PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Crimeia (I) - com respostas

Questão 01 - A quem pertencia a península da Crimeia antes de ser anexada ao território russo?

Questão 02 - Como é composta a população da Crimeia atualmente?

Questão 03 - Por que a Rússia anexou a Crimeia?

Questão 04 - Explique por que a incorporação da Crimeia à Rússia difere da tendência de organização política do espaço geográfico mundial após o estabelecimento da Nova Ordem Mundial.

Questão 05 - Um referendo realizado no dia 17 de março na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich. 
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-o-que-mudana-crimeia-apos-referendo-aprovar-adesao-russia.html, acesso em 18/03/2014. 

Sobre a questão da Crimeia, é correto afirmar: 
a) A península da Crimeia foi conquistada pelos russos no século XVII, mas foi cedida pelo líder soviético Nikita Kruschev à Ucrânia em 1991, quando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi extinta. 
b) O resultado do referendo de março foi prontamente reconhecido pelos representantes da União Europeia e pelos Estados Unidos, com base no princípio de autodeterminação dos povos. 
c) Os líderes políticos tártaros, representantes da principal minoria étnica da Crimeia, figuraram entre os principais entusiastas da adesão da região à Federação Russa. 
d) Após o referendo de março, a Federação Russa passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, a despeito das reações dos países ocidentais. 
e) A Ucrânia teme perder a sua importante Frota do Mar Negro, sediada na base naval de Sebastopol, caso a Crimeia se torne de fato parte integrante da Federação Russa.

Questão 06 - ENEM 2022 - Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 jul. 2014. 

Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que 
a) as populações com idioma comum devem estar submetidas à mesma autoridade estatal. 
b) o imperialismo soviético havia se acomodado às pretensões das potências vizinhas. 
c) os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais. 
d) a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias. 
e) expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.

RESPOSTAS:
01 - A península da Crimeia pertencia à Ucrânia desde 1954 quando o líder soviético Nikita Kruschev entregou o território ao país como estratégia de redistribuição territorial da União soviética.

02 - A população da Crimeia é subdividida em três grupos predominantes: russos (65%), ucranianos (15%) e tártaros (12%).

03 - Por medo de perder a base naval na Crimeia, que fornece acesso ao Mediterrâneo para a esquadra russa do Mar Negro e a Rússia é contra o violento golpe (a revolução ucraniana em 2014), que foi idealizado principalmente pelos americanos, cujo objetivo é levar a Ucrânia para a Otan (aliança militar ocidental). A Rússia considera isso uma ameaça à sua soberania. A Crimeia foi parte da Rússia até 1954, quando o líder soviético Nikita Khrushchev, decidiu devolvê-la à Ucrânia. A península abriga uma maioria étnica russa.

04 - Durante a Velha Ordem Mundial, a Ucrânia era uma das repúblicas da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A Ucrânia só obteve sua emancipação em 1922, quando da criação da URSS, pois, durante o período anterior era uma unidade do antigo Império Russo. Como membro da URSS, a Ucrânia integrava, portanto, ao país líder do socialismo mundial durante a Guerra Fria. Na Nova Ordem Mundial, que caracteriza a globalização, temse observado em diversas regiões do mundo, principalmente na Europa, um processo de fragmentação territorial, geralmente em função da insurgência nacionalista, como se observou, por exemplo, na antiga Iugoslávia e na divisão da Tchecoslováquia. O processo de incorporação territorial, como ocorreu com a Crimeia, que foi retomada pela Rússia (era território da Rússia até 1954, quando foi cedida à Ucrânia por decreto de Nikita Kruschchev, secretário geral do Partido Comunista da URSS), é uma exceção poucas vezes observada, sendo que um dos poucos exemplos está na reunificação da Alemanha.

05 - Letra D.
A Crimeia ganhou relativa autonomia durante a existência da URSS. Recentemente, a instabilidade política que assolou o país deveu-se ao fato de o governo ser contrário à aproximação do país em relação à União Europeia, optando por uma alinha - mento com Moscou. O governo caiu, o novo governo sinalizou uma apro - ximação em relação ao Ocidente e à União Europeia, atendendo a reivindicações populares, o que foi visto como uma afronta por Moscou. Políticos tártaros são contrários ao separatismo da Crimeia O novo governo ucraniano, movido por questões de ordem nacionalista, proibiu o uso da língua russa em seu território, o que levou parte da população da Crimeia a se insurgir contra a arbitrária atitude de Kiev. Separatistas de língua russa realizaram um plebiscito – obviamente, o separatismo venceu –, prontamente foi reconhecido por Moscou, mas não admitido como
legítimo pela União Europeia ou pelos Estados Unidos, intensificando o conflito. O interesse da Rússia, além das ambições expan - sionistas, está no porto de Sebastopol, sede de sua Frota do Mar Negro.

06 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...