PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Ucrânia - com respostas

Questão 01 - Por que se diz que a Ucrânia foi o "celeiro da ex-União Soviética"?

Questão 02 - O que significa a afirmação "(a Ucrânia) é para a UE a porta de entrada do Oriente, e para a Rússia, a porta de saída para o Ocidente"? Explique.

Questão 03 - Comente a situação geopolítica da Ucrânia.

Questão 04 - Cite os fatores que contribuíram para agravar a crise econômica na Ucrânia nos últimos anos.

Questão 05 - Explique as causas do acirramento dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

RESPOSTAS:
01 - A produção agrícola ucraniana foi fundamental para o abastecimento de alimentos da antiga União Soviética, graças à qualidade de seu solo (terra negra ou tchernozion).

02 - Geograficamente, a Ucrânia, está entre a UE e a Rússia. Para a UE, obter maior influência sobre a Ucrânia alargaria sua influência no Oriente; em contrapartida, a Ucrânia é, para a Rússia, a saída para o Mar Negro, e também é por ela que o gás natural russo passa para chegar aos países ocidentais da Europa.

03 - A Ucrânia é um país com grande diversidade étnica que inclui ucranianos, poloneses, búlgaros, tártaros, russos, húngaros, romenos. A isso se soma a presença de recursos naturais como ferro, manganês e urânio. Além de servir como rota de escoamento de petróleo e gás proveniente da Rússia, a Ucrânia tem se aproximado da Otan e da área de influência econômica da União Europeia, abalando as pretensões de retomada da hegemonia russa sobre o leste europeu. O país teve uma região anexada à Rússia, entretanto não houve reconhecimento da ação pela ONU. Trata-se, portanto, de uma situação com potencialidade para ainda gerar mais conflitos.

04 - Vários fatores contribuíram para aumentar a crise econômica na Ucrânia, como sua elevada dívida externa, sucateamento dos serviços sociais, pobreza, corrupção e desemprego.

05  - As tensões entre Rússia e Ucrânia se acentuaram desde a Revolução Laranja, em 2005, quando um governo de orientação pró-ocidental (Viktor Yuchenko) foi estabelecido no país do leste europeu. Yuchenko iniciou um processo de aproximação com a OTAN e a União Europeia, o que ameaçava a influência russa sobre a Ucrânia, estratégica para a Rússia escoar hidrocarbonetos rumo à Europa e, naquele contexto, para acessar o Mar Negro. Entretanto, as tensões aumentaram ainda mais, quando a Rússia, em março de 2014, diante de um quadro de profunda instabilidade política na Ucrânia, anexou unilateralmente a península da Crimeia. Tal fato, que não obteve o reconhecimento da Comunidade Internacional, também agravou as relações da Rússia com potências ocidentais (EUA e países europeus). A Crimeia, região com maioria da população de origem russa (58,5%), é estratégica para a Rússia por garantir acesso ao Mar Negro e à base naval de Sebastopol (ou Sevastopol).

Nenhum comentário: