PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Rússia (III) - com respostas

Questão 01 - Explique a importância da posição geográfica da Rússia em relação à Europa.

Questão 02 - Cite três condições favoráveis na Rússia para que o país volte a ser a potência econômica que foi nos tempos da URSS.

Questão 03 - Descreva como está organizada a distribuição espacial das indústrias pelo território russo.

Questão 04 - Relacione a produção agrícola e o clima da Rússia.

Questão 05 - Por que a Rússia pode ser caracterizada como um Estado multinacional? Quais os reflexos dessa condição para a coesão territorial do país?


RESPOSTAS:
01 - A posição geográfica do território russo é estratégica, porque o país possui terras na Europa e na Ásia e serve de passagem entre os dois continentes. Essa condição facilita as relações comerciais com os países europeus e os asiáticos.

02 - O país dispõe de mão de obra altamente qualificada, detém tecnologias avançadas e recursos minerais abundantes, principalmente petróleo e gás natural.

03 - Um número significativo de indústrias foi implantado em pontos estratégicos do território, em regiões próximas às fontes de matérias-primas. Em razão disso, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, as metalúrgicas e as petroquímicas encontram-se próximos às jazidas de petróleo, gás natural e ferro. Já na capital Moscou e na cidade de São Petersburgo, onde existe um mercado consumidor em expansão, formou-se um importante parque industrial com indústrias têxteis, automobilísticas, eletrônicas e de telecomunicações.

04 - A Rússia é o país com o maior território do mundo, mas apenas 8% de suas terras são agricultáveis, em razão dos invernos rigorosos e de grandes áreas com permafrost. Apesar disso, as exportações agropecuárias têm aumentado nos últimos anos, com destaque para cereais, açúcar, batata e carnes de frango e suína.

05 - Diversas etnias habitam o território russo. Essas minorias pressionam pela independência e autonomia em relação ao estado russo, o que enseja diversos conflitos internos.

MAIS EXERCÍCIOS:

Nenhum comentário: