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sábado, 19 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre o Brasil-China (I) - com respostas

Questão  01 - Quais os interesses do Brasil em se aproximar da China?

Questão 02 - A China, na atualidade, é o país que mais compra produtos brasileiros. Indique dois dos principais produtos brasileiros exportados para esse país e explique dois motivos para essa importação
 
Questão  03 - Quais são os principais produtos que o Brasil exporta para a China?

Questão  04 - Como os investimentos chineses no Brasil podem impactar a geopolítica mundial?

Questão  05 - Considerando o significativo aumento das trocas comerciais entre China e Brasil nos últimos anos e os grandes investimentos chineses em diversos países do continente africano, quais razões levam as universidades desse país a apostar nos estudos da língua portuguesa?

RESPOSTAS:
01 - Nos últimos anos, intensificaram-se as relações entre o Brasil e a China. Essa aproximação encerra interesses estratégicos no campo econômico e político. No âmbito econômico, o Brasil tem interesse no mercado consumidor chinês, em expansão, sobretudo para suas exportações que englobam desde produtos de baixo valor agregado, como a soja e o minério de ferro; produtos industrializados, como turbinas para o setor hidrelétrico; tecnologia: prospecção e lavra de petróleo em áreas profundas. O Brasil vislumbra ainda a possibilidade de um maior intercâmbio em setores como telecomunicações, biotecnologia e satélites, além da captação de investimentos chineses em infraestrutura, principalmente nos setores de transporte, especialmente no setor ferroviário, e na produção mineral, sobretudo o minério de ferro. No âmbito político, o Brasil, recentemente, ao reconhecer que a China é uma economia de mercado, obteve a promessa de Beijing de apoiar o interesse brasileiro em ingressar como membro permanente numa possível ampliação do Conselho de Segurança da ONU.

02 - Os principais produtos são minério de ferro e soja. Quanto ao consumo destes produtos, temos como justificativa: – minério de ferro: a grande importação dessa commodity por parte do país asiático se deve a sua elevada produção industrial, que requer grande consumo de aço. – soja: produto agrícola altamente consumido pela numerosa população chinesa e com utilização para alimentação animal.

03 - Nas exportações brasileiras para a China, predominam commodities, ou seja, produtos básicos e/ou semimanufaturados, com destaque para a soja e a hematita (minério de ferro).

04 - As trocas comerciais entre Brasil e China têm, de modo geral, apresentado elevação nos últimos anos, com destaque para os investimentos chineses nos setores de energia e siderurgia, ultrapassando os Estados Unidos. Essa estratégia chinesa, aplicada em diferentes países, demonstra seu potencial de crescimento econômico mundial e ampliação de influência geopolítica.

05 - Para se firmar no cenário internacional enquanto potência econômica, a China tem criado estratégias com o objetivo de articular melhor seus interesses geopolíticos com seus parceiros econômicos. Ao investir no ensino da língua portuguesa nas universidades do país, a China reconhece a importância das relações comerciais que mantém com o Brasil e com determinados países africanos, como Angola e Moçambique, que também têm o português como idioma oficial.

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