PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre Hong Kong - com gabarito

Questão 00 - FUVEST 1998 - Identifique a região industrial que antes de 1997 já era responsável por 30% das exportações do país. Atualmente, com a passagem de Hong Kong para a administração chinesa, a importância dessa região aumentou consideravelmente. Trata-se da região: 
a) I 
b) II 
c) III 
d) IV 
e) V

Questão 02 - O retorno de Hong Kong ao controle da China, em julho de 1997, provocou uma polêmica sobre o futuro daquela ex-colônia britânica. Contudo, até o presente, sobre o relacionamento entre China e Hong Kong pode-se afirmar que as(os): 
a) pressões políticas da Inglaterra sobre Hong Kong, atualmente, demonstram o interesse britânico de reaver o controle da antiga colônia. 
b) atividades econômicas exercidas em Hong Kong, com base na economia de mercado, são incompatíveis com o atual projeto nacional da China. 
c) práticas políticas dos representantes de Hong Kong sempre buscaram conduzir, aos poucos, a economia da colônia para o socialismo. 
d) fluxos econômicos e financeiros entre os dois territórios cresceram na última década, revelando a progressiva aproximação entre ambos. 
e) conflitos são intensos entre residentes de Hong Kong e aqueles das províncias chinesas vizinhas, pois a maioria da população de Hong Kong não é chinesa.

Questão 03 - NC-UFPR - 2019 - Em 1° de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 
1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica. 
2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047. 
3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas. 
4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

Questão 04 -  FGV-SP 2020 - Economia - Hong Kong é uma anomalia histórica. Não só por causa de suas ruas dedicadas à monarquia britânica, povoadas de rostos asiáticos, ou suas famosas construções verticais; mas porque Hong Kong é uma Região Administrativa Especial da China, aberta e moderna, apesar de ser controlada pelo regime chinês, um dos países mais poderosos do mundo. As 11 semanas de protestos ilustram o choque entre dois sistemas políticos, um confronto que cresce sob a ameaça de uma intervenção militar de Pequim. (Jaime Santirso. “Protestos em Hong Kong aumentam a tensão com a China”. http://brasil.elpais.com, 19.08.2019. Adaptado.) 

De acordo com a notícia, pode-se afirmar que 
a) os honcongueses almejam tornar Hong Kong independente da China, conforme acordo estabelecido em 1984, quando o governo britânico, após 156 anos, devolveu a ilha aos chineses. 
b) os protestos tiveram início após os 30 anos do Massacre da praça da Paz Celestial para pressionar o governo de Pequim a esclarecer as mortes e os desaparecidos no massacre. 
c) a população de Hong Kong reivindica redução de impostos sobre os investimentos estrangeiros estabelecidos pelo governo da China. 
d) os protestos iniciados em Hong Kong têm sua raiz em 2014 com a Revolução dos guarda-chuvas, e reivindicam direitos e liberdades diante do controle autoritário da China. 
e) os protestos conhecidos como Occupy Central são contrários à resolução chinesa de que os nomes dos candidatos a governador de Hong Kong seriam indicados pelo governo da China.

QUESTÃO 05 - EMESCAM 2015/1 - Sobre Hong Kong, que foi devolvido ao governo da China Continental no dia 1º de julho de 1997, depois de 155 anos de domínio britânico, pode-se afirmar que: 
a) a reincorporação de Hong Kong à China decorreu da adesão desse país ao sistema capitalista. 
b) a devolução de Hong Kong à China foi consequência do processo de globalização da economia. 
c) a presença dos ingleses em Hong Kong pode ser entendida como uma prerrogativa da Igreja Anglicana. 
d) o retorno de Hong Kong ao governo chinês resultou de forte sentimento de nacionalismo de seus habitantes. 
e) o domínio britânico em Hong Kong decorreu da expansão do imperialismo britânico.

QUESTÃO 06 - ESPM 2020/1 - O contexto internacional em 2019 no segundo semestre, entre outros fatos, foi marcado pela crise envolvendo China e Hong Kong. Sobre o status político de Hong Kong é correto afirmar: 
a) É um Estado soberano, condição alcançada logo após a independência do Reino Unido em 1997. 
b) É uma região autônoma britânica encravada em território chinês. 
c) É uma região administrativa com status especial, porém sob soberania chinesa. 
d) É uma região administrativa autônoma e com status especial, porém atrelada à Taiwan. 
e) É considerada um Estado independente, porém a China não reconhece essa condição.

GABARITO
01 - E
Apesar da questão referir-se a Hong Kong, a resolução só seria possível com o conhecimento da cartografia do espaço chinês. O sudeste da República Popular da China abrange a província de Cantão (Guandong). Esta, mesmo antes da devolução de Hong Kong à R. P. China pela Inglaterra, em julho deste ano, já era uma região economicamente muito dinâmica, configurando a sua ZEEs (zona Econômica Especial) como um novo “tigre asiático” no contexto econômico da Bacia do Pacífico.

02 - D

03 - B

04 - D
Em 1997 Hong Kong, antiga colônia britânica, voltou a fazer parte da China, sob a condição de que seu sistema econômico permaneceria inalterado. A China respeitou o acordo durante a primeira década, mas logo depois iniciou um processo de erosão de direitos e liberdades, o que desencadeou a chamada Revolução dos guarda-chuvas, uma mobilização em prol da luta por direitos e liberdades diante do controle autoritário da China.

05 - E.
06 - C.

Nenhum comentário: