PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Região Sul (III) - com respostas

Questão 01 - Sobre o relevo e a hidrografia da região Sul, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. 
( )  O relevo da região Sul é caracterizado pela presença de serras e chapadas, ou seja, trata-se de uma área de planaltos. 
( )  As serras do Espinhaço e da Mantiqueira se localizam próximo à costa, o que explica a existência de uma rica rede hidrográfica correndo em direção ao interior, assim como na região Sudeste.
( )  Os rios da região Sul convergem para a Planície Platina, que abrange os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai. 
( )  As bacias hidrográficas do São Francisco, do Tocantins e do Paraná integram a Bacia do Prata. 
( )  Os rios da região Sul são aproveitados para navegação, irrigação de áreas de agricultura, abastecimento urbano e geração de energia. 
( ) Entre os rios da região Sul, destacam-se o Jacuí e o Uruguai, no Rio Grande do Sul; o Itajaí, em Santa Catarina; o Iguaçu e o Paraná, no estado do Paraná. 
( )  O Rio Tocantins é usado como via de navegação desde o início da colonização da América e atualmente tem um importante papel na integração dos países sul-americanos, em especial os países fundadores do Mercosul: Brasil, Venezuela, Uruguai e Bolívia. 
( )  O Rio Iguaçu, que em tupi-guarani quer dizer “água grande”, deságua no Rio Paraná, na confluência entre Brasil, Paraguai e Argentina. Próximo à sua foz, há várias quedas-d’água, conhecidas como as Cataratas do Iguaçu.

Questão 02  - A história do povoamento da região Sul teve início no século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil. Numere em ordem cronológica alguns fatos importantes da história dessa região. 
( ) Grupos de imigrantes provenientes da Europa passaram a se fixar na região. A primeira corrente imigratória foi constituída por alemães, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 
( )  Os jesuítas instalaram-se em uma área denominada Sete Povos das Missões, a oeste do Rio Grande do Sul. 
( )  As políticas de incentivo ao povoamento da região Sul, praticadas para atrair os europeus, intensificaram-se durante o governo de D. Pedro I. 
( )  Pelo Tratado de Tordesilhas, datado de 1494, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras que hoje constituem o Brasil, e a região Sul pertencia oficialmente à Espanha. 
( ) Com a assinatura do Tratado de Madri, o território da atual região Sul passou efetivamente das mãos dos espanhóis para o domínio português.

Questão 03 - Relacione os grupos de imigrantes da primeira coluna com as características da segunda coluna.

(A)  Imigração alemã 
(B)  Imigração italiana 
(C)  Imigração polonesa e ucraniana 
(D)  Imigração japonesa

( )  Os imigrantes fundaram importantes cidades no estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau e Brusque. 
( ) Esses imigrantes se estabeleceram, inicialmente, nas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo e, mais tarde, dirigiram-se para o Paraná, fundando cidades como Uraí e Assaí. 
( )  Os imigrantes se estabeleceram principalmente no centro e no leste do estado do Paraná. 
( )  Os imigrantes contribuíram para a expansão e a consolidação do povoamento do Sul e fundaram Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Questão 04 - Sobre a população da região Sul, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. 
( )  A participação da população da região Sul no total da população brasileira tem diminuído nas últimas décadas. 
( ) Entre os fatores que explicam essa diminuição está a saída de muitas pessoas para outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste. 
( )  O aumento da necessidade de mão de obra no campo, em razão da mecanização nas atividades agrárias, tornou a região Sul predominantemente rural. 
( )  A disponibilidade de terras nas regiões Centro-Oeste e Norte, com preços baixos e incentivos governamentais, estimularam a migração de sulinos.

Questão 05 - Sobre as características gerais da economia sulina, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. 
( )  Desde a década de 1970, as atividades das indústrias, do comércio e dos serviços são a base da economia sulina. 
( )  A região Sul contribui com 50% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. 
( )  A região Sul se destaca no setor agropecuário brasileiro, apresentando elevada produtividade, graças ao emprego de modernas técnicas e equipamentos. 
( )  Do total do rebanho do país, as maiores participações da região Sul são de bovinos e ovinos. 
( ) Mais de 40% do rebanho suíno e mais da metade do rebanho de aves são produzidos no Sul. 
( )  O maior rebanho bovino do Sul está no Paraná. Nesse estado, a existência de extensas áreas recobertas por Mata de Araucária foi um dos fatores que possibilitaram a formação de pastagens para a pecuária. 
( )  A criação de gado bovino no Sul ocorre principalmente na forma extensiva, porém muitas propriedades já estão investindo na forma intensiva.

Questão 06 - A região Sul é a segunda mais industrializada do Brasil. Sobre essa indústria, responda às questões. 
a) Que fatores contribuíram para o desenvolvimento industrial da região Sul? 
b) Quais são os setores industriais que mais se destacam na região?
c) Quais cidades têm maior concentração industrial? 

GABARITO
01 -  
(V)  O relevo da região Sul é caracterizado pela presença de serras e chapadas, ou seja, trata-se de uma área de planaltos. 
(F)  As serras do Espinhaço e da Mantiqueira se localizam próximo à costa, o que explica a existência de uma rica rede hidrográfica correndo em direção ao interior, assim como na região Sudeste. 
(V)  Os rios da região Sul convergem para a Planície Platina, que abrange os territórios do Brasil, da Argentina e do Paraguai. 
(F)  As bacias hidrográficas do São Francisco, do Tocantins e do Paraná integram a Bacia do Prata. 
(V)  Os rios da região Sul são aproveitados para navegação, irrigação de áreas de agricultura, abastecimento urbano e geração de energia. 
(V) Entre os rios da região Sul, destacam-se o Jacuí e o Uruguai, no Rio Grande do Sul; o Itajaí, em Santa Catarina; o Iguaçu e o Paraná, no estado do Paraná.

02 - 
(5) Grupos de imigrantes provenientes da Europa passaram a se fixar na região. A primeira corrente imigratória foi constituída por alemães, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 
(2)  Os jesuítas instalaram-se em uma área denominada Sete Povos das Missões, a oeste do Rio Grande do Sul. 
(4)  As políticas de incentivo ao povoamento da região Sul, praticadas para atrair os europeus, intensificaram-se durante o governo de D. Pedro I. 
(1)  Pelo Tratado de Tordesilhas, datado de 1494, portugueses e espanhóis dividiram entre si as terras que hoje constituem o Brasil, e a região Sul pertencia oficialmente à Espanha. 
(3) Com a assinatura do Tratado de Madri, o território da atual região Sul passou efetivamente das mãos dos espanhóis para o domínio português.

03 - 
(A)  Os imigrantes fundaram importantes cidades no estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau e Brusque. 
(D) Esses imigrantes se estabeleceram, inicialmente, nas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo e, mais tarde, dirigiram-se para o Paraná, fundando cidades como Uraí e Assaí.
(C)  Os imigrantes se estabeleceram principalmente no centro e no leste do estado do Paraná. 
(B)  Os imigrantes contribuíram para a expansão e a consolidação do povoamento do Sul e fundaram Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

04 - 
(V)  A participação da população da região Sul no total da população brasileira tem diminuído nas últimas décadas. 
(F) Entre os fatores que explicam essa diminuição está a saída de muitas pessoas para outras regiões do país, sobretudo para o Sudeste. 
(F)  O aumento da necessidade de mão de obra no campo, em razão da mecanização nas atividades agrárias, tornou a região Sul predominantemente rural. 
(V)  A disponibilidade de terras nas regiões Centro-Oeste e Norte, com preços baixos e incentivos governamentais, estimularam a migração de sulinos.

05 - 
(V)  Desde a década de 1970, as atividades das indústrias, do comércio e dos serviços são a base da economia sulina. 
(F)  A região Sul contribui com 50% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. (V)  A região Sul se destaca no setor agropecuário brasileiro, apresentando elevada produtividade, graças ao emprego de modernas técnicas e equipamentos. 
(F)  Do total do rebanho do país, as maiores participações da região Sul são de bovinos e ovinos. 
(V) Mais de 40% do rebanho suíno e mais da metade do rebanho de aves são produzidos no Sul. 
(F)  O maior rebanho bovino do Sul está no Paraná. Nesse estado, a existência de extensas áreas recobertas por Mata de Araucária foi um dos fatores que possibilitaram a formação de pastagens para a pecuária. 
(V)  A criação de gado bovino no Sul ocorre principalmente na forma extensiva, porém muitas propriedades já estão investindo na forma intensiva.

06 - 
a) Entre os fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial da região, é possível citar a proximidade com o mercado consumidor do Sudeste, a mão de obra qualificada e a grande produção agropecuária, que é utilizada na própria região.
b) Os setores industriais que se destacam na região Sul são o têxtil, o metalúrgico, o alimentício, o calçadista e o de bebidas, com produção de vinhos. 
c) As regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Curitiba são as áreas de maior concentração industrial. Também são importantes: Londrina, Maringá, Cianorte, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu (PR), Joinville e Blumenau (SC) e Caxias do Sul e Rio Grande (RS). 

Nenhum comentário: