Leia o trecho para responder as atividades 1 e 2.
Gentri o quê?
Gen-tri-fi-ca-ção. Vem de gentry, uma expressão inglesa que designa pessoas ricas, ligadas à nobreza. O termo surgiu nos anos 60, em Londres, quando vários gentriers migraram para um bairro que, até então, abrigava a classe trabalhadora. Este movimento disparou o preço imobiliário do lugar, acabando por “expulsar” os antigos moradores para acomodar confortavelmente os novos donos do pedaço. O evento foi chamado de gentrification, que numa tradução literal, poderia ser entendida como o processo de enobrecimento, aburguesamento ou elitização de uma área… Mas nós preferimos o aportuguesamento do termo original. O que é Gentrificação e por que você deveria se preocupar com isso.
Por Emannuel Costa 2017
01 - O processo de Gentrificação é uma evolução dos problemas urbanos. Segundo o texto, alguns espaços empobrecidos nas cidades podem passar por revalorização ou elitização. Em sua opinião, esse processo é positivo ou negativo. Defenda seu ponto de vista com uma argumentação.
RESPOSTA: No ponto de vista de uma melhoria na infraestrutura do bairro é positivo. Porém, é negativo quando essa revalorização do bairro tem por objetivo o acesso à elite de alto poder aquisitivo e expulsão da população de baixo poder aquisitivo, agravando ainda mais o problemas urbanos.
02 - Conhecendo a evolução urbana sabemos que muitos trabalhadores ocupam com suas famílias áreas impróprias e periféricas das cidades. Qual a relação disso com a chamada gentrificação?
RESPOSTA: Gentrificação provoca a especulação imobiliária e obriga as famílias de baixa renda a se ocuparem em áreas impróprias e periféricas da cidade, pois o custo de vida em bairros revitalizados com boa infraestrutura se torna mais caro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário