PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a República Democrática do Congo - com gabarito

QUESTÃO 01 - UNICAMP 2020 - O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribuído para a miniaturização de circuitos eletrônicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) são abundantes, existe um único painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem não são smartphones. A exploração de coltan não é ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolítica contemporânea o consideram a estrela dos “minerais de sangue”. (Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, o coração dos smartphones. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.) 

a) Que país colonizou a atual República Democrática do Congo? Em que período se deu a independência desse país africano? 
b) Explique por que não há smartphones na região do Congo referida, e por que o coltan é considerado um dos “minerais de sangue”.

Questão 02 - VUNESP - 2019 - Prefeitura de Birigui - SP - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (17.08), que o atual surto de ebola é uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”. A classificação só é utilizada para epidemias mais graves, que podem se espalhar para outros países. Desde que o surto começou, em agosto de 2018, ao menos 2 512 pessoas foram infectadas. Destas, 1 676 morreram. 
(Folha de S.Paulo. https://bit.ly/2Z2y6G5. 17.07.19. Acesso em 06.08.2019. Adaptado) O surto de ebola ocorre 
(A) no Sudão. 
(B) na República Democrática do Congo. 
(C) em Camarões. 
(D) em Angola. 
(E) na República da África do Sul.

Questão 03 - CESPE / CEBRASPE - 2009 - PM-ES - Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes. A Guerra Civil na República Democrática do Congo foi classificada como uma das mais sangrentas da história. A motivação principal para este conflito foi a disputa pelo controle de suas reservas minerais. 

(  )Certo 
(  )Errado

Questão 04 - UNICENTRO - 2011 - Com base nos conhecimentos sobre os conflitos na África. Subsaariana, é correto afirmar que a associação adequada entre o país e a causa direta do conflito em curso,respectivamente, está expressa na alternativa 
A) Marrocos / luta pela autonomia política. 
B) Egito / disputa pelo poder político. 
C) Tunísia / posse de território. 
D) Líbia / intervenção estrangeira em problemas internos. 
E) República Democrática do Congo / disputa pelas reservas minerais.

Questão 05 - AMEOSC - 2019 - Prefeitura de Princesa - SC - “A OMS anunciou uma reunião de seu comitê de emergência, após a propagação do vírus ebola da República Democrática do Congo para Uganda, onde uma criança morreu em decorrência da doença.” (Fonte: g1.globo.com >acesso em 12 de junho de 2019) 
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a sigla OMS corresponde a: 
A) Organização de Medidas Saudáveis. 
B) Organização de Métodos Saudáveis. 
C) Organização Mundial da Saúde. 
D) Organização Mediterrânea de Saúde.

Questão 06 - O maior país da África subsaariana é também o mais rico em recursos naturais, confiscados desde a colonização belga. Hoje, essa riqueza financia as milícias sem que a população civil seja beneficiada. A população é explorada no trabalho pesado das minas. Ouro, diamantes e coltan são contrabandeados para países vizinhos como Ruanda, Uganda e Burundi. Calcula-se que apenas 10% das minas sejam exploradas legalmente. Neste cenário, segundo os dados da ONU, 1,7 milhão de residentes deste país africano foram forçados a fugir de suas casas em 2017 — 5,5 mil pessoas por dia. No total, o número de pessoas deslocadas atinge 4,21 milhões, com outros 7 milhões correndo o risco de fome. Isso porque o país foi palco da Grande Guerra Africana, o mais sangrento conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial. 
Disponível em: https://www.icrc.org/pt/o-conflito-na-republica-democratica-do-congo. Acesso em: 15 set.2019. (Adaptado) 

O texto apresentado narra uma grande crise humanitária africana que assola a 
A) Etiópia. 
B) República Democrática do Congo. 
C) Nigéria. 
D) Somália.

GABARITO
01 -
a) A República Democrática do Congo foi colonizada pela Bélgica. Sua independência ocorreu em 1960, acompanhando o movimento de descolonização no continente africano. 
b) A República Democrática do Congo se caracteriza por elevada pobreza e acentuada desigualdade, o que impede o acesso de parte de sua população aos smartphones. Soma-se a isso o fato de que determinadas regiões do país, como Bandulu, são carentes de infraestrutura de energia e de telecomunicações, necessária para o uso dos smartphones. Contraditoriamente, é a região de Bandulu que fornece um dos principais minérios (coltan) às grandes empresas globais produtoras de circuitos eletrônicos. A extração do coltan se dá em condições de extrema exploração do trabalho, guerras e em área de conflitos étnicos acirrados.

02 - B

03 -  (x) Certo
Comentário: Travestidas de guerras étnicas, contudo, os conflitos representam disputas pelo espaço e controle dos minerais congoleses que são contrabandeados para outros países, como Uganda, Burundi e Ruanda.

04 - E
05 - C

06 - B

Nenhum comentário: