PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Clima da Ásia

A ampla extensão latitudinal do continente asiático proporciona variados tipos de clima, que, combinados a outros elementos (relevo, vegetação, hidrografia), formam diversificados ambientes naturais.

O norte do continente apresenta climas polar e frio, com invernos longos e rigorosos, cujas temperaturas podem atingir 50 °C negativos.

As penínsulas da Indochina e Malaia e o arquipélago da Insulíndia apresentam climas equatorial e tropical, marcados pelas altas temperaturas e pelas chuvas abundantes.

A Ásia Central, localizada a leste do mar Cáspio e ao norte da Cordilheira do Himalaia, é caracterizada pela ocorrência de climas Desértico e Semiárido, influenciados pela continentalidade, já que estão distantes da atuação das massas de ar úmidas originadas nos oceanos.

No Oriente Médio, que compreende países mais a oeste da Ásia, predominam os climas Desértico e Semiárido, motivo pelo qual os desertos dominam as paisagens. A região é marcada por elevada amplitude térmica, podendo registrar variações de até 50 °C do dia para a noite nas áreas mais secas. As áreas mais habitadas são aquelas em que há o afloramento de águas subterrâneas, como ocorre em Damasco (Síria) e em Riad (Arábia Saudita). 

A parte mais oriental da Ásia — onde se localizam China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan e Mongólia — apresenta os climas Subtropical e Temperado. No oeste da China, predominam os climas Frio de Montanha e Desértico. O deserto de Gobi ocupa o sul do território da Mongólia e parte da China.

Nenhum comentário: