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terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UNICAMP 2006 - Começa a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma versão moderna da Rota da Seda

UNICAMP 2006 - Começa a tomar forma, 45 anos depois de ter sido proposta, uma versão moderna da Rota da Seda, que, na Antigüidade, ligava a Ásia à Europa. Trata-se de uma rede de rodovias e rotas de ferryboat (balsas) que tem 140 mil quilômetros e irá ligar os dois continentes outra vez. (...) Proposto inicialmente em 1959, mas adiado por décadas (...), o projeto foi recentemente ratificado, em princípio, por 32 países da Europa e da Ásia. O plano rodoviário faz parte de um projeto amplo para melhorar todas as vias de transporte existentes na região, alcançando padrões internacionais. 
(Adaptado de Elaine Kurtenbach, “Asiáticos planejam nova Rota da Seda”, Folha de S. Paulo, 27/04/2004, p. A16.) 

a) Que circunstância política internacional foi responsável pelo adiamento do projeto? 
b) A construção de tal sistema viário ajudaria a reduzir o isolamento geográfico de muitos países asiáticos. Cite dois fatores que determinam esse isolamento. 
c) Por que países como o Japão, China e Coréia do Sul, principais economias asiáticas, podem se beneficiar com a implantação desse sistema viário?

RESPOSTA:
a) A circunstância política internacional que adiou o projeto foi o período da Guerra Fria, caracterizado pelo embate ideológico geoestratégico dos EUA, capitalistas, liderando a OTAN incluindo a Turquia, contra a URSS, liderando o Pacto de Varsóvia, sendo que a proposta foi realizada em 1959, época que marcou o auge dos discursos políticos e das ações militares de atrito em diversas partes do globo. 

b) O isolamento geográfico está representado pelas grandes distâncias a serem vencidas, por numerosos países sem saída para o mar (Ásia Central e Europa Oriental), pela presença de maciços montanhosos recentes com grandes altitudes, pelas condições climáticas rigorosas das extensas áreas desérticas e pelas extensas áreas florestais (taiga siberiana). 

c) A interligação de países do Extremo Oriente, como a China, o Japão e a Coréia do Sul, facilitará o aumento do comércio com os países da Ásia Central e da Europa Oriental. O Projeto também visa ajudar os países interioranos tais como Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirquistão, Azerbaijão, Mongólia, Butão, Nepal, a alcançarem rotas importantes até os portos marítimos.

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