PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 21 de novembro de 2021

Questão de História - UNICAMP 2019 - O período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso

UNICAMP 2019 - O período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente ao grande boom econômico e industrial do Ocidente. (Adaptado de Jacques Le Goff, História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 204-245.) 
Com base no texto e em seus conhecimentos históricos, 
a) apresente duas características importantes do boom econômico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890; 
b) explique o ideário do progresso e o relacione com a Primeira Guerra Mundial.

RESPOSTA:
a) São características do boom econômico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890: a Revolução Industrial em seu segundo momento, em que se destacam grandes inovações tecnológicas como a eletricidade, o uso do petróleo, o desenvolvimento das ferrovias etc.; o Imperialismo, com o neocolonialismo avançando sobre territórios como a África e a Ásia; a ampliação de mercados consumidores, especialmente aqueles reconhecidos como periféricos; a primazia da Inglaterra vitoriana como Império de destaque no período; o crescimento urbano, com intensa exploração das classes operárias e precarização de suas condições de vida nas cidades.

b) O ideário de progresso do século XIX poderia ser identificado como uma característica marcante do período. Propunha a permanente evolução das sociedades rumo a um futuro sempre mais promissor que o presente. Nesse sentido, trazia um culto ao desenvolvimento tecnológico e à ciência, que estabeleciam um padrão europeu para se pensar um mundo civilizado. Esse ideário poderia ser relacionado à Primeira Guerra Mundial na medida em que o desenvolvimento tecnológico foi amplamente demonstrado por meio das inovações bélicas postas em uso nesse conflito. Ele favoreceu também o nacionalismo e a ideia de superioridade europeia, que legitimou a subjugação de múltiplos territórios, levando a conflitos pelo domínio colonial e ao colapso do próprio imperialismo.

Nenhum comentário: