PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 19 de dezembro de 2020

A economia da Itália

A Itália foi o primeiro país mediterrâneo a alcançar um importante desenvolvimento industrial, que não ocorreu de forma homogênea no território. Dessa forma, o país pode ser dividido em três regiões com perfis econômicos distintos, conforme indicado a seguir: 
  • Regiões norte e nordeste. São as mais desenvolvidas, por apresentarem elevado nível de industrialização e urbanização. A cadeia dos Alpes possibilitou a construção de usinas hidrelétricas ao norte, com aproveitamento da água proveniente do degelo dos cumes das montanhas. A região também possui diversas jazidas de gás natural, aproveitado pelas indústrias. 
  • Região central. Alcançou recentemente grande dinamismo devido ao crescimento das médias e pequenas empresas dos ramos de calçados, tecidos e vestuário, que se destacam pelo emprego de alta tecnologia e por sua efetiva consolidação no mercado internacional. 
  • Região sul. Permanece basicamente agrária. O desenvolvimento da indústria turística e a ajuda econômica da União Europeia têm melhorado os indicadores socioeconômicos dessa região.
Fonte: A. Mais / Blog de Geografia.

Nenhum comentário: