PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Rússia (I) - com respostas

Questão 01 - Aponte as principais características do relevo da Rússia.

Questão 02 - A partir de 1985, com o intuito de atenuar os efeitos da crise que abalava o sistema soviético, o governo de Mikhail Gorbatchov adotou várias políticas, que, em vez disso, acentuaram as contradições do regime socialista, ocasionando a dissolução da União soviética em 1991. Explique como ocorreu o processo de adequação da Rússia para uma economia de mercado.

Questão 03 - Descreva a importância dos recursos minerais para o desenvolvimento industrial da Rússia.

Questão 04 - Cite as principais medidas adotadas pela Rússia, no início do século XXI, que fizeram que sua economia retomasse o crescimento econômico.

Questão 05 - Por que as ilhas do extremo norte da Rússia são consideradas improdutivas?

Questão 06 - Como é a atuação da Rússia no Ártico? E no Oriente Médio?

RESPOSTAS:
01 - O relevo da Rússia apresenta altitudes predominantemente baixas, com até 500 metros, destacando-se duas grandes planícies: a Russa,, situada no noroeste, e a Siberiana, na porção centro-ocidental. A leste da planície Siberiana está localizado o planalto Central Siberiano, com altitudes modestas, em que há cadeias montanhosas antigas, com concentração de minerais, como ouro e diamante. Nos montes Urais, outra cadeia montanhosa antiga, também há importantes jazidas minerais, sobretudo de carvão.

02 - A adoção de uma política de maior liberdade e transparência (glasnost) e uma reorganização da economia (perestroika) para a abertura do país para o capital estrangeiro. No entanto, essas mudanças levaram a um aumento da pobreza e do desemprego.

03 - O país dispõe de extensa bacias sedimentares com imensas jazidas de combustíveis fósseis (petróleo e gás natural) e de escudos cristalinos que concentram enormes reservas minerais (ferro, carvão, bauxita, cobre, entre outros). A atividade mineradora entre a Europa e a Ásia favoreceu o desenvolvimento de um grande parque industrial, com destaque para as empresas siderúrgicas, metalúrgicas, refinarias e petroquímicas. Várias aglomerações urbano-industriais de destaque são encontradas na porção asiática, próximo às maiores jazidas de carvão e petróleo.

04 - A intensificação da exploração de petróleo e gás natural e o incentivo ao desenvolvimento das indústrias internas, sobretudo as de base, as de bens intermediários e as alimentícias.
05 - Por causa do domínio do clima polar, condição que impede o desenvolvimento da agricultura.

06 - No Ártico, a Rússia vem explorando a perfuração de poços de petróleo e gás natural. Com relação ao Oriente Médio, a Rússia é um importante aliado comercial dos países dessa região.

MAIS EXERCÍCIOS:

Nenhum comentário: