PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Alemanha: indústria e tecnologia

O setor industrial alemão é muito desenvolvido — em especial o siderúrgico — graças a um conjunto de fatores, entre eles: 

abundância de carvão mineral: garante ao país o atendimento a grande parte da demanda de suas indústrias, servindo para a geração de energia termelétrica; 

densa rede hidrográfica: favorece o escoamento da produção dentro da Alemanha e para os demais países europeus, sendo o Reno o principal rio do país. 

Apesar de a Alemanha possuir certas condições naturais favoráveis, sua produção agropecuária é deficitária em produtos hortifrutigranjeiros. Principalmente após a Segunda Guerra Mundial, o governo alemão passou a incentivar a indústria e as exportações. Os recursos obtidos com a exportação foram investidos fortemente no aprimoramento de infraestruturas de transporte, o que favoreceu a importação de alimentos e matérias-primas em geral. Os países do sul da Europa, em especial a Espanha e a Itália, tornaram-se os principais fornecedores de frutas e verduras para o mercado alemão. 

Com o incentivo do governo, a Alemanha se transformou no primeiro produtor europeu de máquinas de todos os tipos, das mais simples às mais complexas. As indústrias química, farmacêutica, eletromecânica e de construção mecânica representam os setores modernos da indústria alemã, tendo se tornado referências mundiais em seus respectivos ramos de atividade.

Fonte: A. Mais / Blog de Geografia.

Nenhum comentário: