PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 5 de dezembro de 2020

Questão PET - Observe o gráfico para responder as atividades 2 e 3.

Observe o gráfico para responder as atividades 2 e 3.

ATIVIDADE 2 - População Economicamente Ativa (PEA) representa o número de habitantes em idade e condições físicas para exercer algum trabalho. No gráfico, como se comportou ao longo de quase setenta anos a população ativa que trabalhava no setor primário? 
RESPOSTA: Nota-se com base no gráfico que a população ativa no setor primário da economia ao longo do período de 1940 a 2006 está decrescendo saindo aproximadamente de 60% indo para 19%. E possivelmente essa mão de obra está migrando para o setor terciário que na contramão tem crescido nesse mesmo período, indo de 22%, 50%, nele está voltado para atividades comerciais e serviços.

ATIVIDADE 3 - O que ocorreu no mesmo período com a população que ocupa o setor terciário? Explique.
RESPOSTA: O que ocorre nesse período no Brasil é o processo de industrialização, onde o país no governo Getúlio Vargas começa a criar as primeiras empresas estatais, e logo depois na década de 1960, tem-se governo de JK, com planos e metas, com seu lema de "50 anos em 5 anos", centralizou a capital federal e estimulou as empresas estrangeiras a virem para o país. Nesse período, o processo de urbanização acompanha o de industrialização, ambos atraíram as pessoas para as cidades, as mesmas com suas necessidades e assim sua maioria fora para trabalhar tanto na área de serviços como no comércio.

Nenhum comentário: