PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de dezembro de 2020

Exercícios de Geografia sobre a Região Sul (II) - com respostas

Questão 01 - Associe os estados às suas características. 
a) Paraná 
b) Santa Catarina 
c) Rio Grande do Sul 
• É o de menor extensão territorial. Um de seus principais rios é o Itajaí. Joinville, Blumenau e Brusque foram algumas cidades desse estado fundadas por imigrantes alemães. Faz fronteira com os outros dois estados da região Sul. ( ) 
• É o estado mais populoso da região. Jacuí e Uruguai são dois importantes rios. Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves foram algumas cidades desse estado fundadas por italianos. Faz fronteira com apenas um estado brasileiro. ( ) 
• É o que apresenta maior população urbana. Iguaçu é um dos seus principais rios. Londrina e Maringá são municípios desse estado que receberam grande número de pessoas vindas do Japão. Faz fronteira com estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. ( )

Questão 02 - Leia os itens a seguir e responda ao que se pede. 
• Expansão das grandes fazendas e das empresas agropecuárias do Sul, que adquiriram as propriedades de pequenos e médios agricultores da região. 
• Diminuição da necessidade de mão de obra no campo, em razão do aumento da mecanização nas atividades agrárias, principalmente no cultivo da soja. 
• Disponibilidade de terras nas regiões Centro-Oeste e Norte, com preços baixos e incentivos governamentais.
Os fatores descritos modificaram, nas últimas décadas, a participação da população da região Sul no total da população brasileira? Justifique.

Questão 03 - A respeito da agropecuária da região Sul, marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. 
a) O maior rebanho bovino está no Rio Grande do Sul e foi favorecido pela existência de extensas áreas recobertas por campos, principalmente nos pampas. ( ) 
b) No total do rebanho brasileiro, as maiores participações da região Sul são de suínos e aves. ( ) 
c) Diferentemente da produção de bovinos, a de suínos e aves é pouco significativa na região, atendendo apenas ao mercado regional. ( )
d) Devido ao clima subtropical, a produção agrícola da região Sul é uma das menores e menos diversificadas do país. ( ) 
e) As baixas temperaturas da região são propícias à cultura de trigo, aveia, cevada, centeio, uva e maçã. ( )

Questão 04 - Dos recursos minerais extraídos na região Sul, um possui importância nacional. As reservas estão concentradas em dois dos três estados dessa região. Um deles detém as maiores reservas desse mineral, mas sua baixa qualidade torna a produção muito pequena. O outro, por sua vez, é responsável pela maior parte da produção brasileira desse recurso, que, por apresentar melhor qualidade, é usado nos altos-fornos das siderúrgicas. 
a) A qual recurso mineral o enunciado se refere? b) Qual é o estado que tem a maior reserva desse recurso e o que tem a maior produção?

Questão 05 - Descubra as sentenças que estão erradas e reescreva-as, corrigindo-as. 
a) Na atualidade, a região Sul é a primeira região mais industrializada do país. 
b) A proximidade da região Sul com o grande mercado consumidor do Sudeste possibilitou maior integração entre as regiões, contribuindo para o desenvolvimento industrial do Sul. 
c) Nos três estados da região Sul, o setor secundário é o que tem a maior participação no PIB.

GABARITO
01- B, C, A.

02 - Sim. Nas últimas décadas, a participação da população da região Sul no total da população brasileira diminuiu por causa da migração de muitas pessoas para outras regiões do país, sobretudo para o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste.

03 - 
a) V 
b) V 
c) F 
d) F 
e) V

04 - 
a) Carvão mineral. 
b) O estado que possui a maior reserva é o Rio Grande do Sul e o que possui a maior produção é Santa Catarina.

05 - 
a) A região Sul posiciona-se como a segunda região mais industrializada do país na atualidade. 
c) Nos três estados da região Sul, o setor terciário é o que tem a maior participação no PIB.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...