FGV-SP 2022 - “Os primeiros colonizadores dos EUA deixaram a Inglaterra por impulsos progressistas. Podem ter pensado estar constituindo no desabitado território americano a melhor sociedade que os Levellers tentaram em vão erguer na Inglaterra.”
KIERNAN, V. G. Estados Unidos. O novo imperialismo. Da colonização branca à hegemonia mundial. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 23.
a) Relacione as questões sociais e religiosas da Inglaterra nos séculos XVI e XVII aos primeiros colonizadores do território da América que daria origem aos Estados Unidos.
b) Explique duas diferenças entre a economia das colônias do Norte e do Sul da América Inglesa.
RESPOSTA:
a) No tocante às questões sociais, os ingleses que fundaram as 13 colônias almejavam principalmente as terras disponíveis no continente americano e a construção de uma sociedade mais igualitária, como preconizado pelos citados Levellers ou niveladores, um dos grupos participantes das Revoluções Inglesas do século XVII. Já em relação à religião, muitos dos colonos professavam crenças de orientação calvinista puritana radical e sofriam perseguição da monarquia inglesa. Eles buscavam fundar uma nova sociedade purificada, com liberdade para suas crenças e cultos, e encaravam a América como uma espécie de “Terra prometida” a eles por Deus.
b) Na estrutura econômica da colonização do norte da América Inglesa, preponderavam as pequenas propriedades, uso da mão de obra livre dos próprios colonos e busca de autonomia em relação à metrópole. Já nas colônias ao sul, predominavam o modelo de plantation, a agricultura monocultora de algodão, voltada para exportação e o uso de mão de obra de pessoas escravizadas de origem africana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário