PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Chechênia (I) - com respostas

Questão 01 - Que fatores estão envolvidos na recusa do governo russo em aceitar a independência da Chechênia?

Questão 02 - O separatismo, que atinge algumas regiões, é outro grande problema na Federação Russa. Explique com suas palavras o caso da Chechênia.

Questão 03 - Quais são as principais razões do movimento separatista da Província Autônoma da Tchetchênia, localizada na porção leste da Rússia? Por que esse movimento representa uma ameaça à Rússia?

Questão 04 -  Explique o conflito da Tchetchênia, contextualizando geograficamente seu território (aspectos físicos e socioeconômicos).

Questão 05 - A Tchetchênia é uma república em guerra separatista contra a Rússia. Qual o principal interesse econômico e político da Rússia na manutenção da submissão da Tchetchênia?

RESPOSTAS:
01 - O governo russo não tem interesse em aceitar a independência da Chechênia, porque isso pode abrir um precedente para que outras regiões, sobretudo as do sul do país, também reivindiquem sua independência. Outros fatores envolvem questões econômicas e políticas, já que a Chechênia possui reservas de petróleo e de gás natural, além de ser cortada por importantes gasodutos.

02 - A localização da Chechênia, entre os mares Cáspio e Negro, é estratégica para a Rússia, já que parte significativa do petróleo que a Rússia exporta para a Europa vem do mar Cáspio. A etnia chechena, cuja religião é islâmica sunita, não se considera russa e pleiteia a independência política. Essa questão político-religiosa já provocou guerras em 1991 e 1999.

03 - A população da Tchetchênia é de maioria muçulmana. Ela vem lutando por sua independência com o objetivo de criar um Estado islâmico único. No entanto, o território tchetcheno localiza-se na rota de um dos principais oleodutos russos até o mar Cáspio, pelo qual escoam importantes produtos, como o petróleo. Isso explica o interesse russo em manter a província sob seu domínio. O separatismo da Tchetchênia representa também uma ameaça ao domínio da Rússia sobre outras repúblicas autônomas, que poderiam se motivar e seguir esse exemplo.

04 -  A Chechênia é uma das repúblicas da Federação Russa que se localiza no Sudoeste da Federação, na porção interior da Cadeia do Cáucaso, estendendo-se no sopé das montanhas. Encontra-se na fronteira da Federação Russa com o Geórgia. Ocupa uma área de climas temperados, variando do clima de montanha, mais frio, para o temperado continental. Os chechenos são um povo de origem indo-européia, com predomínio da religião islâmica. As atividades variam da criação de ovinos à agricultura. A Chechênia constitui uma área da passagem de um oleoduto, construído com capital russo, que transporta petróleo em direção ao Mar Negro (Europa). Isto torna a república de extremo interesse estratégico, pois abastece diversos consumidores (russos, europeus e até norte-americanos). Desde a década de 1990, a república tem reivindicado a independência, por movimentos nacionalistas e religiosos, que envolveram conflitos com o exército russo, atividades terroristas, como atentados às autoridades, e extensão dos conflitos às repúblicas vizinhas.

05 - A Rússia procura evitar a independência de suas repúblicas separatistas, como é o caso da Tchetchênia, para impedir o desmoronamento político do país, ou seja, a sua fragmentação, como ocorreu nos Bálcãs. O petróleo produzido no Mar Cáspio é transportado por oleodutos em direção à Europa, ou seja, ao Mar Negro. Portanto, a Tchetchênia é vital para a Rússia, pois os oleodutos cortam essa república separatista.

Nenhum comentário: