PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Questão PET - Cansados do domínio americano do sistema financeiro global

“Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — o chamado grupo do Brics — estão buscando 'alternativas à ordem mundial existente', segundo as palavras de Harold Trinkunas, diretor da Iniciativa LatinoAmericana do Brookings Institute […]”. (O Globo, 14/07/2014. Banco de fomento do Brics é alternativa à ordem mundial existente, dizem líderes e analistas. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia>.)

A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre:
a) O norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido. 
b) O leste socialista e o oeste capitalista. 
c) As economias planificadas e as economias de mercado. 
d) As potências industriais e as sociedades agrícolas. 
e) Os países imperialistas e as nações neocoloniais.

Resposta: Letra A.
Comentário: O BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um grupo de países emergentes de passado subdesenvolvido recente que lidera parte dos países periféricos do mundo e faz frente aos países desenvolvidos. Essa divisão veio em substituição à polarização leste/oeste do mundo durante a Guerra Fria, sendo conhecida como uma divisão entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido, embora alguns países do sul sejam ricos (como a Austrália) e alguns do norte do planeta sejam emergentes ou subdesenvolvidos (como a própria China).

Nenhum comentário: