PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

Europa: o Relevo e a Hidrografia

Três unidades de relevo destacam-se no continente europeu. Observe o mapa.
  • Maciços antigos. Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os montes Urais — que separam a Europa da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos
  • Planícies centrais. Localizadas na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. 
  • Cordilheiras recentes. Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. 
Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes. Em áreas de clima de alta montanha ou próximas às regiões polares, há vazios demográficos. 

Outra característica física que se destaca na Europa é seu aspecto recortado e irregular devido ao grande número de penínsulas e arquipélagos e aos mares interiores. 

A rede hidrográfica europeia é densa e apresenta numerosos cursos de água. Seus rios e mares são utilizados para produção de energia, irrigação, comércio e navegação. Além disso, constituem importantes eixos de integração entre os países do continente. Dentre os rios europeus, destacam-se o Volga — o mais extenso, na Rússia —, e o Reno, que nasce nos Alpes suíços e deságua no Mar do Norte, junto ao porto de Roterdã (Países Baixos).

Fonte: A. Mais / Blog de Geografia.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...