PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre o Ártico (I) - com respostas

Questão 01 - O que vem provocando o aumento das temperaturas no Ártico e quais são os principais impactos gerados no meio ambiente?

Questão 02 - Quais países travam a disputa territorial do Ártico? Quais são os interesses desses países?

Questão 03 - Mesmo divergindo sobre as causas, a comunidade científica é unânime: o Oceano Ártico está derretendo. Em caso de derretimento de sua superfície, é esperado que os países banhados por esse oceano tenham maior interesse nesta área do globo. Aponte duas razões que justifiquem esse maior interesse.

Questão 04 -  Quais principais atividades econômicas estão sendo exploradas no Ártico?

Questão 05 - De que modo é possível analisar o desenvolvimento econômico e o quadro ambiental no Ártico?

RESPOSTA:
01 - O aumento das temperaturas no Ártico vem sendo provocado pelas mudanças climáticas. Os principais impactos são: o acelerado derretimento da calota polar; a emissão de quantidades significativas de gás metano na atmosfera, gerado pelo armazenamento de matéria orgânica e a consequente intensificação do efeito estufa; a perda do habitat de espécies da fauna e flora local; e o aumento global do nível do mar.

02 - Os países que são banhados pelo Oceano Ártico – Estados Unidos, Dinamarca, Canadá, Rússia e Noruega – travam uma disputa com a finalidade de poder explorar os recursos naturais além dos limites estabelecidos pelo acordo internacional, isto é, 200 milhas. É importante lembrar que outros países que não têm a soberania sobre esse território, como a China, também contestam a possibilidade de exploração. Os principais interesses desses países são: a exploração de recursos minerais, como o petróleo e o gás natural, e o controle de novas rotas marítimas.

03 -  Exploração de recursos minerais, destacando-se o petróleo e controle sobre as rotas de navegação entre os estreitos.

04 -  A pesca e a caça a mamíferos marinhos, a exploração de petróleo e gás e o estabelecimento de rotas marítimas para o transporte de mercadoria e para o turismo de luxo.

05 - O desenvolvimento econômico e a situação do meio ambiente nessa região são movimentos contraditórios. O degelo do ártico abre novas perspectivas de exploração mineral e novas atividades, como o turismo. Se essas formas de atividade econômica forem feitas respeitando o meio ambiente e as populações locais, podem até trazer algum benefício, visto que há populações muito pobres de acordo com o texto. Porém, esse degelo é consequência do aquecimento global, um processo que pode se tornar devastador nas próximas décadas, por mudar a dinâmica natural do Ártico, levando à extinção de espécies, obrigando populações a se mudar ou transformar seu modo de vida além de poder transformar o clima e suas regulações em escala global.

Nenhum comentário: