristocráticos, com a proibição do porte de
espadas e do uso de perucas à moda
francesa.
RESPOSTA:
Letra C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário